Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Stephanie Mayra de Moraes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Medeiros,Jéssica da Silva Andrade, Gama,Ana Cristina Côrtes, Teixeira,Letícia Caldas, Medeiros,Adriane Mesquita de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200470
Resumo: RESUMO Objetivo: comparar o impacto da voz na qualidade de vida de professoras no momento inicial e após alta fonoterápica e identificar os fatores associados. Métodos: estudo observacional prospectivo, por meio de informações coletadas em dois momentos: dados secundários dos prontuários e questionários online, após alta fonoaudiológica. Participaram da pesquisa 54 professoras, encaminhadas pelo serviço ocupacional municipal com o diagnóstico de disfonia, para o Ambulatório de Fonoaudiologia de um Hospital de ensino. A fonoterapia ocorreu entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. As informações de interesse foram: respostas ao Protocolo do Perfil de Participação e Atividades Vocais, número de sintomas vocais, questões relativas às condições de trabalho e hábitos de vida. Realizou-se análise descritiva e inferencial por meio de um programa estatístico. Resultados: houve redução no relato de sintomas ao comparar os momentos pré e pós-fonoterapia. Quanto às medianas dos parâmetros do protocolo supracitado nos dois momentos, observou-se que os grupos se diferenciaram em comunicação social e em emoção. Para estes parâmetros houve diferença estatística entre os grupos em relação à ausência de ruído gerado em sala de aula. As demais variáveis independentes não se diferenciaram entre os grupos. Conclusão: a intervenção fonoaudiológica traz impacto positivo sobre a voz de professoras em relação aos fatores comportamentais e ocupacionais. A melhora é evidenciada pela redução do número de sintomas vocais relatados após alta fonoaudiológica. Após fonoterapia, há menor limitação da disfonia nas atividades vocais relacionadas à comunicação social e emoção, principalmente diante da ausência de ruído em sala de aula.
id CEFAC-1_4c6abf5c3294695d13ba8d8a676fb395
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462016000200470
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapiaVozDocentesFonoterapiaQualidade de VidaFonoaudiologiaRESUMO Objetivo: comparar o impacto da voz na qualidade de vida de professoras no momento inicial e após alta fonoterápica e identificar os fatores associados. Métodos: estudo observacional prospectivo, por meio de informações coletadas em dois momentos: dados secundários dos prontuários e questionários online, após alta fonoaudiológica. Participaram da pesquisa 54 professoras, encaminhadas pelo serviço ocupacional municipal com o diagnóstico de disfonia, para o Ambulatório de Fonoaudiologia de um Hospital de ensino. A fonoterapia ocorreu entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. As informações de interesse foram: respostas ao Protocolo do Perfil de Participação e Atividades Vocais, número de sintomas vocais, questões relativas às condições de trabalho e hábitos de vida. Realizou-se análise descritiva e inferencial por meio de um programa estatístico. Resultados: houve redução no relato de sintomas ao comparar os momentos pré e pós-fonoterapia. Quanto às medianas dos parâmetros do protocolo supracitado nos dois momentos, observou-se que os grupos se diferenciaram em comunicação social e em emoção. Para estes parâmetros houve diferença estatística entre os grupos em relação à ausência de ruído gerado em sala de aula. As demais variáveis independentes não se diferenciaram entre os grupos. Conclusão: a intervenção fonoaudiológica traz impacto positivo sobre a voz de professoras em relação aos fatores comportamentais e ocupacionais. A melhora é evidenciada pela redução do número de sintomas vocais relatados após alta fonoaudiológica. Após fonoterapia, há menor limitação da disfonia nas atividades vocais relacionadas à comunicação social e emoção, principalmente diante da ausência de ruído em sala de aula.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200470Revista CEFAC v.18 n.2 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201618211015info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Stephanie Mayra de MoraesMedeiros,Jéssica da Silva AndradeGama,Ana Cristina CôrtesTeixeira,Letícia CaldasMedeiros,Adriane Mesquita depor2016-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000200470Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-06-03T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
title Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
spellingShingle Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
Santos,Stephanie Mayra de Moraes
Voz
Docentes
Fonoterapia
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia
title_short Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
title_full Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
title_fullStr Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
title_full_unstemmed Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
title_sort Impacto da voz na comunicação social e emoção de professoras antes e após fonoterapia
author Santos,Stephanie Mayra de Moraes
author_facet Santos,Stephanie Mayra de Moraes
Medeiros,Jéssica da Silva Andrade
Gama,Ana Cristina Côrtes
Teixeira,Letícia Caldas
Medeiros,Adriane Mesquita de
author_role author
author2 Medeiros,Jéssica da Silva Andrade
Gama,Ana Cristina Côrtes
Teixeira,Letícia Caldas
Medeiros,Adriane Mesquita de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Stephanie Mayra de Moraes
Medeiros,Jéssica da Silva Andrade
Gama,Ana Cristina Côrtes
Teixeira,Letícia Caldas
Medeiros,Adriane Mesquita de
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Docentes
Fonoterapia
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia
topic Voz
Docentes
Fonoterapia
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo: comparar o impacto da voz na qualidade de vida de professoras no momento inicial e após alta fonoterápica e identificar os fatores associados. Métodos: estudo observacional prospectivo, por meio de informações coletadas em dois momentos: dados secundários dos prontuários e questionários online, após alta fonoaudiológica. Participaram da pesquisa 54 professoras, encaminhadas pelo serviço ocupacional municipal com o diagnóstico de disfonia, para o Ambulatório de Fonoaudiologia de um Hospital de ensino. A fonoterapia ocorreu entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. As informações de interesse foram: respostas ao Protocolo do Perfil de Participação e Atividades Vocais, número de sintomas vocais, questões relativas às condições de trabalho e hábitos de vida. Realizou-se análise descritiva e inferencial por meio de um programa estatístico. Resultados: houve redução no relato de sintomas ao comparar os momentos pré e pós-fonoterapia. Quanto às medianas dos parâmetros do protocolo supracitado nos dois momentos, observou-se que os grupos se diferenciaram em comunicação social e em emoção. Para estes parâmetros houve diferença estatística entre os grupos em relação à ausência de ruído gerado em sala de aula. As demais variáveis independentes não se diferenciaram entre os grupos. Conclusão: a intervenção fonoaudiológica traz impacto positivo sobre a voz de professoras em relação aos fatores comportamentais e ocupacionais. A melhora é evidenciada pela redução do número de sintomas vocais relatados após alta fonoaudiológica. Após fonoterapia, há menor limitação da disfonia nas atividades vocais relacionadas à comunicação social e emoção, principalmente diante da ausência de ruído em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200470
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201618211015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.18 n.2 2016
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580874231808