Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: elaborar um banco de palavras de alta, média e baixa frequência para leitura no Ensino Médio. Métodos: as palavras foram retiradas do material didático de língua Portuguesa, da rede de ensino do Estado de São Paulo. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência das palavras. Para a classificação das frequências utilizou-se os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar a classificação obtida foram avaliados 134 alunos: G1 (1ªsérie, n=44); G2 (2ª série, n= 44) e G3 (3ªsérie, n= 46). As palavras foram apresentadas, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) alta e média frequência e 2ª) baixa frequência. Análise descritiva. Resultados: as palavras correspondem à classificação apresentada, porém, cada palavra apresenta seu nível de dificuldade e o profissional poderá eleger aquelas que melhor respondem aos seus objetivos, para que assim, possa elaborar instrumentos de avaliação e intervenção em leitura. Conclusão: o E-LEITURA III é um recurso útil para os profissionais, pois é disponibilizado um banco com ampla gama de palavras que poderá ser utilizado com escolares do Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o E-LEITURA III possa ser utilizado para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura nesses escolares. |
id |
CEFAC-1_530155ebbeb253b22039a65bfff51e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462016000601404 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA IIIEnsino Fundamental e MédioAvaliaçãoAprendizagemLeituraRESUMO Objetivo: elaborar um banco de palavras de alta, média e baixa frequência para leitura no Ensino Médio. Métodos: as palavras foram retiradas do material didático de língua Portuguesa, da rede de ensino do Estado de São Paulo. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência das palavras. Para a classificação das frequências utilizou-se os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar a classificação obtida foram avaliados 134 alunos: G1 (1ªsérie, n=44); G2 (2ª série, n= 44) e G3 (3ªsérie, n= 46). As palavras foram apresentadas, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) alta e média frequência e 2ª) baixa frequência. Análise descritiva. Resultados: as palavras correspondem à classificação apresentada, porém, cada palavra apresenta seu nível de dificuldade e o profissional poderá eleger aquelas que melhor respondem aos seus objetivos, para que assim, possa elaborar instrumentos de avaliação e intervenção em leitura. Conclusão: o E-LEITURA III é um recurso útil para os profissionais, pois é disponibilizado um banco com ampla gama de palavras que poderá ser utilizado com escolares do Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o E-LEITURA III possa ser utilizado para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura nesses escolares.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404Revista CEFAC v.18 n.6 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201618610516info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Adriana Marques deCapellini,Simone Aparecidapor2017-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000601404Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2017-02-15T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III |
title |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III |
spellingShingle |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III Oliveira,Adriana Marques de Ensino Fundamental e Médio Avaliação Aprendizagem Leitura |
title_short |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III |
title_full |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III |
title_fullStr |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III |
title_full_unstemmed |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III |
title_sort |
Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III |
author |
Oliveira,Adriana Marques de |
author_facet |
Oliveira,Adriana Marques de Capellini,Simone Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Capellini,Simone Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Adriana Marques de Capellini,Simone Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental e Médio Avaliação Aprendizagem Leitura |
topic |
Ensino Fundamental e Médio Avaliação Aprendizagem Leitura |
description |
RESUMO Objetivo: elaborar um banco de palavras de alta, média e baixa frequência para leitura no Ensino Médio. Métodos: as palavras foram retiradas do material didático de língua Portuguesa, da rede de ensino do Estado de São Paulo. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência das palavras. Para a classificação das frequências utilizou-se os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar a classificação obtida foram avaliados 134 alunos: G1 (1ªsérie, n=44); G2 (2ª série, n= 44) e G3 (3ªsérie, n= 46). As palavras foram apresentadas, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) alta e média frequência e 2ª) baixa frequência. Análise descritiva. Resultados: as palavras correspondem à classificação apresentada, porém, cada palavra apresenta seu nível de dificuldade e o profissional poderá eleger aquelas que melhor respondem aos seus objetivos, para que assim, possa elaborar instrumentos de avaliação e intervenção em leitura. Conclusão: o E-LEITURA III é um recurso útil para os profissionais, pois é disponibilizado um banco com ampla gama de palavras que poderá ser utilizado com escolares do Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o E-LEITURA III possa ser utilizado para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura nesses escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-0216201618610516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.18 n.6 2016 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122581288419328 |