Desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento em tarefas fonológicas e silábicas
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000200006 |
Resumo: | OBJETIVO: caracterizar o desempenho em tarefas fonológicas e silábicas de escolares com dislexia do desenvolvimento e comparar estes achados com o desempenho de discentes com bom desempenho escolar. MÉTODOS: participaram do estudo 26 alunos de oito a 12 anos de idade, de ambos os sexos, de 2ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental municipal na cidade de Marilia-SP, divididas em GI: composto por 13 escolares com dislexia atendidos no Centro de Estudos da Educação e Saúde - CEES/UNESP e GII: composto por 13 alunos com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo, idade e escolaridade com o GI. Como procedimento foi utilizada a Prova de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Seqüencial - CONFIAS. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Teste Mann-Whitney (comparação entre os grupos) e Teste dos Postos Sinalizados-Wilcoxon (comparação entre as variáveis). RESULTADOS: os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante, sugerindo melhor desempenho do GII em relação ao GI quanto às tarefas fonêmicas e silábicas. O GI apresentou diferença estatisticamente significativa nas tarefas silábicas e fonêmicas, com melhor desempenho nas primeiras. Entre os escolares do GII não houve grande diferença estatística entre tarefas silábicas, apenas entre tarefas fonêmicas. CONCLUSÃO: o estudo concluiu que escolares com dislexia do desenvolvimento apresentam dificuldades quanto à identificação de rima e produção de palavras com o som dado, apontando para um déficit em acessar os códigos e as representações fonológicas. |
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