Desempenho narrativo em sujeitos com distúrbio/atraso fonológico
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000300005 |
Resumo: | OBJETIVO: comparar o desempenho narrativo de grupos de sujeitos com atraso e distúrbio fonológico e controles em aquisição típica. MÉTODOS: foram analisados 63 sujeitos, 32 (50,79%) com atraso, 12 (19,04%) com distúrbio e 19 (30,10%) em aquisição típica, avaliados e classificados fonologicamente, em produção narrativa pelo instrumento de Zilles e da narrativa inventada, ambas analisadas por tipologia narrativa. Questionários sobre as interações narrativas foram aplicados aos pais e professores. RESULTADOS: foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre o grupo com distúrbios e o controle, respectivamente o pior e melhor desempenho. O grupo em aquisição típica demonstrou o melhor desempenho na narrativa livre. CONCLUSÃO: a tipologia fonológica apresentou-se parcialmente relacionada com o desempenho narrativo. |
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