Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Roberta Freitas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes,Silvana Gonçalves, Marchetti,Paula Tavares, Oppitz,Sheila Jacques, Cardoso,Juliana, Mezzomo,Carolina Lisbôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501471
Resumo: OBJETIVO:analisar e comparar a aquisição das sequências fonéticas [kw] e [gw] e das plosivas /k/ e /g/ em crianças com desenvolvimento típico de fala, considerando variáveis intervenientes linguísticas e extralinguísticas.MÉTODOS: analisou-se 3193 palavras, a partir de 213 entrevistas de crianças com desenvolvimento fonológico típico. Utilizou-se a Avaliação Fonológica da Criança, sendo selecionadas todas as palavras contendo as sequências fonéticas [kw] e [gw] e os fonemas /k/ e /g/. As variáveis dependentes analisadas foram: produção correta e produção incorreta dos segmentos referidos. As variáveis intervenientes: sexo, idade, tonicidade, número de sílabas na palavra, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte, posição na palavra, sonoridadee complexidade do segmento. Utilizou-se o pacote computacional VARBRUL, com nível de significância de 5%.RESULTADOS:as variáveis selecionadas para a produção correta de [kw] e [gw] foram a idade e a posição na palavra. Para /k/ e /g/ foram o sexo, a idade, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte e sonoridade. Ao analisar todas as palavras que compuseram o corpus dessa pesquisa, o programa selecionou a complexidade do segmento como relevante na aquisição dos segmentos analisados, sendo maior probabilidade de produção correta para os fonemas /k/ e /g/.CONCLUSÃO:o fato de variáveis distintas serem significantes à aquisição de /k, g/ e ao [kw, gw] mostrou um tratamento fonológico diferenciado das crianças frente a esses sons. Parece que as sequências [kw] e [gw] podem ser consideradas segmentos complexos do PB, uma vez que a complexidade do segmento foi selecionada como estatisticamente significante no corpus estudado.
id CEFAC-1_764c61092eca41bc0b595353f9374b6b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000501471
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológicoDesenvolvimento da LinguagemFalaLinguísticaComportamento VerbalCriançaOBJETIVO:analisar e comparar a aquisição das sequências fonéticas [kw] e [gw] e das plosivas /k/ e /g/ em crianças com desenvolvimento típico de fala, considerando variáveis intervenientes linguísticas e extralinguísticas.MÉTODOS: analisou-se 3193 palavras, a partir de 213 entrevistas de crianças com desenvolvimento fonológico típico. Utilizou-se a Avaliação Fonológica da Criança, sendo selecionadas todas as palavras contendo as sequências fonéticas [kw] e [gw] e os fonemas /k/ e /g/. As variáveis dependentes analisadas foram: produção correta e produção incorreta dos segmentos referidos. As variáveis intervenientes: sexo, idade, tonicidade, número de sílabas na palavra, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte, posição na palavra, sonoridadee complexidade do segmento. Utilizou-se o pacote computacional VARBRUL, com nível de significância de 5%.RESULTADOS:as variáveis selecionadas para a produção correta de [kw] e [gw] foram a idade e a posição na palavra. Para /k/ e /g/ foram o sexo, a idade, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte e sonoridade. Ao analisar todas as palavras que compuseram o corpus dessa pesquisa, o programa selecionou a complexidade do segmento como relevante na aquisição dos segmentos analisados, sendo maior probabilidade de produção correta para os fonemas /k/ e /g/.CONCLUSÃO:o fato de variáveis distintas serem significantes à aquisição de /k, g/ e ao [kw, gw] mostrou um tratamento fonológico diferenciado das crianças frente a esses sons. Parece que as sequências [kw] e [gw] podem ser consideradas segmentos complexos do PB, uma vez que a complexidade do segmento foi selecionada como estatisticamente significante no corpus estudado.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501471Revista CEFAC v.16 n.5 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201415612info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Roberta FreitasLopes,Silvana GonçalvesMarchetti,Paula TavaresOppitz,Sheila JacquesCardoso,JulianaMezzomo,Carolina Lisbôapor2015-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000501471Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-09-23T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
title Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
spellingShingle Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
Dias,Roberta Freitas
Desenvolvimento da Linguagem
Fala
Linguística
Comportamento Verbal
Criança
title_short Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
title_full Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
title_fullStr Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
title_full_unstemmed Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
title_sort Comparação da aquisição de /k/ e /g/ e das sequências fonéticas [kw] e [gw] no pb - variáveis intervenientes e status fonológico
author Dias,Roberta Freitas
author_facet Dias,Roberta Freitas
Lopes,Silvana Gonçalves
Marchetti,Paula Tavares
Oppitz,Sheila Jacques
Cardoso,Juliana
Mezzomo,Carolina Lisbôa
author_role author
author2 Lopes,Silvana Gonçalves
Marchetti,Paula Tavares
Oppitz,Sheila Jacques
Cardoso,Juliana
Mezzomo,Carolina Lisbôa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Roberta Freitas
Lopes,Silvana Gonçalves
Marchetti,Paula Tavares
Oppitz,Sheila Jacques
Cardoso,Juliana
Mezzomo,Carolina Lisbôa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da Linguagem
Fala
Linguística
Comportamento Verbal
Criança
topic Desenvolvimento da Linguagem
Fala
Linguística
Comportamento Verbal
Criança
description OBJETIVO:analisar e comparar a aquisição das sequências fonéticas [kw] e [gw] e das plosivas /k/ e /g/ em crianças com desenvolvimento típico de fala, considerando variáveis intervenientes linguísticas e extralinguísticas.MÉTODOS: analisou-se 3193 palavras, a partir de 213 entrevistas de crianças com desenvolvimento fonológico típico. Utilizou-se a Avaliação Fonológica da Criança, sendo selecionadas todas as palavras contendo as sequências fonéticas [kw] e [gw] e os fonemas /k/ e /g/. As variáveis dependentes analisadas foram: produção correta e produção incorreta dos segmentos referidos. As variáveis intervenientes: sexo, idade, tonicidade, número de sílabas na palavra, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte, posição na palavra, sonoridadee complexidade do segmento. Utilizou-se o pacote computacional VARBRUL, com nível de significância de 5%.RESULTADOS:as variáveis selecionadas para a produção correta de [kw] e [gw] foram a idade e a posição na palavra. Para /k/ e /g/ foram o sexo, a idade, contexto silábico precedente, contexto silábico seguinte e sonoridade. Ao analisar todas as palavras que compuseram o corpus dessa pesquisa, o programa selecionou a complexidade do segmento como relevante na aquisição dos segmentos analisados, sendo maior probabilidade de produção correta para os fonemas /k/ e /g/.CONCLUSÃO:o fato de variáveis distintas serem significantes à aquisição de /k, g/ e ao [kw, gw] mostrou um tratamento fonológico diferenciado das crianças frente a esses sons. Parece que as sequências [kw] e [gw] podem ser consideradas segmentos complexos do PB, uma vez que a complexidade do segmento foi selecionada como estatisticamente significante no corpus estudado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501471
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201415612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.5 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579285639168