A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000400018 |
Resumo: | TEMA: o termo linguagem é definido como organizado sistema de símbolos, com propriedades particulares que desempenham a função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, o que permite que experiências sejam comunicadas e seus conteúdos transmitidos. O desenvolvimento da linguagem depende não somente das condições biológicas inatas de cada indivíduo, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e a escola. OBJETIVO: descrever e analisar as produções científicas relevantes para o entendimento da influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças por meio de revisão da literatura. CONCLUSÃO: as produções científicas apresentadas apontam a relevância da estimulação no âmbito familiar e escolaridade dos pais, porém pôde-se perceber a carência de estudos que relacionassem o desenvolvimento infantil com o ambiente escolar. Outro fator que chamou atenção foi a falta de estudos que correlacionem vocabulário e fonologia com os fatores ambientais escolares e familiares. A partir da revisão da literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na Fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas com novos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil. |
id |
CEFAC-1_7866cfca511b5282acb9f704463a9ee0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462012000400018 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literaturaAmbienteFamíliaLinguagemFonoaudiologiaCrechesDesenvolvimento InfantilTEMA: o termo linguagem é definido como organizado sistema de símbolos, com propriedades particulares que desempenham a função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, o que permite que experiências sejam comunicadas e seus conteúdos transmitidos. O desenvolvimento da linguagem depende não somente das condições biológicas inatas de cada indivíduo, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e a escola. OBJETIVO: descrever e analisar as produções científicas relevantes para o entendimento da influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças por meio de revisão da literatura. CONCLUSÃO: as produções científicas apresentadas apontam a relevância da estimulação no âmbito familiar e escolaridade dos pais, porém pôde-se perceber a carência de estudos que relacionassem o desenvolvimento infantil com o ambiente escolar. Outro fator que chamou atenção foi a falta de estudos que correlacionem vocabulário e fonologia com os fatores ambientais escolares e familiares. A partir da revisão da literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na Fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas com novos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000400018Revista CEFAC v.14 n.4 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000139info:eu-repo/semantics/openAccessScopel,Ramilla ReclaSouza,Valquíria ConceiçãoLemos,Stela Maris Aguiarpor2012-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000400018Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-08-30T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura |
title |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura |
spellingShingle |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura Scopel,Ramilla Recla Ambiente Família Linguagem Fonoaudiologia Creches Desenvolvimento Infantil |
title_short |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura |
title_full |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura |
title_fullStr |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura |
title_sort |
A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura |
author |
Scopel,Ramilla Recla |
author_facet |
Scopel,Ramilla Recla Souza,Valquíria Conceição Lemos,Stela Maris Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Valquíria Conceição Lemos,Stela Maris Aguiar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scopel,Ramilla Recla Souza,Valquíria Conceição Lemos,Stela Maris Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Família Linguagem Fonoaudiologia Creches Desenvolvimento Infantil |
topic |
Ambiente Família Linguagem Fonoaudiologia Creches Desenvolvimento Infantil |
description |
TEMA: o termo linguagem é definido como organizado sistema de símbolos, com propriedades particulares que desempenham a função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, o que permite que experiências sejam comunicadas e seus conteúdos transmitidos. O desenvolvimento da linguagem depende não somente das condições biológicas inatas de cada indivíduo, como também sofre influência de fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças estão inseridas, como por exemplo, a família e a escola. OBJETIVO: descrever e analisar as produções científicas relevantes para o entendimento da influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças por meio de revisão da literatura. CONCLUSÃO: as produções científicas apresentadas apontam a relevância da estimulação no âmbito familiar e escolaridade dos pais, porém pôde-se perceber a carência de estudos que relacionassem o desenvolvimento infantil com o ambiente escolar. Outro fator que chamou atenção foi a falta de estudos que correlacionem vocabulário e fonologia com os fatores ambientais escolares e familiares. A partir da revisão da literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na Fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas com novos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000400018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000400018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462011005000139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.14 n.4 2012 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122577084678144 |