Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa,Bruna Machado
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rossi,Angela Garcia, Roggia,Bruna, Silva,Ana Maria Toniolo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000400010
Resumo: OBJETIVO: destacar possíveis relações entre respiração oral e o sistema auditivo central de crianças em idade escolar, a partir da análise das habilidades auditivas de resolução temporal integração e separação binaural, atenção dividida, memória auditiva e fechamento auditivo. MÉTODOS: estudo em 102 escolares, entre 8 e 12 anos. Grupo I composto por 52 crianças com respiração oral e 50 crianças formaram o grupo II, com respiração nasal. Foram utilizados testes de Fala Filtrada, Teste de Padrões de Freqüência e Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW). Os resultados dos testes foram analisados em relação ao tipo de habilidade alterada e sua ocorrência em crianças com respiração oral. Além de uma análise quanto à possível relação entre os testes e as ocorrências de alterações mais freqüentes entre os mesmos. RESULTADOS: indivíduos do grupo I obtiveram maior freqüência de alterações de grau severo e moderado. Comprovou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos para as condições de: orelhas esquerda e direita competitiva, alteração relacionada a organização e integração auditiva, fechamento auditivo e padrão temporal. Não ocorreu diferença estatisticamente significante nos resultados da relação entre testes. CONCLUSÃO: crianças com respiração oral apresentam desempenho inferior nas habilidades do processamento auditivo do que crianças com padrão respiratório normal.
id CEFAC-1_78f3f7a1c495931c3430e231c6059eb2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462011000400010
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oralAudiçãoPercepção AuditivaRespiração BucalTranstornos da Percepção AuditivaAprendizagemOBJETIVO: destacar possíveis relações entre respiração oral e o sistema auditivo central de crianças em idade escolar, a partir da análise das habilidades auditivas de resolução temporal integração e separação binaural, atenção dividida, memória auditiva e fechamento auditivo. MÉTODOS: estudo em 102 escolares, entre 8 e 12 anos. Grupo I composto por 52 crianças com respiração oral e 50 crianças formaram o grupo II, com respiração nasal. Foram utilizados testes de Fala Filtrada, Teste de Padrões de Freqüência e Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW). Os resultados dos testes foram analisados em relação ao tipo de habilidade alterada e sua ocorrência em crianças com respiração oral. Além de uma análise quanto à possível relação entre os testes e as ocorrências de alterações mais freqüentes entre os mesmos. RESULTADOS: indivíduos do grupo I obtiveram maior freqüência de alterações de grau severo e moderado. Comprovou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos para as condições de: orelhas esquerda e direita competitiva, alteração relacionada a organização e integração auditiva, fechamento auditivo e padrão temporal. Não ocorreu diferença estatisticamente significante nos resultados da relação entre testes. CONCLUSÃO: crianças com respiração oral apresentam desempenho inferior nas habilidades do processamento auditivo do que crianças com padrão respiratório normal.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000400010Revista CEFAC v.13 n.4 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000140info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea,Bruna MachadoRossi,Angela GarciaRoggia,BrunaSilva,Ana Maria Toniolo dapor2011-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000400010Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-09-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
title Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
spellingShingle Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
Correa,Bruna Machado
Audição
Percepção Auditiva
Respiração Bucal
Transtornos da Percepção Auditiva
Aprendizagem
title_short Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
title_full Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
title_fullStr Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
title_full_unstemmed Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
title_sort Análise das habilidades auditivas de crianças com respiração oral
author Correa,Bruna Machado
author_facet Correa,Bruna Machado
Rossi,Angela Garcia
Roggia,Bruna
Silva,Ana Maria Toniolo da
author_role author
author2 Rossi,Angela Garcia
Roggia,Bruna
Silva,Ana Maria Toniolo da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa,Bruna Machado
Rossi,Angela Garcia
Roggia,Bruna
Silva,Ana Maria Toniolo da
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Percepção Auditiva
Respiração Bucal
Transtornos da Percepção Auditiva
Aprendizagem
topic Audição
Percepção Auditiva
Respiração Bucal
Transtornos da Percepção Auditiva
Aprendizagem
description OBJETIVO: destacar possíveis relações entre respiração oral e o sistema auditivo central de crianças em idade escolar, a partir da análise das habilidades auditivas de resolução temporal integração e separação binaural, atenção dividida, memória auditiva e fechamento auditivo. MÉTODOS: estudo em 102 escolares, entre 8 e 12 anos. Grupo I composto por 52 crianças com respiração oral e 50 crianças formaram o grupo II, com respiração nasal. Foram utilizados testes de Fala Filtrada, Teste de Padrões de Freqüência e Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW). Os resultados dos testes foram analisados em relação ao tipo de habilidade alterada e sua ocorrência em crianças com respiração oral. Além de uma análise quanto à possível relação entre os testes e as ocorrências de alterações mais freqüentes entre os mesmos. RESULTADOS: indivíduos do grupo I obtiveram maior freqüência de alterações de grau severo e moderado. Comprovou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos para as condições de: orelhas esquerda e direita competitiva, alteração relacionada a organização e integração auditiva, fechamento auditivo e padrão temporal. Não ocorreu diferença estatisticamente significante nos resultados da relação entre testes. CONCLUSÃO: crianças com respiração oral apresentam desempenho inferior nas habilidades do processamento auditivo do que crianças com padrão respiratório normal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.13 n.4 2011
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575909224448