Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panhoca,Ivone
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pupo,Aline Cristina de Salles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200017
Resumo: OBJETIVO: avaliar a qualidade de vida de cuidadores de afásicos, utilizando-se o "Questionário de sobrecarga do cuidador (Burden Interview - Zarit)". MÉTODOS: responderam as 22 questões do questionário, 30 cuidadores de afásicos, de ambos os sexos, que eram atendidos em uma clínica-escola de uma faculdade de Fonoaudiologia do interior do estado de São Paulo. Além disso, foram coletados os seguintes dados: sexo; idade; nível de escolaridade; há quanto tempo ocupava a posição de cuidador; grau de parentesco com o afásico; quais suas maiores dificuldades no trato com o afásico; tipo de afasia da pessoa sob seus cuidados (e acometimentos associados). Foram analisadas tais variáveis a fim de verificar como elas influenciavam na sobrecarga e, além disso, verificou-se a relação entre a pontuação geral do questionário e a questão em que o próprio cuidador respondia como avaliava sua sobrecarga como cuidador. RESULTADOS: constatou-se que as variáveis "parentesco" e "dificuldades no trato com o afásico" estão relacionadas com a sobrecarga do cuidador, sendo que as maiores sobrecargas foram encontradas nos que cuidam de afásicos que apresentam maiores comprometimentos linguísticos e que se irritam facilmente quando não são compreendidos. Quanto ao grau de parentesco os pais de afásicos são os que se sentem mais sobrecarregados, seguidos pelos cônjuges, filhos e irmãos. CONCLUSÃO: os resultados encontrados mostraram que o cuidador do afásico apresenta sobrecarga física e emocional, sendo de extrema importância conhecer suas necessidades, para melhor assisti-los e orientá-los, buscando minimizar a sobrecarga e melhorando a qualidade de vida.
id CEFAC-1_800a2c3936b62e5f79061bf9794347aa
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000200017
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicosSaúde PúblicaQualidade de VidaAcidente Cerebral VascularAfasiaLinguagemOBJETIVO: avaliar a qualidade de vida de cuidadores de afásicos, utilizando-se o "Questionário de sobrecarga do cuidador (Burden Interview - Zarit)". MÉTODOS: responderam as 22 questões do questionário, 30 cuidadores de afásicos, de ambos os sexos, que eram atendidos em uma clínica-escola de uma faculdade de Fonoaudiologia do interior do estado de São Paulo. Além disso, foram coletados os seguintes dados: sexo; idade; nível de escolaridade; há quanto tempo ocupava a posição de cuidador; grau de parentesco com o afásico; quais suas maiores dificuldades no trato com o afásico; tipo de afasia da pessoa sob seus cuidados (e acometimentos associados). Foram analisadas tais variáveis a fim de verificar como elas influenciavam na sobrecarga e, além disso, verificou-se a relação entre a pontuação geral do questionário e a questão em que o próprio cuidador respondia como avaliava sua sobrecarga como cuidador. RESULTADOS: constatou-se que as variáveis "parentesco" e "dificuldades no trato com o afásico" estão relacionadas com a sobrecarga do cuidador, sendo que as maiores sobrecargas foram encontradas nos que cuidam de afásicos que apresentam maiores comprometimentos linguísticos e que se irritam facilmente quando não são compreendidos. Quanto ao grau de parentesco os pais de afásicos são os que se sentem mais sobrecarregados, seguidos pelos cônjuges, filhos e irmãos. CONCLUSÃO: os resultados encontrados mostraram que o cuidador do afásico apresenta sobrecarga física e emocional, sendo de extrema importância conhecer suas necessidades, para melhor assisti-los e orientá-los, buscando minimizar a sobrecarga e melhorando a qualidade de vida.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200017Revista CEFAC v.12 n.2 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000034info:eu-repo/semantics/openAccessPanhoca,IvonePupo,Aline Cristina de Sallespor2010-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000200017Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-05-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
title Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
spellingShingle Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
Panhoca,Ivone
Saúde Pública
Qualidade de Vida
Acidente Cerebral Vascular
Afasia
Linguagem
title_short Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
title_full Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
title_fullStr Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
title_full_unstemmed Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
title_sort Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos
author Panhoca,Ivone
author_facet Panhoca,Ivone
Pupo,Aline Cristina de Salles
author_role author
author2 Pupo,Aline Cristina de Salles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panhoca,Ivone
Pupo,Aline Cristina de Salles
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Pública
Qualidade de Vida
Acidente Cerebral Vascular
Afasia
Linguagem
topic Saúde Pública
Qualidade de Vida
Acidente Cerebral Vascular
Afasia
Linguagem
description OBJETIVO: avaliar a qualidade de vida de cuidadores de afásicos, utilizando-se o "Questionário de sobrecarga do cuidador (Burden Interview - Zarit)". MÉTODOS: responderam as 22 questões do questionário, 30 cuidadores de afásicos, de ambos os sexos, que eram atendidos em uma clínica-escola de uma faculdade de Fonoaudiologia do interior do estado de São Paulo. Além disso, foram coletados os seguintes dados: sexo; idade; nível de escolaridade; há quanto tempo ocupava a posição de cuidador; grau de parentesco com o afásico; quais suas maiores dificuldades no trato com o afásico; tipo de afasia da pessoa sob seus cuidados (e acometimentos associados). Foram analisadas tais variáveis a fim de verificar como elas influenciavam na sobrecarga e, além disso, verificou-se a relação entre a pontuação geral do questionário e a questão em que o próprio cuidador respondia como avaliava sua sobrecarga como cuidador. RESULTADOS: constatou-se que as variáveis "parentesco" e "dificuldades no trato com o afásico" estão relacionadas com a sobrecarga do cuidador, sendo que as maiores sobrecargas foram encontradas nos que cuidam de afásicos que apresentam maiores comprometimentos linguísticos e que se irritam facilmente quando não são compreendidos. Quanto ao grau de parentesco os pais de afásicos são os que se sentem mais sobrecarregados, seguidos pelos cônjuges, filhos e irmãos. CONCLUSÃO: os resultados encontrados mostraram que o cuidador do afásico apresenta sobrecarga física e emocional, sendo de extrema importância conhecer suas necessidades, para melhor assisti-los e orientá-los, buscando minimizar a sobrecarga e melhorando a qualidade de vida.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.2 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575353479168