O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deuschle,Vanessa Panda
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cechella,Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600009
Resumo: TEMA: as relações entre consciência fonológica e dislexia, bem como diagnóstico e intervenção. OBJETIVO: revisar a literatura especializada em busca de informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema. CONCLUSÕES: não há consenso na literatura sobre a definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu desenvolvimento.
id CEFAC-1_81e389dd301624c36b9b24e2d6a86088
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462009000600009
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervençãoDislexiaLinguagemLeituraTEMA: as relações entre consciência fonológica e dislexia, bem como diagnóstico e intervenção. OBJETIVO: revisar a literatura especializada em busca de informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema. CONCLUSÕES: não há consenso na literatura sobre a definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu desenvolvimento.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600009Revista CEFAC v.11 suppl.2 2009reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462008005000001info:eu-repo/semantics/openAccessDeuschle,Vanessa PandaCechella,Cláudiopor2009-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462009000600009Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2009-08-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
title O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
spellingShingle O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
Deuschle,Vanessa Panda
Dislexia
Linguagem
Leitura
title_short O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
title_full O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
title_fullStr O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
title_full_unstemmed O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
title_sort O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção
author Deuschle,Vanessa Panda
author_facet Deuschle,Vanessa Panda
Cechella,Cláudio
author_role author
author2 Cechella,Cláudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deuschle,Vanessa Panda
Cechella,Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Linguagem
Leitura
topic Dislexia
Linguagem
Leitura
description TEMA: as relações entre consciência fonológica e dislexia, bem como diagnóstico e intervenção. OBJETIVO: revisar a literatura especializada em busca de informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema. CONCLUSÕES: não há consenso na literatura sobre a definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu desenvolvimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462008005000001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.11 suppl.2 2009
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122574201094144