Protocolo de avaliação do frênulo da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchesan,Irene Queiroz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000600009
Resumo: OBJETIVO: apresentar um protocolo de frênulo da língua com escores. MÉTODOS: a partir de uma avaliação específica de frênulo lingual utilizada até 2004, foi elaborado um novo protocolo contendo anamnese e exame mais específico. Dez fonoaudiólogos experientes na área da motricidade orofacial utilizaram o protocolo durante três anos em diferentes populações e, a partir das considerações feitas, o protocolo foi re-estruturado e recebeu escores. Considerou-se como zero a ausência de alteração e foram pontuadas, em ordem crescente, as alterações encontradas. A partir da versão final quatro fonoaudiólogos, com especialização em motricidade orofacial há pelo menos 8 anos, foram treinados pelo pesquisador para aplicar o protocolo. Durante os anos de 2008 e 2009 o protocolo foi aplicado em mais 239 indivíduos sendo 160 crianças entre 7 anos e 2 meses e 11 anos e 7 meses e mais 79 adultos, a partir de 16 anos e 8 meses. RESULTADOS: um novo protocolo de frênulo lingual, com escores pontuando graus de alterações em vários itens, foi elaborado e testado. De acordo com a pontuação, quando a soma das provas gerais for igual ou maior que 3, pode-se considerar o frênulo como alterado e, quando a soma das provas funcionais for igual ou maior que 25, pode-se considerar a possível interferência do frênulo da língua nas funções orofaciais. CONCLUSÃO: o protocolo de frênulo de língua, com escore demonstrou ser eficaz para diferenciar frênulos de língua normais e alterados.
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