Relação entre dados coletados na anamnese e distúrbio do processamento auditivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000200405 |
Resumo: | Objetivo o objetivo deste trabalho foi tentar relacionar dados da avaliação do processamento auditivo com os dados coletados na anamnese de crianças, adolescentes e jovens. Método foram analisadas as informações dos prontuários de 51 pacientes, de ambos os sexos, com idade de 5 a 20 anos, atendidos no Serviço de Avaliação do Processamento Auditivo, da UNIESP. Os aspectos observados na anamnese foram: dificuldades escolares, presença de depressão/desmotivação, uso de medicamentos, necessidade de acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, e problemas de atenção e memória. Resultados foram encontrados 86% dos casos com dificuldades escolares, 43% faziam acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, 37% apresentavam problemas de atenção e memória, e 33% faziam uso de medicamentos. Nenhum desses sintomas, porém, puderam ser associados com alterações no processamento temporal (ordenação e resolução) e reconhecimento de sons não verbais sobrepostos em escuta dicótica (atenção seletiva). Conclusão é necessária a produção de novos estudos que possam discutir as questões emocionais e sociais recebidas na anamnese que, eventualmente, estão relacionadas aos distúrbios do processamento auditivo e queixas de dificuldades escolares. |
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Relação entre dados coletados na anamnese e distúrbio do processamento auditivoPercepção AuditivaTranstornos de AprendizagemAnamnese Objetivo o objetivo deste trabalho foi tentar relacionar dados da avaliação do processamento auditivo com os dados coletados na anamnese de crianças, adolescentes e jovens. Método foram analisadas as informações dos prontuários de 51 pacientes, de ambos os sexos, com idade de 5 a 20 anos, atendidos no Serviço de Avaliação do Processamento Auditivo, da UNIESP. Os aspectos observados na anamnese foram: dificuldades escolares, presença de depressão/desmotivação, uso de medicamentos, necessidade de acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, e problemas de atenção e memória. Resultados foram encontrados 86% dos casos com dificuldades escolares, 43% faziam acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, 37% apresentavam problemas de atenção e memória, e 33% faziam uso de medicamentos. Nenhum desses sintomas, porém, puderam ser associados com alterações no processamento temporal (ordenação e resolução) e reconhecimento de sons não verbais sobrepostos em escuta dicótica (atenção seletiva). Conclusão é necessária a produção de novos estudos que possam discutir as questões emocionais e sociais recebidas na anamnese que, eventualmente, estão relacionadas aos distúrbios do processamento auditivo e queixas de dificuldades escolares. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000200405Revista CEFAC v.16 n.2 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201416312info:eu-repo/semantics/openAccessFridlin,Sheila LindenbojmPereira,Liliane DesgualdoPerez,Ana Paulapor2014-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000200405Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2014-08-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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Objetivo o objetivo deste trabalho foi tentar relacionar dados da avaliação do processamento auditivo com os dados coletados na anamnese de crianças, adolescentes e jovens. Método foram analisadas as informações dos prontuários de 51 pacientes, de ambos os sexos, com idade de 5 a 20 anos, atendidos no Serviço de Avaliação do Processamento Auditivo, da UNIESP. Os aspectos observados na anamnese foram: dificuldades escolares, presença de depressão/desmotivação, uso de medicamentos, necessidade de acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, e problemas de atenção e memória. Resultados foram encontrados 86% dos casos com dificuldades escolares, 43% faziam acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, 37% apresentavam problemas de atenção e memória, e 33% faziam uso de medicamentos. Nenhum desses sintomas, porém, puderam ser associados com alterações no processamento temporal (ordenação e resolução) e reconhecimento de sons não verbais sobrepostos em escuta dicótica (atenção seletiva). Conclusão é necessária a produção de novos estudos que possam discutir as questões emocionais e sociais recebidas na anamnese que, eventualmente, estão relacionadas aos distúrbios do processamento auditivo e queixas de dificuldades escolares. |
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