Relação entre dados coletados na anamnese e distúrbio do processamento auditivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fridlin,Sheila Lindenbojm
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira,Liliane Desgualdo, Perez,Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000200405
Resumo: Objetivo o objetivo deste trabalho foi tentar relacionar dados da avaliação do processamento auditivo com os dados coletados na anamnese de crianças, adolescentes e jovens. Método foram analisadas as informações dos prontuários de 51 pacientes, de ambos os sexos, com idade de 5 a 20 anos, atendidos no Serviço de Avaliação do Processamento Auditivo, da UNIESP. Os aspectos observados na anamnese foram: dificuldades escolares, presença de depressão/desmotivação, uso de medicamentos, necessidade de acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, e problemas de atenção e memória. Resultados foram encontrados 86% dos casos com dificuldades escolares, 43% faziam acompanhamento psicológico ou psicopedagógico, 37% apresentavam problemas de atenção e memória, e 33% faziam uso de medicamentos. Nenhum desses sintomas, porém, puderam ser associados com alterações no processamento temporal (ordenação e resolução) e reconhecimento de sons não verbais sobrepostos em escuta dicótica (atenção seletiva). Conclusão é necessária a produção de novos estudos que possam discutir as questões emocionais e sociais recebidas na anamnese que, eventualmente, estão relacionadas aos distúrbios do processamento auditivo e queixas de dificuldades escolares.
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