Caracterização dos aspectos vocais de um coro infantojuvenil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000501606 |
Resumo: | OBJETIVO:caracterizar os aspectos de saúde vocal, o conhecimento dos coristas quanto aos cuidados com a própria voz, e realizar uma análise percepto auditiva da voz falada, em um coro infanto juvenil.MÉTODOS:participaram deste estudo 20 indivíduos, de ambos os gêneros, entre 10 e 18 anos, integrantes de um coro. Foram aplicados dois questionários: um voltado aos pais sobre a saúde geral, tratamento médico e hábitos alimentares de seus filhos e outro para os coristas, que abordou aspectos sobre vivência no canto, conhecimentos sobre a voz, hábitos e saúde vocal. Foi realizada uma triagem vocal individual para análise perceptoauditiva da voz falada por meio de protocolo específico.RESULTADOS:no questionário aplicado aos pais, foi observado que 40% dos coristas apresentaram algum tipo de alergia. Quanto ao questionário respondido pelos coristas, 65% não souberam dizer como a voz é produzida; 100% realizavam aquecimento vocal; 80% não possuíam cuidados com a voz; 35% apresentaram queixa vocal. Na triagem vocal, verificou-se 35% de coristas com voz rouca e soprosa e 5% áspera; o pitch predominantemente agudo (55%); a articulação e a ressonância equilibradas; o tipo respiratório predominante foi o médio (65%); o modo respiratório misto (45%); a coordenação pneumofonoarticulatória presente em 90%; o tempo máximo fonatório aumentado em 65%; e o coeficiente s/z mostrou-se adequado em 65%.CONCLUSÃO:nos aspectos de saúde vocal, foi observado um alto índice de alergia; nos cuidados com a própria voz, a maioria dos coristas não sabe como a voz é produzida; na análise perceptoauditiva,foram encontrados em um grande número de coristas, qualidade vocal roucosoprosa e tempo máximo fonatório aumentado. |
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