Discurso oral e escrito de escolares do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200502 |
Resumo: | OBJETIVO:caracterizar os aspectos sintáticos e discursivos da produção oral e escrita dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental.MÉTODOS:foram sujeitos da pesquisa treze estudantes que cursavam o 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular. O material analisado foi constituído de uma produção oral, gravada e transcrita, e uma produção escrita, ambas obtidas a partir de figuras. Na análise dessas produções foram consideradas as estruturas sintáticas e componentes do discurso.RESULTADOS:observou-se que a produção escrita das meninas apresentou uma extensão maior que a dos meninos, enquanto estes, na comunicação oral apresentaram um discurso mais longo. No discurso oral e escrito, todos os participantes priorizaram o uso da coordenação, o que está aquém do esperado para o nível de escolaridade dos estudantes. Com relação à análise do discurso, a maior parte das crianças apresentou nível 1, incompatível com a idade e o nível de escolaridade.CONCLUSÃO:o desempenho dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental na produção oral e escrita foi abaixo do esperado para o nível de escolaridade que se encontram. Este desempenho pode ser explicado por algumas hipóteses, como a fase de transição em que os estudantes se encontram, falta de estratégias fornecidas pela escola para a produção de discursos e falta de estimulação tanto dos pais quanto da escola durante a fase do desenvolvimento da linguagem e processo de aprendizagem da leitura-escrita. |
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