Estudo comparativo do equilíbrio de crianças surdas e ouvintes
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000500013 |
Resumo: | OBJETIVO: comparar o equilíbrio estático, dinâmico e recuperado de crianças surdas e ouvintes. MÉTODOS: foram avaliadas 9 crianças surdas e 18 crianças ouvintes, de 9 a 12 anos, de ambos os sexos. Foram utilizados os seguintes testes: teste "do quatro" e de Romberg (equilíbrio estático), teste "passeio na trave" e de Unterberger (equilíbrio dinâmico), e giro de 180º (equilíbrio recuperado). RESULTADOS: em todos os testes, a maioria dos ouvintes apresentou equilíbrio estável, enquanto a maioria dos surdos apresentou equilíbrio instável recuperado. CONCLUSÃO: a análise dos resultados apontou para um desempenho melhor das crianças ouvintes, em relação às surdas, no que se refere ao equilíbrio estático, dinâmico e recuperado. |
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