Estudo comparativo do equilíbrio de crianças surdas e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Marcello Gonçalves de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Samelli,Alessandra Giannella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000500013
Resumo: OBJETIVO: comparar o equilíbrio estático, dinâmico e recuperado de crianças surdas e ouvintes. MÉTODOS: foram avaliadas 9 crianças surdas e 18 crianças ouvintes, de 9 a 12 anos, de ambos os sexos. Foram utilizados os seguintes testes: teste "do quatro" e de Romberg (equilíbrio estático), teste "passeio na trave" e de Unterberger (equilíbrio dinâmico), e giro de 180º (equilíbrio recuperado). RESULTADOS: em todos os testes, a maioria dos ouvintes apresentou equilíbrio estável, enquanto a maioria dos surdos apresentou equilíbrio instável recuperado. CONCLUSÃO: a análise dos resultados apontou para um desempenho melhor das crianças ouvintes, em relação às surdas, no que se refere ao equilíbrio estático, dinâmico e recuperado.
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