Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuanetti,Patrícia Aparecida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Novaes,Carolina Bernardi de, Silva,Kelly, Mishima-Nascimento,Fabíola, Fukuda,Marisa Tomoe Hebihara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar as produções escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Métodos: 171 crianças, matriculadas no 4º/5º do ensino fundamental constituíram dois grupos: G1 (n=50) - crianças sem dificuldades em leitura/escrita, G2 (n=121) - crianças com dificuldades nessas tarefas. Cada criança, após observar uma figura estímulo, deveria escrever um texto. Foi analisado a grafia, os erros ortográficos, as variáveis linguísticas e o conteúdo deste. Resultados: em G2 observou-se alterações em relação à grafia; maior percentual de ocorrência de erros ortográficos e de diversos tipos; mesma proporção no uso de substantivos, adjetivos e pronomes, porém dificuldade na conjugação verbal e no uso de advérbios temporais. Em relação ao conteúdo, apenas descreveram a cena e demonstraram vocabulário restrito e pouca criatividade. Conclusão: a produção escrita de crianças com dificuldade em leitura/escrita apresentou diversas falhas entre as quais: alterações na grafia, presença de erros ortográficos e limitação na construção de texto, restringindo-se a simples descrição do desenho estímulo, com pouca articulação de idéias e sem criação de personagens, local e tempo para a sua história. Este conjunto de falhas compromete a inteligibilidade do texto pelo leitor e demonstra que a elaboração escrita é uma tarefa complexa para essas crianças.
id CEFAC-1_a08b347cf63280250f40f6b0cc605c61
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462016000400843
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escritaLinguagem InfantilTranstornos do Desenvolvimento da LinguagemTestes de LinguagemLeituraTranstornos de AprendizagemRESUMO Objetivo: analisar as produções escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Métodos: 171 crianças, matriculadas no 4º/5º do ensino fundamental constituíram dois grupos: G1 (n=50) - crianças sem dificuldades em leitura/escrita, G2 (n=121) - crianças com dificuldades nessas tarefas. Cada criança, após observar uma figura estímulo, deveria escrever um texto. Foi analisado a grafia, os erros ortográficos, as variáveis linguísticas e o conteúdo deste. Resultados: em G2 observou-se alterações em relação à grafia; maior percentual de ocorrência de erros ortográficos e de diversos tipos; mesma proporção no uso de substantivos, adjetivos e pronomes, porém dificuldade na conjugação verbal e no uso de advérbios temporais. Em relação ao conteúdo, apenas descreveram a cena e demonstraram vocabulário restrito e pouca criatividade. Conclusão: a produção escrita de crianças com dificuldade em leitura/escrita apresentou diversas falhas entre as quais: alterações na grafia, presença de erros ortográficos e limitação na construção de texto, restringindo-se a simples descrição do desenho estímulo, com pouca articulação de idéias e sem criação de personagens, local e tempo para a sua história. Este conjunto de falhas compromete a inteligibilidade do texto pelo leitor e demonstra que a elaboração escrita é uma tarefa complexa para essas crianças.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843Revista CEFAC v.18 n.4 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620161843116info:eu-repo/semantics/openAccessZuanetti,Patrícia AparecidaNovaes,Carolina Bernardi deSilva,KellyMishima-Nascimento,FabíolaFukuda,Marisa Tomoe Hebiharapor2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000400843Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-09-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
title Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
spellingShingle Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
Zuanetti,Patrícia Aparecida
Linguagem Infantil
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Testes de Linguagem
Leitura
Transtornos de Aprendizagem
title_short Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
title_full Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
title_fullStr Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
title_full_unstemmed Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
title_sort Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
author Zuanetti,Patrícia Aparecida
author_facet Zuanetti,Patrícia Aparecida
Novaes,Carolina Bernardi de
Silva,Kelly
Mishima-Nascimento,Fabíola
Fukuda,Marisa Tomoe Hebihara
author_role author
author2 Novaes,Carolina Bernardi de
Silva,Kelly
Mishima-Nascimento,Fabíola
Fukuda,Marisa Tomoe Hebihara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuanetti,Patrícia Aparecida
Novaes,Carolina Bernardi de
Silva,Kelly
Mishima-Nascimento,Fabíola
Fukuda,Marisa Tomoe Hebihara
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Infantil
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Testes de Linguagem
Leitura
Transtornos de Aprendizagem
topic Linguagem Infantil
Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Testes de Linguagem
Leitura
Transtornos de Aprendizagem
description RESUMO Objetivo: analisar as produções escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Métodos: 171 crianças, matriculadas no 4º/5º do ensino fundamental constituíram dois grupos: G1 (n=50) - crianças sem dificuldades em leitura/escrita, G2 (n=121) - crianças com dificuldades nessas tarefas. Cada criança, após observar uma figura estímulo, deveria escrever um texto. Foi analisado a grafia, os erros ortográficos, as variáveis linguísticas e o conteúdo deste. Resultados: em G2 observou-se alterações em relação à grafia; maior percentual de ocorrência de erros ortográficos e de diversos tipos; mesma proporção no uso de substantivos, adjetivos e pronomes, porém dificuldade na conjugação verbal e no uso de advérbios temporais. Em relação ao conteúdo, apenas descreveram a cena e demonstraram vocabulário restrito e pouca criatividade. Conclusão: a produção escrita de crianças com dificuldade em leitura/escrita apresentou diversas falhas entre as quais: alterações na grafia, presença de erros ortográficos e limitação na construção de texto, restringindo-se a simples descrição do desenho estímulo, com pouca articulação de idéias e sem criação de personagens, local e tempo para a sua história. Este conjunto de falhas compromete a inteligibilidade do texto pelo leitor e demonstra que a elaboração escrita é uma tarefa complexa para essas crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620161843116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.18 n.4 2016
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580934000640