Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: analisar as produções escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Métodos: 171 crianças, matriculadas no 4º/5º do ensino fundamental constituíram dois grupos: G1 (n=50) - crianças sem dificuldades em leitura/escrita, G2 (n=121) - crianças com dificuldades nessas tarefas. Cada criança, após observar uma figura estímulo, deveria escrever um texto. Foi analisado a grafia, os erros ortográficos, as variáveis linguísticas e o conteúdo deste. Resultados: em G2 observou-se alterações em relação à grafia; maior percentual de ocorrência de erros ortográficos e de diversos tipos; mesma proporção no uso de substantivos, adjetivos e pronomes, porém dificuldade na conjugação verbal e no uso de advérbios temporais. Em relação ao conteúdo, apenas descreveram a cena e demonstraram vocabulário restrito e pouca criatividade. Conclusão: a produção escrita de crianças com dificuldade em leitura/escrita apresentou diversas falhas entre as quais: alterações na grafia, presença de erros ortográficos e limitação na construção de texto, restringindo-se a simples descrição do desenho estímulo, com pouca articulação de idéias e sem criação de personagens, local e tempo para a sua história. Este conjunto de falhas compromete a inteligibilidade do texto pelo leitor e demonstra que a elaboração escrita é uma tarefa complexa para essas crianças. |
id |
CEFAC-1_a08b347cf63280250f40f6b0cc605c61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462016000400843 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escritaLinguagem InfantilTranstornos do Desenvolvimento da LinguagemTestes de LinguagemLeituraTranstornos de AprendizagemRESUMO Objetivo: analisar as produções escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Métodos: 171 crianças, matriculadas no 4º/5º do ensino fundamental constituíram dois grupos: G1 (n=50) - crianças sem dificuldades em leitura/escrita, G2 (n=121) - crianças com dificuldades nessas tarefas. Cada criança, após observar uma figura estímulo, deveria escrever um texto. Foi analisado a grafia, os erros ortográficos, as variáveis linguísticas e o conteúdo deste. Resultados: em G2 observou-se alterações em relação à grafia; maior percentual de ocorrência de erros ortográficos e de diversos tipos; mesma proporção no uso de substantivos, adjetivos e pronomes, porém dificuldade na conjugação verbal e no uso de advérbios temporais. Em relação ao conteúdo, apenas descreveram a cena e demonstraram vocabulário restrito e pouca criatividade. Conclusão: a produção escrita de crianças com dificuldade em leitura/escrita apresentou diversas falhas entre as quais: alterações na grafia, presença de erros ortográficos e limitação na construção de texto, restringindo-se a simples descrição do desenho estímulo, com pouca articulação de idéias e sem criação de personagens, local e tempo para a sua história. Este conjunto de falhas compromete a inteligibilidade do texto pelo leitor e demonstra que a elaboração escrita é uma tarefa complexa para essas crianças.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843Revista CEFAC v.18 n.4 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620161843116info:eu-repo/semantics/openAccessZuanetti,Patrícia AparecidaNovaes,Carolina Bernardi deSilva,KellyMishima-Nascimento,FabíolaFukuda,Marisa Tomoe Hebiharapor2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000400843Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-09-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita |
title |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita |
spellingShingle |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita Zuanetti,Patrícia Aparecida Linguagem Infantil Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem Testes de Linguagem Leitura Transtornos de Aprendizagem |
title_short |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita |
title_full |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita |
title_fullStr |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita |
title_full_unstemmed |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita |
title_sort |
Principais alterações encontradas nas narrativas escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita |
author |
Zuanetti,Patrícia Aparecida |
author_facet |
Zuanetti,Patrícia Aparecida Novaes,Carolina Bernardi de Silva,Kelly Mishima-Nascimento,Fabíola Fukuda,Marisa Tomoe Hebihara |
author_role |
author |
author2 |
Novaes,Carolina Bernardi de Silva,Kelly Mishima-Nascimento,Fabíola Fukuda,Marisa Tomoe Hebihara |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuanetti,Patrícia Aparecida Novaes,Carolina Bernardi de Silva,Kelly Mishima-Nascimento,Fabíola Fukuda,Marisa Tomoe Hebihara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Infantil Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem Testes de Linguagem Leitura Transtornos de Aprendizagem |
topic |
Linguagem Infantil Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem Testes de Linguagem Leitura Transtornos de Aprendizagem |
description |
RESUMO Objetivo: analisar as produções escritas de crianças com dificuldades em leitura/escrita. Métodos: 171 crianças, matriculadas no 4º/5º do ensino fundamental constituíram dois grupos: G1 (n=50) - crianças sem dificuldades em leitura/escrita, G2 (n=121) - crianças com dificuldades nessas tarefas. Cada criança, após observar uma figura estímulo, deveria escrever um texto. Foi analisado a grafia, os erros ortográficos, as variáveis linguísticas e o conteúdo deste. Resultados: em G2 observou-se alterações em relação à grafia; maior percentual de ocorrência de erros ortográficos e de diversos tipos; mesma proporção no uso de substantivos, adjetivos e pronomes, porém dificuldade na conjugação verbal e no uso de advérbios temporais. Em relação ao conteúdo, apenas descreveram a cena e demonstraram vocabulário restrito e pouca criatividade. Conclusão: a produção escrita de crianças com dificuldade em leitura/escrita apresentou diversas falhas entre as quais: alterações na grafia, presença de erros ortográficos e limitação na construção de texto, restringindo-se a simples descrição do desenho estímulo, com pouca articulação de idéias e sem criação de personagens, local e tempo para a sua história. Este conjunto de falhas compromete a inteligibilidade do texto pelo leitor e demonstra que a elaboração escrita é uma tarefa complexa para essas crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-021620161843116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.18 n.4 2016 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122580934000640 |