Treinamento auditivo para transtorno do processamento auditivo: uma proposta de intervenção terapêutica
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200009 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar a eficácia de um programa informal de treinamento auditivo específico para transtornos do Processamento Auditivo, em um grupo de pacientes com esta alteração, por meio da comparação de pré e pós-testes. MÉTODOS: participaram deste estudo 10 indivíduos de ambos os sexos, da faixa etária entre sete e 20 anos. Todos realizaram avaliação audiológica completa e do processamento auditivo (testes: Fala com Ruído, Sttagered Spondaic Word - SSW, Dicótico de Dígitos, Padrão de Frequência). Após 10 sessões individuais de treinamento auditivo, nas quais foram trabalhadas diretamente as habilidades auditivas alteradas, a avaliação do processamento auditivo foi refeita. RESULTADOS: as porcentagens médias de acertos nas situações pré e pós-treinamento auditivo demonstraram diferenças estatisticamente significantes em todos os testes realizados. CONCLUSÃO: o programa de treinamento auditivo informal empregado mostrou-se eficaz em um grupo de pacientes com transtorno do processamento auditivo, uma vez que determinou diferença estatisticamente significante entre o desempenho pré e pós-testes na avaliação do processamento auditivo, indicando melhora das habilidades auditivas alteradas. |
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Treinamento auditivo para transtorno do processamento auditivo: uma proposta de intervenção terapêuticaPercepção AuditivaTranstornos da AudiçãoEstimulação AcústicaPlasticidade NeuronalOBJETIVO: verificar a eficácia de um programa informal de treinamento auditivo específico para transtornos do Processamento Auditivo, em um grupo de pacientes com esta alteração, por meio da comparação de pré e pós-testes. MÉTODOS: participaram deste estudo 10 indivíduos de ambos os sexos, da faixa etária entre sete e 20 anos. Todos realizaram avaliação audiológica completa e do processamento auditivo (testes: Fala com Ruído, Sttagered Spondaic Word - SSW, Dicótico de Dígitos, Padrão de Frequência). Após 10 sessões individuais de treinamento auditivo, nas quais foram trabalhadas diretamente as habilidades auditivas alteradas, a avaliação do processamento auditivo foi refeita. RESULTADOS: as porcentagens médias de acertos nas situações pré e pós-treinamento auditivo demonstraram diferenças estatisticamente significantes em todos os testes realizados. CONCLUSÃO: o programa de treinamento auditivo informal empregado mostrou-se eficaz em um grupo de pacientes com transtorno do processamento auditivo, uma vez que determinou diferença estatisticamente significante entre o desempenho pré e pós-testes na avaliação do processamento auditivo, indicando melhora das habilidades auditivas alteradas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000200009Revista CEFAC v.12 n.2 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000006info:eu-repo/semantics/openAccessSamelli,Alessandra GiannellaMecca,Fabíola Ferrer Del Neropor2010-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000200009Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-05-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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