Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Helena Bolli
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Romero,Marta de Vargas, Kaminski,Tassiana Isabel, Vidor-Souza,Débora, Berticelli,Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000200008
Resumo: OBJETIVO: verificar o desempenho das habilidades em consciência fonológica em adultos não-letrados e compará-lo com o de adultos letrados. MÉTODO: 31 adultos, ambos os sexos, divididos em não-letrados e letrados, submetidos à Prova de Consciência Fonológica. RESULTDOS: o desempenho dos adultos não-letrados foi insatisfatório e inferior ao dos letrados; os dois grupos apresentaram desempenho inferior em tarefas fonêmicas; em apenas dois subtestes não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: o desempenho inferior dos adultos não-letrados, especialmente nas tarefas fonêmicas, pode decorrer do fator escolaridade, pois não dominam o código alfabético.
id CEFAC-1_a4df83419327a8069d7469acd9d5be81
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462012000200008
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológicaTestes de LinguagemEducaçãoLingüísticaOBJETIVO: verificar o desempenho das habilidades em consciência fonológica em adultos não-letrados e compará-lo com o de adultos letrados. MÉTODO: 31 adultos, ambos os sexos, divididos em não-letrados e letrados, submetidos à Prova de Consciência Fonológica. RESULTDOS: o desempenho dos adultos não-letrados foi insatisfatório e inferior ao dos letrados; os dois grupos apresentaram desempenho inferior em tarefas fonêmicas; em apenas dois subtestes não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: o desempenho inferior dos adultos não-letrados, especialmente nas tarefas fonêmicas, pode decorrer do fator escolaridade, pois não dominam o código alfabético.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000200008Revista CEFAC v.14 n.2 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000102info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Helena BolliRomero,Marta de VargasKaminski,Tassiana IsabelVidor-Souza,DéboraBerticelli,Alinepor2012-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000200008Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-05-04T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
title Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
spellingShingle Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
Mota,Helena Bolli
Testes de Linguagem
Educação
Lingüística
title_short Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
title_full Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
title_fullStr Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
title_full_unstemmed Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
title_sort Desempenho de adultos não-letrados em avaliação das habilidades em consciência fonológica
author Mota,Helena Bolli
author_facet Mota,Helena Bolli
Romero,Marta de Vargas
Kaminski,Tassiana Isabel
Vidor-Souza,Débora
Berticelli,Aline
author_role author
author2 Romero,Marta de Vargas
Kaminski,Tassiana Isabel
Vidor-Souza,Débora
Berticelli,Aline
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota,Helena Bolli
Romero,Marta de Vargas
Kaminski,Tassiana Isabel
Vidor-Souza,Débora
Berticelli,Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Testes de Linguagem
Educação
Lingüística
topic Testes de Linguagem
Educação
Lingüística
description OBJETIVO: verificar o desempenho das habilidades em consciência fonológica em adultos não-letrados e compará-lo com o de adultos letrados. MÉTODO: 31 adultos, ambos os sexos, divididos em não-letrados e letrados, submetidos à Prova de Consciência Fonológica. RESULTDOS: o desempenho dos adultos não-letrados foi insatisfatório e inferior ao dos letrados; os dois grupos apresentaram desempenho inferior em tarefas fonêmicas; em apenas dois subtestes não foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: o desempenho inferior dos adultos não-letrados, especialmente nas tarefas fonêmicas, pode decorrer do fator escolaridade, pois não dominam o código alfabético.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462011005000102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.14 n.2 2012
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122577007083520