Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavra-Pinto,Bárbara de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Luz,Maria Júlia, Motta,Ligia, Gomes,Erissandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200020
Resumo: TEMA: descrever a evolução de um caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia submetido à fonoterapia quanto aos aspectos estruturais e miofuncionais do sistema estomatognático. PROCEDIMENTOS: inicialmente foram coletados os dados do prontuário e foi realizada a entrevista inicial com a mãe. Após, a paciente, com 1 ano e 2 meses de idade, foi submetida à avaliação fonoaudiológica clínica e foram realizados exames complementares (avaliação otorrinolaringológica, exame videofluoroscópico e avaliação audiológica). Após seis meses de terapia miofuncional com a utilização de técnicas passivas, foi realizada uma reavaliação. RESULTADOS: na avaliação fonoaudiológica inicial observou-se flacidez de lábios e bochechas; ausência de vedamento labial; língua com tensão diminuída, hemi-hipertrofia direita e acentuada projeção anterior; dificuldades na mastigação e na deglutição de alimentos sólidos. Decorridos seis meses de terapia miofuncional, constatou-se maior rigidez da musculatura de lábios e bochechas, posteriorização da língua com aumento da tensão muscular, e desempenho adequado na mastigação e deglutição de alimentos sólidos. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica precoce, baseada em técnicas de terapia miofuncional, apresentou resultados considerados satisfatórios para este caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia.
id CEFAC-1_a4edc4363a1e1c18d7a28a673f5ccb7d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462011000200020
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológicaSíndrome de Beckwith-WiedmannMacroglossiaTerapia MiofuncionalTEMA: descrever a evolução de um caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia submetido à fonoterapia quanto aos aspectos estruturais e miofuncionais do sistema estomatognático. PROCEDIMENTOS: inicialmente foram coletados os dados do prontuário e foi realizada a entrevista inicial com a mãe. Após, a paciente, com 1 ano e 2 meses de idade, foi submetida à avaliação fonoaudiológica clínica e foram realizados exames complementares (avaliação otorrinolaringológica, exame videofluoroscópico e avaliação audiológica). Após seis meses de terapia miofuncional com a utilização de técnicas passivas, foi realizada uma reavaliação. RESULTADOS: na avaliação fonoaudiológica inicial observou-se flacidez de lábios e bochechas; ausência de vedamento labial; língua com tensão diminuída, hemi-hipertrofia direita e acentuada projeção anterior; dificuldades na mastigação e na deglutição de alimentos sólidos. Decorridos seis meses de terapia miofuncional, constatou-se maior rigidez da musculatura de lábios e bochechas, posteriorização da língua com aumento da tensão muscular, e desempenho adequado na mastigação e deglutição de alimentos sólidos. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica precoce, baseada em técnicas de terapia miofuncional, apresentou resultados considerados satisfatórios para este caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200020Revista CEFAC v.13 n.2 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000013info:eu-repo/semantics/openAccessLavra-Pinto,Bárbara deLuz,Maria JúliaMotta,LigiaGomes,Erissandrapor2011-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000200020Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-05-04T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
title Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
spellingShingle Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
Lavra-Pinto,Bárbara de
Síndrome de Beckwith-Wiedmann
Macroglossia
Terapia Miofuncional
title_short Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
title_full Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
title_fullStr Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
title_full_unstemmed Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
title_sort Síndrome de Beckwith-Wiedmann: relato de caso da intervenção fonoaudiológica
author Lavra-Pinto,Bárbara de
author_facet Lavra-Pinto,Bárbara de
Luz,Maria Júlia
Motta,Ligia
Gomes,Erissandra
author_role author
author2 Luz,Maria Júlia
Motta,Ligia
Gomes,Erissandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavra-Pinto,Bárbara de
Luz,Maria Júlia
Motta,Ligia
Gomes,Erissandra
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Beckwith-Wiedmann
Macroglossia
Terapia Miofuncional
topic Síndrome de Beckwith-Wiedmann
Macroglossia
Terapia Miofuncional
description TEMA: descrever a evolução de um caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia submetido à fonoterapia quanto aos aspectos estruturais e miofuncionais do sistema estomatognático. PROCEDIMENTOS: inicialmente foram coletados os dados do prontuário e foi realizada a entrevista inicial com a mãe. Após, a paciente, com 1 ano e 2 meses de idade, foi submetida à avaliação fonoaudiológica clínica e foram realizados exames complementares (avaliação otorrinolaringológica, exame videofluoroscópico e avaliação audiológica). Após seis meses de terapia miofuncional com a utilização de técnicas passivas, foi realizada uma reavaliação. RESULTADOS: na avaliação fonoaudiológica inicial observou-se flacidez de lábios e bochechas; ausência de vedamento labial; língua com tensão diminuída, hemi-hipertrofia direita e acentuada projeção anterior; dificuldades na mastigação e na deglutição de alimentos sólidos. Decorridos seis meses de terapia miofuncional, constatou-se maior rigidez da musculatura de lábios e bochechas, posteriorização da língua com aumento da tensão muscular, e desempenho adequado na mastigação e deglutição de alimentos sólidos. CONCLUSÃO: a intervenção fonoaudiológica precoce, baseada em técnicas de terapia miofuncional, apresentou resultados considerados satisfatórios para este caso de Síndrome de Beckwith-Wiedmann com macroglossia.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000200020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.13 n.2 2011
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575860989952