Fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores no período de 2009 a 2013: perfil da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz-Oliveira,Andréa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carmo,Michele Picanço do, Ferreira,Léslie Piccolotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000200586
Resumo: OBJETIVO:analisar a formação de fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores no período de 2009 a 2013.MÉTODOS:o levantamento dos dados foi realizado por meio de consulta à Plataforma Lattesdo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico a partir dos termos "Fonoaudiologia" e "doutores", e considerado como critério de inclusão ser fonoaudiólogo e ter-se titulado doutor no período determinado. Os dados foram categorizados segundo as variáveis: sexo, ano de defesa da tese, instituição de ensino, inserção do programa em que a tese foi desenvolvida, segundo área de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e temática desenvolvida na tese, de acordo com as áreas estabelecidas na Fonoaudiologia e reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Os dados foram analisados de forma descritiva e estatística. Aplicou-se o teste de associação pelo qui-quadrado e para a análise de tendência foi aplicada a regressão polinomial de segunda ordem. Assumiu-se um nível descritivo de 5%.RESULTADOS:o período avaliado totalizou 271 doutorados defendidos. Desses, maior número de teses foi realizada por mulheres (266-98,2%), no ano de 2012 (72-26,6%), em universidades públicas (216-79,7%), situadas na região Sudeste (188-69,4%), em programas pertencentes à área de Ciências da Saúde (174-64,2%) e de temática relacionada à linguagem (95-35,1%).CONCLUSÕES:o levantamento, somado a pesquisas anteriores, evidencia um total de 775 doutores, com perfil semelhante ao levantado anteriormente, mas diferindo quanto à inserção de fonoaudiólogos em programas de pós-graduação não relacionados apenas à área de saúde, refletindo a ampliação dos diversos campos de atuação desse profissional.
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