Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pezarini,Isabela de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vaz,Suellen, Paschoal,Larissa, Chacon,Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300775
Resumo: OBJETIVOS: descrever o desempenho ortográfico de crianças - quanto ao registro de consoantes oclusivas do Português Brasileiro; verificar se a acento influencia a ocorrência de erros no interior das palavras; e classificar o padrão da distribuição dos erros. MÉTODOS: foram analisadas 210 produções textuais referentes a 14 propostas temáticas, coletadas durante o ano de 2001, quando os sujeitos cursavam a 1ª série do Ensino Fundamental. Para descrever o desempenho das crianças, para o primeiro objetivo, os dados foram divididos em Acertos e Erros; para segundo objetivo, os erros foram classificados em sílabas acentuadas e não-acentuadas, e, por fim, para o terceiro objetivo, os erros foram subclassificados em omissões, erros ortográficos e erros fonológicos. Os erros fonológicos foram subdivididos, ainda, conforme ocorressem dentro e fora da classe. RESULTADOS: para o primeiro objetivo, encontraram-se 5.746 possibilidades de ocorrência de consoantes oclusivas na posição de ataque silábico simples, com maior quantidade de acertos; para o segundo objetivo, observou-se maior ocorrência de erros em sílabas não-acentuadas; e por fim, para o terceiro objetivo, foi possível observar predomínio de erros fonológicos, seguidos pelas omissões e pelos erros ortográficos, tanto no interior das sílabas não-acentuadas quanto das acentuadas. Ainda conforme o terceiro objetivo, nos erros fonológicos, observou-se sua maior ocorrência dentro da classe; e novamente, não-influência do acento. CONCLUSÃO: conclui-se, então, a importância da análise dos aspectos fonéticos-fonológicos na aquisição da ortografia infantil, bem como a relevância da distribuição dos acertos tanto como dos erros.
id CEFAC-1_b54d11e1717343acb12fef3b86eb6a72
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000300775
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivosEscrita ManualDesenvolvimento da LinguagemCriançaFonéticaLinguística OBJETIVOS: descrever o desempenho ortográfico de crianças - quanto ao registro de consoantes oclusivas do Português Brasileiro; verificar se a acento influencia a ocorrência de erros no interior das palavras; e classificar o padrão da distribuição dos erros. MÉTODOS: foram analisadas 210 produções textuais referentes a 14 propostas temáticas, coletadas durante o ano de 2001, quando os sujeitos cursavam a 1ª série do Ensino Fundamental. Para descrever o desempenho das crianças, para o primeiro objetivo, os dados foram divididos em Acertos e Erros; para segundo objetivo, os erros foram classificados em sílabas acentuadas e não-acentuadas, e, por fim, para o terceiro objetivo, os erros foram subclassificados em omissões, erros ortográficos e erros fonológicos. Os erros fonológicos foram subdivididos, ainda, conforme ocorressem dentro e fora da classe. RESULTADOS: para o primeiro objetivo, encontraram-se 5.746 possibilidades de ocorrência de consoantes oclusivas na posição de ataque silábico simples, com maior quantidade de acertos; para o segundo objetivo, observou-se maior ocorrência de erros em sílabas não-acentuadas; e por fim, para o terceiro objetivo, foi possível observar predomínio de erros fonológicos, seguidos pelas omissões e pelos erros ortográficos, tanto no interior das sílabas não-acentuadas quanto das acentuadas. Ainda conforme o terceiro objetivo, nos erros fonológicos, observou-se sua maior ocorrência dentro da classe; e novamente, não-influência do acento. CONCLUSÃO: conclui-se, então, a importância da análise dos aspectos fonéticos-fonológicos na aquisição da ortografia infantil, bem como a relevância da distribuição dos acertos tanto como dos erros. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300775Revista CEFAC v.17 n.3 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201515314info:eu-repo/semantics/openAccessPezarini,Isabela de OliveiraVaz,SuellenPaschoal,LarissaChacon,Lourençopor2015-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000300775Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-07-02T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
title Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
spellingShingle Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
Pezarini,Isabela de Oliveira
Escrita Manual
Desenvolvimento da Linguagem
Criança
Fonética
Linguística
title_short Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
title_full Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
title_fullStr Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
title_full_unstemmed Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
title_sort Relações entre aspectos ortográficos e fonético-fonológicos de fonemas oclusivos
author Pezarini,Isabela de Oliveira
author_facet Pezarini,Isabela de Oliveira
Vaz,Suellen
Paschoal,Larissa
Chacon,Lourenço
author_role author
author2 Vaz,Suellen
Paschoal,Larissa
Chacon,Lourenço
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pezarini,Isabela de Oliveira
Vaz,Suellen
Paschoal,Larissa
Chacon,Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Manual
Desenvolvimento da Linguagem
Criança
Fonética
Linguística
topic Escrita Manual
Desenvolvimento da Linguagem
Criança
Fonética
Linguística
description OBJETIVOS: descrever o desempenho ortográfico de crianças - quanto ao registro de consoantes oclusivas do Português Brasileiro; verificar se a acento influencia a ocorrência de erros no interior das palavras; e classificar o padrão da distribuição dos erros. MÉTODOS: foram analisadas 210 produções textuais referentes a 14 propostas temáticas, coletadas durante o ano de 2001, quando os sujeitos cursavam a 1ª série do Ensino Fundamental. Para descrever o desempenho das crianças, para o primeiro objetivo, os dados foram divididos em Acertos e Erros; para segundo objetivo, os erros foram classificados em sílabas acentuadas e não-acentuadas, e, por fim, para o terceiro objetivo, os erros foram subclassificados em omissões, erros ortográficos e erros fonológicos. Os erros fonológicos foram subdivididos, ainda, conforme ocorressem dentro e fora da classe. RESULTADOS: para o primeiro objetivo, encontraram-se 5.746 possibilidades de ocorrência de consoantes oclusivas na posição de ataque silábico simples, com maior quantidade de acertos; para o segundo objetivo, observou-se maior ocorrência de erros em sílabas não-acentuadas; e por fim, para o terceiro objetivo, foi possível observar predomínio de erros fonológicos, seguidos pelas omissões e pelos erros ortográficos, tanto no interior das sílabas não-acentuadas quanto das acentuadas. Ainda conforme o terceiro objetivo, nos erros fonológicos, observou-se sua maior ocorrência dentro da classe; e novamente, não-influência do acento. CONCLUSÃO: conclui-se, então, a importância da análise dos aspectos fonéticos-fonológicos na aquisição da ortografia infantil, bem como a relevância da distribuição dos acertos tanto como dos erros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300775
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201515314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.3 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580043759616