Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Aline da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Aurélio,Nilvia Herondina Soares, Santos,Sinéia Neujahr dos, Petry,Tiago, Costa,Maristela Júlio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100009
Resumo: OBJETIVOS: investigar a melhora no desempenho e na restrição de participação de usuários de próteses auditivas, após um período de três meses, e verificar se houve correlação entre os resultados obtidos nestes dois aspectos. MÉTODOS: analisou-se 13 sujeitos, com perda auditiva do tipo neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, com idades entre 28 e 60 anos. Realizou-se a pesquisa dos Limiares e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído (LRSS e LRSR, IPRSS e IPRSR), em campo livre, através do teste Listas de Sentenças em Português; e aplicou-se o questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). A primeira avaliação foi realizada antes da adaptação das próteses auditivas, sem o uso das mesmas, e a segunda, três meses após a adaptação, com o paciente fazendo uso das próteses auditivas. RESULTADOS: a an álise estatística evidenciou melhora significante, tanto em relação à restrição de participação (HHIA), quanto no desempenho das avaliações (LRSS, LRSR, IPRSS e IPRSR). Ao correlacionar a melhora na restrição de participação (HHIA), com a melhora do desempenho nos demais procedimentos, houve correlação significante apenas entre a melhora no HHIA e a melhora no LRSR. CONCLUSÃO: os usuários avaliados apresentaram sensação de restrição da participação diminuída, e melhora significante no desempenho em situações de reconhecimento de fala, tanto no silêncio quanto no ruído. Houve correlação entre a melhora nas respostas no HHIA e o LRSR, devido ao fato de que as maiores queixas em indivíduos com perda auditiva neurossensorial estarem relacionadas à presença de ruído competitivo.
id CEFAC-1_ce5094901fa2cb7ae33897de84a4728f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462011000100009
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliaçãoAuxiliares de AudiçãoTestes de Discriminação da FalaQuestionáriosPerda AuditivaOBJETIVOS: investigar a melhora no desempenho e na restrição de participação de usuários de próteses auditivas, após um período de três meses, e verificar se houve correlação entre os resultados obtidos nestes dois aspectos. MÉTODOS: analisou-se 13 sujeitos, com perda auditiva do tipo neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, com idades entre 28 e 60 anos. Realizou-se a pesquisa dos Limiares e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído (LRSS e LRSR, IPRSS e IPRSR), em campo livre, através do teste Listas de Sentenças em Português; e aplicou-se o questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). A primeira avaliação foi realizada antes da adaptação das próteses auditivas, sem o uso das mesmas, e a segunda, três meses após a adaptação, com o paciente fazendo uso das próteses auditivas. RESULTADOS: a an álise estatística evidenciou melhora significante, tanto em relação à restrição de participação (HHIA), quanto no desempenho das avaliações (LRSS, LRSR, IPRSS e IPRSR). Ao correlacionar a melhora na restrição de participação (HHIA), com a melhora do desempenho nos demais procedimentos, houve correlação significante apenas entre a melhora no HHIA e a melhora no LRSR. CONCLUSÃO: os usuários avaliados apresentaram sensação de restrição da participação diminuída, e melhora significante no desempenho em situações de reconhecimento de fala, tanto no silêncio quanto no ruído. Houve correlação entre a melhora nas respostas no HHIA e o LRSR, devido ao fato de que as maiores queixas em indivíduos com perda auditiva neurossensorial estarem relacionadas à presença de ruído competitivo.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100009Revista CEFAC v.13 n.1 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000008info:eu-repo/semantics/openAccessLopes,Aline da SilvaAurélio,Nilvia Herondina SoaresSantos,Sinéia Neujahr dosPetry,TiagoCosta,Maristela Júliopor2011-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000100009Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-02-25T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
title Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
spellingShingle Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
Lopes,Aline da Silva
Auxiliares de Audição
Testes de Discriminação da Fala
Questionários
Perda Auditiva
title_short Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
title_full Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
title_fullStr Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
title_full_unstemmed Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
title_sort Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação
author Lopes,Aline da Silva
author_facet Lopes,Aline da Silva
Aurélio,Nilvia Herondina Soares
Santos,Sinéia Neujahr dos
Petry,Tiago
Costa,Maristela Júlio
author_role author
author2 Aurélio,Nilvia Herondina Soares
Santos,Sinéia Neujahr dos
Petry,Tiago
Costa,Maristela Júlio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes,Aline da Silva
Aurélio,Nilvia Herondina Soares
Santos,Sinéia Neujahr dos
Petry,Tiago
Costa,Maristela Júlio
dc.subject.por.fl_str_mv Auxiliares de Audição
Testes de Discriminação da Fala
Questionários
Perda Auditiva
topic Auxiliares de Audição
Testes de Discriminação da Fala
Questionários
Perda Auditiva
description OBJETIVOS: investigar a melhora no desempenho e na restrição de participação de usuários de próteses auditivas, após um período de três meses, e verificar se houve correlação entre os resultados obtidos nestes dois aspectos. MÉTODOS: analisou-se 13 sujeitos, com perda auditiva do tipo neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, com idades entre 28 e 60 anos. Realizou-se a pesquisa dos Limiares e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído (LRSS e LRSR, IPRSS e IPRSR), em campo livre, através do teste Listas de Sentenças em Português; e aplicou-se o questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). A primeira avaliação foi realizada antes da adaptação das próteses auditivas, sem o uso das mesmas, e a segunda, três meses após a adaptação, com o paciente fazendo uso das próteses auditivas. RESULTADOS: a an álise estatística evidenciou melhora significante, tanto em relação à restrição de participação (HHIA), quanto no desempenho das avaliações (LRSS, LRSR, IPRSS e IPRSR). Ao correlacionar a melhora na restrição de participação (HHIA), com a melhora do desempenho nos demais procedimentos, houve correlação significante apenas entre a melhora no HHIA e a melhora no LRSR. CONCLUSÃO: os usuários avaliados apresentaram sensação de restrição da participação diminuída, e melhora significante no desempenho em situações de reconhecimento de fala, tanto no silêncio quanto no ruído. Houve correlação entre a melhora nas respostas no HHIA e o LRSR, devido ao fato de que as maiores queixas em indivíduos com perda auditiva neurossensorial estarem relacionadas à presença de ruído competitivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462011005000008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.13 n.1 2011
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122576250011648