A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Ana Carolina Fonseca
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos,Juliana Nunes, Rabelo,Alessandra Terra Vasconcelos, Magalhães,Max de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100209
Resumo: OBJETIVO: apurar a relação entre o ruído presente em sala de aula e a habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais. MÉTODOS: estudo descritivo transversal, com amostra de 209 estudantes com idade entre sete e dez anos. Foi realizada a avaliação do ruído em 13 salas de aula de oito escolas públicas municipais de Belo Horizonte, por meio da medição do parâmetro acústico nível de pressão sonora equivalente, com as salas de aula vazias e mobiliadas, de acordo com a norma American National Standards Institute (ANSI) S12.60. Para avaliar a habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais nos estudantes, foi utilizado o teste de memória sequencial verbal. Para fins de análise estatística, o ruído foi categorizado pelo valor da mediana e relacionado aos resultados dos estudantes no teste. RESULTADOS: a maioria dos alunos apresentou resultado normal no teste e não houve diferença em relação ao gênero e à idade. Todas as salas de aula apresentaram valores de nível de pressão sonora equivalente acima do preconizado pelas normas regulamentadoras internacionais (ANSI S12.60 e Bulletin 93) e nacional (Associação Brasileira de Normas Técnicas -NBR10152). Ao relacionar o ruído com o desempenho dos alunos no teste, houve diferença, com maior ocorrência de alterações nos alunos pertencentes às salas mais ruidosas. CONCLUSÃO: os níveis de ruído mensurados nas salas de aula estão acima do permitido pelas normas e constatou-se relação entre ruído presente na sala de aula e maior dificuldade na habilidade auditiva de ordenação temporal.
id CEFAC-1_cf54a30b6664c945ebc378dc159b2ac0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000100209
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbaisSaúde EscolarRuídoEfeitos do RuídoPercepção AuditivaTestes AuditivosAprendizagem OBJETIVO: apurar a relação entre o ruído presente em sala de aula e a habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais. MÉTODOS: estudo descritivo transversal, com amostra de 209 estudantes com idade entre sete e dez anos. Foi realizada a avaliação do ruído em 13 salas de aula de oito escolas públicas municipais de Belo Horizonte, por meio da medição do parâmetro acústico nível de pressão sonora equivalente, com as salas de aula vazias e mobiliadas, de acordo com a norma American National Standards Institute (ANSI) S12.60. Para avaliar a habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais nos estudantes, foi utilizado o teste de memória sequencial verbal. Para fins de análise estatística, o ruído foi categorizado pelo valor da mediana e relacionado aos resultados dos estudantes no teste. RESULTADOS: a maioria dos alunos apresentou resultado normal no teste e não houve diferença em relação ao gênero e à idade. Todas as salas de aula apresentaram valores de nível de pressão sonora equivalente acima do preconizado pelas normas regulamentadoras internacionais (ANSI S12.60 e Bulletin 93) e nacional (Associação Brasileira de Normas Técnicas -NBR10152). Ao relacionar o ruído com o desempenho dos alunos no teste, houve diferença, com maior ocorrência de alterações nos alunos pertencentes às salas mais ruidosas. CONCLUSÃO: os níveis de ruído mensurados nas salas de aula estão acima do permitido pelas normas e constatou-se relação entre ruído presente na sala de aula e maior dificuldade na habilidade auditiva de ordenação temporal. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100209Revista CEFAC v.17 n.1 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620155914info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Ana Carolina FonsecaSantos,Juliana NunesRabelo,Alessandra Terra VasconcelosMagalhães,Max de Castropor2015-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000100209Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-03-03T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
title A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
spellingShingle A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
Guimarães,Ana Carolina Fonseca
Saúde Escolar
Ruído
Efeitos do Ruído
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Aprendizagem
title_short A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
title_full A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
title_fullStr A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
title_full_unstemmed A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
title_sort A Influência do ruído na habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais
author Guimarães,Ana Carolina Fonseca
author_facet Guimarães,Ana Carolina Fonseca
Santos,Juliana Nunes
Rabelo,Alessandra Terra Vasconcelos
Magalhães,Max de Castro
author_role author
author2 Santos,Juliana Nunes
Rabelo,Alessandra Terra Vasconcelos
Magalhães,Max de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Ana Carolina Fonseca
Santos,Juliana Nunes
Rabelo,Alessandra Terra Vasconcelos
Magalhães,Max de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Escolar
Ruído
Efeitos do Ruído
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Aprendizagem
topic Saúde Escolar
Ruído
Efeitos do Ruído
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Aprendizagem
description OBJETIVO: apurar a relação entre o ruído presente em sala de aula e a habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais. MÉTODOS: estudo descritivo transversal, com amostra de 209 estudantes com idade entre sete e dez anos. Foi realizada a avaliação do ruído em 13 salas de aula de oito escolas públicas municipais de Belo Horizonte, por meio da medição do parâmetro acústico nível de pressão sonora equivalente, com as salas de aula vazias e mobiliadas, de acordo com a norma American National Standards Institute (ANSI) S12.60. Para avaliar a habilidade auditiva de ordenação temporal para sons verbais nos estudantes, foi utilizado o teste de memória sequencial verbal. Para fins de análise estatística, o ruído foi categorizado pelo valor da mediana e relacionado aos resultados dos estudantes no teste. RESULTADOS: a maioria dos alunos apresentou resultado normal no teste e não houve diferença em relação ao gênero e à idade. Todas as salas de aula apresentaram valores de nível de pressão sonora equivalente acima do preconizado pelas normas regulamentadoras internacionais (ANSI S12.60 e Bulletin 93) e nacional (Associação Brasileira de Normas Técnicas -NBR10152). Ao relacionar o ruído com o desempenho dos alunos no teste, houve diferença, com maior ocorrência de alterações nos alunos pertencentes às salas mais ruidosas. CONCLUSÃO: os níveis de ruído mensurados nas salas de aula estão acima do permitido pelas normas e constatou-se relação entre ruído presente na sala de aula e maior dificuldade na habilidade auditiva de ordenação temporal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100209
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000100209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620155914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.1 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579672563712