Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dassie-Leite,Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Duprat,André de Campos, Busch,Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100015
Resumo: OBJETIVO: comparar hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares. MÉTODOS: foi realizado um trabalho exploratório descritivo, com a participação de 30 cantores líricos e 30 populares, estudantes da Universidade Livre de Música. Todos responderam um questionário com 13 questões objetivas sobre hábitos vocais e utilização profissional da voz. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente RESULTADOS: cantores líricos e populares têm hábitos semelhantes de alimentação, tabagismo, etilismo e uso de drogas recreacionais. Cantores populares têm menos horas de sono/repouso ao dia, sendo esta uma diferença estatisticamente significante. Este grupo também se diferenciou dos cantores líricos por terem, em sua maioria, outro trabalho com a utilização profissional da voz falada. Também foi estatisticamente significante a maior carga horária no uso da voz cantada em líricos, bem como o maior uso de recursos considerados mitos para melhorar a voz. Cantores populares conhecem menos o trabalho fonoaudiológico junto aos profissionais da voz. Os cantores líricos aquecem a voz com maior frequência em relação aos populares, embora este segundo grupo, tenha demonstrado que este hábito tem sido adquirido. Tanto cantores líricos quanto populares não desaquecem a voz sistematicamente, depois da atividade profissional. CONCLUSÃO: Cantores líricos e populares com formação musical específica têm, em geral, hábitos de bem estar vocal semelhantes e diferenciam-se principalmente em relação à carga horária de trabalho semanal, à utilização de mitos na tentativa de melhorar a voz, ao conhecimento sobre o trabalho fonoaudiológico e à prática de aquecimento e desaquecimento vocal.
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