Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100015 |
Resumo: | OBJETIVO: comparar hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares. MÉTODOS: foi realizado um trabalho exploratório descritivo, com a participação de 30 cantores líricos e 30 populares, estudantes da Universidade Livre de Música. Todos responderam um questionário com 13 questões objetivas sobre hábitos vocais e utilização profissional da voz. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente RESULTADOS: cantores líricos e populares têm hábitos semelhantes de alimentação, tabagismo, etilismo e uso de drogas recreacionais. Cantores populares têm menos horas de sono/repouso ao dia, sendo esta uma diferença estatisticamente significante. Este grupo também se diferenciou dos cantores líricos por terem, em sua maioria, outro trabalho com a utilização profissional da voz falada. Também foi estatisticamente significante a maior carga horária no uso da voz cantada em líricos, bem como o maior uso de recursos considerados mitos para melhorar a voz. Cantores populares conhecem menos o trabalho fonoaudiológico junto aos profissionais da voz. Os cantores líricos aquecem a voz com maior frequência em relação aos populares, embora este segundo grupo, tenha demonstrado que este hábito tem sido adquirido. Tanto cantores líricos quanto populares não desaquecem a voz sistematicamente, depois da atividade profissional. CONCLUSÃO: Cantores líricos e populares com formação musical específica têm, em geral, hábitos de bem estar vocal semelhantes e diferenciam-se principalmente em relação à carga horária de trabalho semanal, à utilização de mitos na tentativa de melhorar a voz, ao conhecimento sobre o trabalho fonoaudiológico e à prática de aquecimento e desaquecimento vocal. |
id |
CEFAC-1_d2ea2c602faf5193f3ddb9cb6bd6ad7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462011000100015 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e popularesVozDistúrbios da VozHábitosMúsicaOBJETIVO: comparar hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares. MÉTODOS: foi realizado um trabalho exploratório descritivo, com a participação de 30 cantores líricos e 30 populares, estudantes da Universidade Livre de Música. Todos responderam um questionário com 13 questões objetivas sobre hábitos vocais e utilização profissional da voz. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente RESULTADOS: cantores líricos e populares têm hábitos semelhantes de alimentação, tabagismo, etilismo e uso de drogas recreacionais. Cantores populares têm menos horas de sono/repouso ao dia, sendo esta uma diferença estatisticamente significante. Este grupo também se diferenciou dos cantores líricos por terem, em sua maioria, outro trabalho com a utilização profissional da voz falada. Também foi estatisticamente significante a maior carga horária no uso da voz cantada em líricos, bem como o maior uso de recursos considerados mitos para melhorar a voz. Cantores populares conhecem menos o trabalho fonoaudiológico junto aos profissionais da voz. Os cantores líricos aquecem a voz com maior frequência em relação aos populares, embora este segundo grupo, tenha demonstrado que este hábito tem sido adquirido. Tanto cantores líricos quanto populares não desaquecem a voz sistematicamente, depois da atividade profissional. CONCLUSÃO: Cantores líricos e populares com formação musical específica têm, em geral, hábitos de bem estar vocal semelhantes e diferenciam-se principalmente em relação à carga horária de trabalho semanal, à utilização de mitos na tentativa de melhorar a voz, ao conhecimento sobre o trabalho fonoaudiológico e à prática de aquecimento e desaquecimento vocal.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100015Revista CEFAC v.13 n.1 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000118info:eu-repo/semantics/openAccessDassie-Leite,Ana PaulaDuprat,André de CamposBusch,Robertapor2011-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000100015Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-02-25T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares |
title |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares |
spellingShingle |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares Dassie-Leite,Ana Paula Voz Distúrbios da Voz Hábitos Música |
title_short |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares |
title_full |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares |
title_fullStr |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares |
title_full_unstemmed |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares |
title_sort |
Comparação de hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares |
author |
Dassie-Leite,Ana Paula |
author_facet |
Dassie-Leite,Ana Paula Duprat,André de Campos Busch,Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Duprat,André de Campos Busch,Roberta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dassie-Leite,Ana Paula Duprat,André de Campos Busch,Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Distúrbios da Voz Hábitos Música |
topic |
Voz Distúrbios da Voz Hábitos Música |
description |
OBJETIVO: comparar hábitos de bem estar vocal entre cantores líricos e populares. MÉTODOS: foi realizado um trabalho exploratório descritivo, com a participação de 30 cantores líricos e 30 populares, estudantes da Universidade Livre de Música. Todos responderam um questionário com 13 questões objetivas sobre hábitos vocais e utilização profissional da voz. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente RESULTADOS: cantores líricos e populares têm hábitos semelhantes de alimentação, tabagismo, etilismo e uso de drogas recreacionais. Cantores populares têm menos horas de sono/repouso ao dia, sendo esta uma diferença estatisticamente significante. Este grupo também se diferenciou dos cantores líricos por terem, em sua maioria, outro trabalho com a utilização profissional da voz falada. Também foi estatisticamente significante a maior carga horária no uso da voz cantada em líricos, bem como o maior uso de recursos considerados mitos para melhorar a voz. Cantores populares conhecem menos o trabalho fonoaudiológico junto aos profissionais da voz. Os cantores líricos aquecem a voz com maior frequência em relação aos populares, embora este segundo grupo, tenha demonstrado que este hábito tem sido adquirido. Tanto cantores líricos quanto populares não desaquecem a voz sistematicamente, depois da atividade profissional. CONCLUSÃO: Cantores líricos e populares com formação musical específica têm, em geral, hábitos de bem estar vocal semelhantes e diferenciam-se principalmente em relação à carga horária de trabalho semanal, à utilização de mitos na tentativa de melhorar a voz, ao conhecimento sobre o trabalho fonoaudiológico e à prática de aquecimento e desaquecimento vocal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462010005000118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.13 n.1 2011 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122575821144064 |