Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massi,Giselle
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos,Aline Romão dos, Berberian,Ana Paula, Ziesemer,Nadine de Biagi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200399
Resumo: RESUMO Objetivo: analisar o impacto que atividades dialógicas intergeracionais pode ter na percepção que crianças e adolescentes têm sobre pessoas idosas e vice-versa. Métodos: integraram a amostra da pesquisa 12 idosos e 21 crianças e adolescentes interessados em desenvolver atividades dialógicas intergeracionais. Durante oito meses, eles participaram de atividades conjuntas organizadas semanalmente em torno de atividades dialógicas orais, de leitura e de escrita, envolvendo a intergeracionalidade. Ao final deste período, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa para verificar o impacto dessas atividades sobre eles. Resultados: as respostas foram organizadas e interpretadas de acordo com a proposição metodológica da Análise de Conteúdo, resultando na formulação de sete categorias. Estas evidenciaram uma visão menos preconceituosa dos participantes frente à geração oposta. Conclusão: no tangente aos idosos, os mesmos afirmaram que as atividades os levou a relembrar o passado e ressignificar o presente, ampliando a percepção que tinham de si próprios e fortalecendo o vínculo intergeracional. Crianças e adolescentes, por sua vez, reconheceram a necessidade de ultrapassarem estereótipos negativos em torno da velhice e perceberam as possibilidades de aprendizagem que podem surgir mediante o convívio com os idosos.
id CEFAC-1_e3fbbd3f94a1f8220c7d87bd71019ab6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462016000200399
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idososEnvelhecimentoFonoaudiologiaRelação entre GeraçõesRESUMO Objetivo: analisar o impacto que atividades dialógicas intergeracionais pode ter na percepção que crianças e adolescentes têm sobre pessoas idosas e vice-versa. Métodos: integraram a amostra da pesquisa 12 idosos e 21 crianças e adolescentes interessados em desenvolver atividades dialógicas intergeracionais. Durante oito meses, eles participaram de atividades conjuntas organizadas semanalmente em torno de atividades dialógicas orais, de leitura e de escrita, envolvendo a intergeracionalidade. Ao final deste período, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa para verificar o impacto dessas atividades sobre eles. Resultados: as respostas foram organizadas e interpretadas de acordo com a proposição metodológica da Análise de Conteúdo, resultando na formulação de sete categorias. Estas evidenciaram uma visão menos preconceituosa dos participantes frente à geração oposta. Conclusão: no tangente aos idosos, os mesmos afirmaram que as atividades os levou a relembrar o passado e ressignificar o presente, ampliando a percepção que tinham de si próprios e fortalecendo o vínculo intergeracional. Crianças e adolescentes, por sua vez, reconheceram a necessidade de ultrapassarem estereótipos negativos em torno da velhice e perceberam as possibilidades de aprendizagem que podem surgir mediante o convívio com os idosos.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200399Revista CEFAC v.18 n.2 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201618223015info:eu-repo/semantics/openAccessMassi,GiselleSantos,Aline Romão dosBerberian,Ana PaulaZiesemer,Nadine de Biagipor2016-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000200399Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2016-06-03T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
title Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
spellingShingle Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
Massi,Giselle
Envelhecimento
Fonoaudiologia
Relação entre Gerações
title_short Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
title_full Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
title_fullStr Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
title_full_unstemmed Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
title_sort Impacto de atividades dialógicas intergeracionais na percepção de crianças, adolescentes e idosos
author Massi,Giselle
author_facet Massi,Giselle
Santos,Aline Romão dos
Berberian,Ana Paula
Ziesemer,Nadine de Biagi
author_role author
author2 Santos,Aline Romão dos
Berberian,Ana Paula
Ziesemer,Nadine de Biagi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massi,Giselle
Santos,Aline Romão dos
Berberian,Ana Paula
Ziesemer,Nadine de Biagi
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Fonoaudiologia
Relação entre Gerações
topic Envelhecimento
Fonoaudiologia
Relação entre Gerações
description RESUMO Objetivo: analisar o impacto que atividades dialógicas intergeracionais pode ter na percepção que crianças e adolescentes têm sobre pessoas idosas e vice-versa. Métodos: integraram a amostra da pesquisa 12 idosos e 21 crianças e adolescentes interessados em desenvolver atividades dialógicas intergeracionais. Durante oito meses, eles participaram de atividades conjuntas organizadas semanalmente em torno de atividades dialógicas orais, de leitura e de escrita, envolvendo a intergeracionalidade. Ao final deste período, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa para verificar o impacto dessas atividades sobre eles. Resultados: as respostas foram organizadas e interpretadas de acordo com a proposição metodológica da Análise de Conteúdo, resultando na formulação de sete categorias. Estas evidenciaram uma visão menos preconceituosa dos participantes frente à geração oposta. Conclusão: no tangente aos idosos, os mesmos afirmaram que as atividades os levou a relembrar o passado e ressignificar o presente, ampliando a percepção que tinham de si próprios e fortalecendo o vínculo intergeracional. Crianças e adolescentes, por sua vez, reconheceram a necessidade de ultrapassarem estereótipos negativos em torno da velhice e perceberam as possibilidades de aprendizagem que podem surgir mediante o convívio com os idosos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200399
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000200399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201618223015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.18 n.2 2016
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580862697472