Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wertzner,Haydée Fiszbein
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos,Perla Isabel dos, Pagan-Neves,Luciana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401133
Resumo: Objetivo descrever e quantificar os erros de fala de crianças com transtorno fonológico de acordo com seu desempenho no índice porcentagem de consoantes corretas-revisado e process density index, além de determinar se as crianças com diferentes graus de gravidade diferem quanto ao erro articulatório predominante na fala. Métodos foram analisadas as amostras de fala de 21 crianças com transtorno fonológico de ambos os gêneros, com idades entre 5;2 e 7;11 anos. A partir de duas provas de fonologia (nomeação de figuras e imitação de palavras) foram calculados os índices absolutos de substituição, omissão e distorção, a porcentagem de consoantes corretas-revisado e o process density index Resultados houve diferenças quanto ao tipo de erro predominante na fala indicando que a substituição foi o tipo de erro mais ocorrente. Para as crianças com maior gravidade a substituição foi o tipo de erro de fala predominante e, para aquelas com grau menor gravidade, observou-se ocorrência semelhante dos diferentes tipos de erros. Na análise da amostra total as correlações apontaram que quanto maior a ocorrência de substituição menor o número de distorção Conclusão de forma geral, a substituição foi o tipo de erro mais ocorrente. As crianças menos graves apresentaram equivalência entre os tipos de erros e as mais graves, maior ocorrência de substituições. Os índices absolutos foram efetivos e eficientes para indicar o tipo de erro mais frequente em função da gravidade do transtorno.
id CEFAC-1_e41add2b009c2a306e8f31b86886871b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000401133
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológicoLinguagem InfantilTranstornos da LinguagemTestes de LinguagemOtite MédiaAvaliação Objetivo descrever e quantificar os erros de fala de crianças com transtorno fonológico de acordo com seu desempenho no índice porcentagem de consoantes corretas-revisado e process density index, além de determinar se as crianças com diferentes graus de gravidade diferem quanto ao erro articulatório predominante na fala. Métodos foram analisadas as amostras de fala de 21 crianças com transtorno fonológico de ambos os gêneros, com idades entre 5;2 e 7;11 anos. A partir de duas provas de fonologia (nomeação de figuras e imitação de palavras) foram calculados os índices absolutos de substituição, omissão e distorção, a porcentagem de consoantes corretas-revisado e o process density index Resultados houve diferenças quanto ao tipo de erro predominante na fala indicando que a substituição foi o tipo de erro mais ocorrente. Para as crianças com maior gravidade a substituição foi o tipo de erro de fala predominante e, para aquelas com grau menor gravidade, observou-se ocorrência semelhante dos diferentes tipos de erros. Na análise da amostra total as correlações apontaram que quanto maior a ocorrência de substituição menor o número de distorção Conclusão de forma geral, a substituição foi o tipo de erro mais ocorrente. As crianças menos graves apresentaram equivalência entre os tipos de erros e as mais graves, maior ocorrência de substituições. Os índices absolutos foram efetivos e eficientes para indicar o tipo de erro mais frequente em função da gravidade do transtorno. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401133Revista CEFAC v.16 n.4 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201420812info:eu-repo/semantics/openAccessWertzner,Haydée FiszbeinSantos,Perla Isabel dosPagan-Neves,Luciana de Oliveirapor2015-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000401133Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-11-30T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
title Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
spellingShingle Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
Wertzner,Haydée Fiszbein
Linguagem Infantil
Transtornos da Linguagem
Testes de Linguagem
Otite Média
Avaliação
title_short Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
title_full Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
title_fullStr Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
title_full_unstemmed Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
title_sort Ocorrência de erros fonológicos de acordo com a gravidade em crianças com transtorno fonológico
author Wertzner,Haydée Fiszbein
author_facet Wertzner,Haydée Fiszbein
Santos,Perla Isabel dos
Pagan-Neves,Luciana de Oliveira
author_role author
author2 Santos,Perla Isabel dos
Pagan-Neves,Luciana de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wertzner,Haydée Fiszbein
Santos,Perla Isabel dos
Pagan-Neves,Luciana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Infantil
Transtornos da Linguagem
Testes de Linguagem
Otite Média
Avaliação
topic Linguagem Infantil
Transtornos da Linguagem
Testes de Linguagem
Otite Média
Avaliação
description Objetivo descrever e quantificar os erros de fala de crianças com transtorno fonológico de acordo com seu desempenho no índice porcentagem de consoantes corretas-revisado e process density index, além de determinar se as crianças com diferentes graus de gravidade diferem quanto ao erro articulatório predominante na fala. Métodos foram analisadas as amostras de fala de 21 crianças com transtorno fonológico de ambos os gêneros, com idades entre 5;2 e 7;11 anos. A partir de duas provas de fonologia (nomeação de figuras e imitação de palavras) foram calculados os índices absolutos de substituição, omissão e distorção, a porcentagem de consoantes corretas-revisado e o process density index Resultados houve diferenças quanto ao tipo de erro predominante na fala indicando que a substituição foi o tipo de erro mais ocorrente. Para as crianças com maior gravidade a substituição foi o tipo de erro de fala predominante e, para aquelas com grau menor gravidade, observou-se ocorrência semelhante dos diferentes tipos de erros. Na análise da amostra total as correlações apontaram que quanto maior a ocorrência de substituição menor o número de distorção Conclusão de forma geral, a substituição foi o tipo de erro mais ocorrente. As crianças menos graves apresentaram equivalência entre os tipos de erros e as mais graves, maior ocorrência de substituições. Os índices absolutos foram efetivos e eficientes para indicar o tipo de erro mais frequente em função da gravidade do transtorno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401133
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201420812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.4 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579226918912