Correlatos entre o perfil comunicativo e adaptação sócio-comunicativa no espectro autístico
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600013 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar se há correlações significativas entre os dados referentes ao perfil funcional da comunicação e os dados da adaptação sócio-comunicativa obtidos por meio de entrevistas individuais com os pais e as terapeutas de crianças com Distúrbios do Espectro Autístico. MÉTODOS: foram sujeitos deste estudo 48 crianças, com diagnóstico clínico incluído no espectro autístico com os quais foram coletados os dados para a determinação do perfil funcional da comunicação por meio de situação lúdica, buscando a espontaneidade comunicativa. Participaram ainda, os responsáveis, legais e pelo atendimento fonoaudiológico especializado, das 48 crianças, ou seja, 46 mães e dois pais e 15 terapeutas, respondendo individualmente a um questionário sobre o relacionamento social das crianças citadas. RESULTADOS: pode-se observar que os resultados referentes à adaptação sócio-comunicativa obtida a partir de entrevistas com terapeutas e pais apresentaram correlações significativas com o perfil funcional da comunicação. De forma geral, o estudo das correlações entre os aspectos do perfil comunicativo e da adaptação sócio-comunicativa não apresentou um grande número de correlações, sendo este número ainda menor quando os pais foram os informantes, demonstrando a interdependência das áreas estudas. CONCLUSÃO: uma das maiores evidências deste trabalho é que mesmo que as crianças do espectro autístico apresentem um desenvolvimento deficitário das habilidades de linguagem, cognição e socialização, ainda assim elas são capazes de extrair pistas lingüísticas e não-lingüísticas do meio comunicativo, e utilizá-las de forma contextual em sua vida social, associando-as com os ganhos na linguagem e no desempenho sócio-cognitivo. |
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Correlatos entre o perfil comunicativo e adaptação sócio-comunicativa no espectro autísticoLinguagem InfantilSocializaçãoComunicaçãoTranstorno AutísticoOBJETIVO: verificar se há correlações significativas entre os dados referentes ao perfil funcional da comunicação e os dados da adaptação sócio-comunicativa obtidos por meio de entrevistas individuais com os pais e as terapeutas de crianças com Distúrbios do Espectro Autístico. MÉTODOS: foram sujeitos deste estudo 48 crianças, com diagnóstico clínico incluído no espectro autístico com os quais foram coletados os dados para a determinação do perfil funcional da comunicação por meio de situação lúdica, buscando a espontaneidade comunicativa. Participaram ainda, os responsáveis, legais e pelo atendimento fonoaudiológico especializado, das 48 crianças, ou seja, 46 mães e dois pais e 15 terapeutas, respondendo individualmente a um questionário sobre o relacionamento social das crianças citadas. RESULTADOS: pode-se observar que os resultados referentes à adaptação sócio-comunicativa obtida a partir de entrevistas com terapeutas e pais apresentaram correlações significativas com o perfil funcional da comunicação. De forma geral, o estudo das correlações entre os aspectos do perfil comunicativo e da adaptação sócio-comunicativa não apresentou um grande número de correlações, sendo este número ainda menor quando os pais foram os informantes, demonstrando a interdependência das áreas estudas. CONCLUSÃO: uma das maiores evidências deste trabalho é que mesmo que as crianças do espectro autístico apresentem um desenvolvimento deficitário das habilidades de linguagem, cognição e socialização, ainda assim elas são capazes de extrair pistas lingüísticas e não-lingüísticas do meio comunicativo, e utilizá-las de forma contextual em sua vida social, associando-as com os ganhos na linguagem e no desempenho sócio-cognitivo.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600013Revista CEFAC v.11 suppl.2 2009reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462009005000025info:eu-repo/semantics/openAccessSousa-Morato,Priscilla FariaFernandes,Fernanda Dreux Mirandapor2009-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462009000600013Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2009-08-31T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
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