Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deuschle-Araújo,Vanessa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Ana Paula Ramos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400011
Resumo: OBJETIVO: comparar o desempenho na produção textual e a compreensão leitora de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental, com e sem queixa de dificuldades de linguagem escrita, relacionando-as às práticas de letramento experenciadas por esses estudantes. MÉTODOS: foram avaliados 21 pré-adolescentes, de quarta e quinta série de duas escolas públicas, com queixa de dificuldade de linguagem escrita e 21 controles da mesma sala de aula, quanto à produção textual, compreensão textual e práticas de letramento. As produções textuais foram avaliadas segundo o protocolo de níveis textuais. RESULTADOS: não há diferença estatística entre os grupos de estudo e controle, em ambas as séries, na habilidade de compreensão textual. Em relação à produção textual, na quarta série os itens que apresentaram diferença estatística foram: situacionalidade, aceitabilidade, repetição, progressão e intencionalidade. Já na quinta série, os itens alterados foram a aceitabilidade e a progressão. Todos os sujeitos apresentaram práticas de letramento insuficientes. CONCLUSÕES: houve diferença estatística entre o grupo controle e de estudo em algumas categorias textuais, sobretudo, aceitabilidade e progressão. De um modo geral, ambos os grupos apresentaram desempenhos textuais abaixo do esperado para sua escolaridade, fato que parece estar relacionado a práticas de letramento insuficientes, tanto na escola como no ambiente familiar.
id CEFAC-1_ffc8dc39d9df6f9935fc4dbb07093225
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462010000400011
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escritaTranstornos de AprendizagemLeituraDistúrbios de AprendizagemOBJETIVO: comparar o desempenho na produção textual e a compreensão leitora de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental, com e sem queixa de dificuldades de linguagem escrita, relacionando-as às práticas de letramento experenciadas por esses estudantes. MÉTODOS: foram avaliados 21 pré-adolescentes, de quarta e quinta série de duas escolas públicas, com queixa de dificuldade de linguagem escrita e 21 controles da mesma sala de aula, quanto à produção textual, compreensão textual e práticas de letramento. As produções textuais foram avaliadas segundo o protocolo de níveis textuais. RESULTADOS: não há diferença estatística entre os grupos de estudo e controle, em ambas as séries, na habilidade de compreensão textual. Em relação à produção textual, na quarta série os itens que apresentaram diferença estatística foram: situacionalidade, aceitabilidade, repetição, progressão e intencionalidade. Já na quinta série, os itens alterados foram a aceitabilidade e a progressão. Todos os sujeitos apresentaram práticas de letramento insuficientes. CONCLUSÕES: houve diferença estatística entre o grupo controle e de estudo em algumas categorias textuais, sobretudo, aceitabilidade e progressão. De um modo geral, ambos os grupos apresentaram desempenhos textuais abaixo do esperado para sua escolaridade, fato que parece estar relacionado a práticas de letramento insuficientes, tanto na escola como no ambiente familiar.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400011Revista CEFAC v.12 n.4 2010reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000092info:eu-repo/semantics/openAccessDeuschle-Araújo,VanessaSouza,Ana Paula Ramos depor2010-08-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462010000400011Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2010-08-26T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
title Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
spellingShingle Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
Deuschle-Araújo,Vanessa
Transtornos de Aprendizagem
Leitura
Distúrbios de Aprendizagem
title_short Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
title_full Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
title_fullStr Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
title_full_unstemmed Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
title_sort Análise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escrita
author Deuschle-Araújo,Vanessa
author_facet Deuschle-Araújo,Vanessa
Souza,Ana Paula Ramos de
author_role author
author2 Souza,Ana Paula Ramos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deuschle-Araújo,Vanessa
Souza,Ana Paula Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos de Aprendizagem
Leitura
Distúrbios de Aprendizagem
topic Transtornos de Aprendizagem
Leitura
Distúrbios de Aprendizagem
description OBJETIVO: comparar o desempenho na produção textual e a compreensão leitora de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental, com e sem queixa de dificuldades de linguagem escrita, relacionando-as às práticas de letramento experenciadas por esses estudantes. MÉTODOS: foram avaliados 21 pré-adolescentes, de quarta e quinta série de duas escolas públicas, com queixa de dificuldade de linguagem escrita e 21 controles da mesma sala de aula, quanto à produção textual, compreensão textual e práticas de letramento. As produções textuais foram avaliadas segundo o protocolo de níveis textuais. RESULTADOS: não há diferença estatística entre os grupos de estudo e controle, em ambas as séries, na habilidade de compreensão textual. Em relação à produção textual, na quarta série os itens que apresentaram diferença estatística foram: situacionalidade, aceitabilidade, repetição, progressão e intencionalidade. Já na quinta série, os itens alterados foram a aceitabilidade e a progressão. Todos os sujeitos apresentaram práticas de letramento insuficientes. CONCLUSÕES: houve diferença estatística entre o grupo controle e de estudo em algumas categorias textuais, sobretudo, aceitabilidade e progressão. De um modo geral, ambos os grupos apresentaram desempenhos textuais abaixo do esperado para sua escolaridade, fato que parece estar relacionado a práticas de letramento insuficientes, tanto na escola como no ambiente familiar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.12 n.4 2010
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575442608128