Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361 |
Resumo: | O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. A investigação revelou forte presença da avaliação de larga escala e a diversificação da oferta escolar. Constatou que 88% dos alunos estão em escolas de ensino regular de um turno e 12% em escolas de ensino médio profissional de tempo integral. As condições de ensino-aprendizagem entre esses dois tipos de oferta são diferenciadas e agravadas nas chamadas “extensões rurais” ou anexos, onde estudam 11% dos alunos. Tal situação tem contribuído para uma diversificação da oferta marcada por elementos de iniquidade. |
id |
CENPEC-1_09b9c42618db39c4cc4a5a0693a78e83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/361 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educaçãoSecondary education in the state of Ceará: equality versus quality in the implementation of the right to educationEnseñanza media en el estado brasileño de Ceará: la igualdad frente a la calidad en la implementación del derecho a la educaciónCeará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta.Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer.Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta.O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. A investigação revelou forte presença da avaliação de larga escala e a diversificação da oferta escolar. Constatou que 88% dos alunos estão em escolas de ensino regular de um turno e 12% em escolas de ensino médio profissional de tempo integral. As condições de ensino-aprendizagem entre esses dois tipos de oferta são diferenciadas e agravadas nas chamadas “extensões rurais” ou anexos, onde estudam 11% dos alunos. Tal situação tem contribuído para uma diversificação da oferta marcada por elementos de iniquidade.This article analyzes the process of implementation of educational policies to promote quality and equity in youth education, and how schools assimilated and incorporated these policies. It summarizes results of a study with a sample of six secondary schools in three cities (Fortaleza, Canindé and Paraipaba) in the State of Ceará, using quantitative and qualitative methods which include the analysis of indicators, literature review, document analysis and field research. Results showed a strong presence of large-scale assessment, as well as diversity in education offer. We found that 88% of students attend regular part-time schools, while 12% attend vocational full-time schools. Teaching-learning conditions vary between these two types of education offer and this differentiation is more dramatic in the so-called "rural extensions" or annexes, which are attended by 11% of the students. This situation has contributed to a secondary education offer diversification marked by inequality factors. In the schools visited, we found a very positive school environment regarding teachers, students and the management, the last being strongly engaged in the pursuit of good results.Este artículo analiza el proceso de implementación de las políticas educacionales y la asimilación e incorporación de dichas políticas por parte de las escuelas con vistas a promover la calidad y la equidad educacional en la formación de los estudiantes. Sintetiza resultados de una investigación desarrollada a partir de un muestreo de seis escuelas de enseñanza media, ubicadas en tres municipios del estado brasileño de Ceará, mediante la realización de estudios de naturaleza cuanticualitativa, incluyendo análisis de indicadores, revisión de literatura, análisis documental e investigación de campo. Dicha investigación reveló una fuerte presencia de la evaluación a gran escala y la diversificación de la oferta escolar. Constató que el 88 % de los alumnos están en escuelas de enseñanza regular de un turno y el 12 % en escuelas de formación profesional a tiempo completo. Las condiciones de enseñanza-aprendizaje entre estos dos tipos de oferta se diferencian y agravan en las llamadas "extensiones rurales" o anejos, donde estudian el 11 % de los estudiantes. Esta situación viene contribuyendo a una diversificación de la oferta marcada por elementos de iniquidad.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaVieira, Sofia LercheVidal, Eloísa Maia2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/36110.18676/cadernoscenpec.v6i2.361Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino MédioCadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v6i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361/356Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T16:36:21Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/361Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T16:36:21Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação Secondary education in the state of Ceará: equality versus quality in the implementation of the right to education Enseñanza media en el estado brasileño de Ceará: la igualdad frente a la calidad en la implementación del derecho a la educación |
title |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação |
spellingShingle |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação Vieira, Sofia Lerche Ceará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta. Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer. Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta. |
title_short |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação |
title_full |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação |
title_fullStr |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação |
title_full_unstemmed |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação |
title_sort |
Ensino médio no Ceará: igualdade versus qualidade na implementação do direito à educação |
author |
Vieira, Sofia Lerche |
author_facet |
Vieira, Sofia Lerche Vidal, Eloísa Maia |
author_role |
author |
author2 |
Vidal, Eloísa Maia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Sofia Lerche Vidal, Eloísa Maia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ceará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta. Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer. Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta. |
topic |
Ceará. Ensino médio. Desigualdades socioespaciais. Diversificação da oferta. Ceará. Secondary education. Socio-spatial inequalities. Diversity in education offer. Ceará. Enseñanza media. Desigualdades socioespaciales. Diversificación de la oferta. |
description |
O artigo analisa o processo de implementação das políticas educacionais e a assimilação e incorporação destas pelas escolas visando promover a qualidade e a equidade educacional na formação dos estudantes. Sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida em uma amostra de seis escolas de ensino médio, localizadas em três municípios do Ceará, mediante a realização de estudos de natureza quanti-qualitativa, incluindo análise de indicadores, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. A investigação revelou forte presença da avaliação de larga escala e a diversificação da oferta escolar. Constatou que 88% dos alunos estão em escolas de ensino regular de um turno e 12% em escolas de ensino médio profissional de tempo integral. As condições de ensino-aprendizagem entre esses dois tipos de oferta são diferenciadas e agravadas nas chamadas “extensões rurais” ou anexos, onde estudam 11% dos alunos. Tal situação tem contribuído para uma diversificação da oferta marcada por elementos de iniquidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361 10.18676/cadernoscenpec.v6i2.361 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v6i2.361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/361/356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio Cadernos Cenpec; v. 6, n. 2 (2016): Políticas de Ensino Médio 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v6i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072148541440 |