Editorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386 |
Resumo: | Educação matemática é o tema do especial deste número da Cadernos Cenpec. A aprendizagem da matemática é um grande desafio para o país: na edição da Prova Brasil de 2015, apenas 39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas no 5º ano e 14% no 9º ano. Os artigos aqui reunidos lançam luzes sobre o ensino dessa disciplina: englobam levantamentos de pesquisas produzidas na área, propostas para o currículo escolar, pesquisas com foco em professores e equipe pedagógica e formação inicial e continuada de educadores. No primeiro artigo, “Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática”, Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai e Kely Fabrícia Pereira Nogueira analisam as dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática produzidas entre 2001 e 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As autoras traçaram uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as pesquisas que se baseiam na prática do próprio pesquisador e na colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. Elas indicam que, apesar de o termo “própria prática” estar presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração. |
id |
CENPEC-1_290ff6739438f81a1ea7562602b69832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/386 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EditorialEducação; Ciências Sociais; CulturaEducação matemática é o tema do especial deste número da Cadernos Cenpec. A aprendizagem da matemática é um grande desafio para o país: na edição da Prova Brasil de 2015, apenas 39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas no 5º ano e 14% no 9º ano. Os artigos aqui reunidos lançam luzes sobre o ensino dessa disciplina: englobam levantamentos de pesquisas produzidas na área, propostas para o currículo escolar, pesquisas com foco em professores e equipe pedagógica e formação inicial e continuada de educadores. No primeiro artigo, “Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática”, Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai e Kely Fabrícia Pereira Nogueira analisam as dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática produzidas entre 2001 e 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As autoras traçaram uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as pesquisas que se baseiam na prática do próprio pesquisador e na colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. Elas indicam que, apesar de o termo “própria prática” estar presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBuarque de Gusmão, JoanaSouza de Alencar, Edvonete2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/38610.18676/cadernoscenpec.v8i1.386Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386/385Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T17:50:07Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/386Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T17:50:07Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial |
title |
Editorial |
spellingShingle |
Editorial Buarque de Gusmão, Joana Educação; Ciências Sociais; Cultura |
title_short |
Editorial |
title_full |
Editorial |
title_fullStr |
Editorial |
title_full_unstemmed |
Editorial |
title_sort |
Editorial |
author |
Buarque de Gusmão, Joana |
author_facet |
Buarque de Gusmão, Joana Souza de Alencar, Edvonete |
author_role |
author |
author2 |
Souza de Alencar, Edvonete |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buarque de Gusmão, Joana Souza de Alencar, Edvonete |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Sociais; Cultura |
topic |
Educação; Ciências Sociais; Cultura |
description |
Educação matemática é o tema do especial deste número da Cadernos Cenpec. A aprendizagem da matemática é um grande desafio para o país: na edição da Prova Brasil de 2015, apenas 39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas no 5º ano e 14% no 9º ano. Os artigos aqui reunidos lançam luzes sobre o ensino dessa disciplina: englobam levantamentos de pesquisas produzidas na área, propostas para o currículo escolar, pesquisas com foco em professores e equipe pedagógica e formação inicial e continuada de educadores. No primeiro artigo, “Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática”, Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai e Kely Fabrícia Pereira Nogueira analisam as dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática produzidas entre 2001 e 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As autoras traçaram uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as pesquisas que se baseiam na prática do próprio pesquisador e na colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. Elas indicam que, apesar de o termo “própria prática” estar presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.386 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386/385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v8i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072119181312 |