Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buarque de Gusmão, Joana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza de Alencar, Edvonete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386
Resumo: Educação matemática é o tema do especial deste número da Cadernos Cenpec. A aprendizagem da matemática é um grande desafio para o país: na edição da Prova Brasil de 2015, apenas 39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas no 5º ano e 14% no 9º ano. Os artigos aqui reunidos lançam luzes sobre o ensino dessa disciplina: englobam levantamentos de pesquisas produzidas na área, propostas para o currículo escolar, pesquisas com foco em professores e equipe pedagógica e formação inicial e continuada de educadores. No primeiro artigo, “Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática”, Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai e Kely Fabrícia Pereira Nogueira analisam as dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática produzidas entre 2001 e 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As autoras traçaram uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as pesquisas que se baseiam na prática do próprio pesquisador e na colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. Elas indicam que, apesar de o termo “própria prática” estar presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.
id CENPEC-1_290ff6739438f81a1ea7562602b69832
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/386
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling EditorialEducação; Ciências Sociais; CulturaEducação matemática é o tema do especial deste número da Cadernos Cenpec. A aprendizagem da matemática é um grande desafio para o país: na edição da Prova Brasil de 2015, apenas 39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas no 5º ano e 14% no 9º ano. Os artigos aqui reunidos lançam luzes sobre o ensino dessa disciplina: englobam levantamentos de pesquisas produzidas na área, propostas para o currículo escolar, pesquisas com foco em professores e equipe pedagógica e formação inicial e continuada de educadores. No primeiro artigo, “Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática”, Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai e Kely Fabrícia Pereira Nogueira analisam as dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática produzidas entre 2001 e 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As autoras traçaram uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as pesquisas que se baseiam na prática do próprio pesquisador e na colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. Elas indicam que, apesar de o termo “própria prática” estar presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBuarque de Gusmão, JoanaSouza de Alencar, Edvonete2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/38610.18676/cadernoscenpec.v8i1.386Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386/385Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T17:50:07Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/386Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-08-16T17:50:07Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Buarque de Gusmão, Joana
Educação; Ciências Sociais; Cultura
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Buarque de Gusmão, Joana
author_facet Buarque de Gusmão, Joana
Souza de Alencar, Edvonete
author_role author
author2 Souza de Alencar, Edvonete
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Buarque de Gusmão, Joana
Souza de Alencar, Edvonete
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Sociais; Cultura
topic Educação; Ciências Sociais; Cultura
description Educação matemática é o tema do especial deste número da Cadernos Cenpec. A aprendizagem da matemática é um grande desafio para o país: na edição da Prova Brasil de 2015, apenas 39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas no 5º ano e 14% no 9º ano. Os artigos aqui reunidos lançam luzes sobre o ensino dessa disciplina: englobam levantamentos de pesquisas produzidas na área, propostas para o currículo escolar, pesquisas com foco em professores e equipe pedagógica e formação inicial e continuada de educadores. No primeiro artigo, “Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática”, Patrícia Sandalo Pereira, Edinalva Teixeira da Cruz Sakai e Kely Fabrícia Pereira Nogueira analisam as dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática produzidas entre 2001 e 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As autoras traçaram uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as pesquisas que se baseiam na prática do próprio pesquisador e na colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. Elas indicam que, apesar de o termo “própria prática” estar presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.386
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/386/385
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v8i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072119181312