Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barolli, Elisabeth
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aoki, Edna, Barretto, Luiz Cláudio, Nery, Alfredina, Cabrini, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193
Resumo: Este texto apresenta o percurso e os resultados de um projeto de assessoria realizado pelo Cenpec em uma escola pública municipal localizada no bairro de Heliópolis, no município de São Paulo, cujo Projeto Político Pedagógico prevê a construção de relações próximas com a comunidade, entendendo que a escola pode exercer um papel de transformação social. Orientados por essa diretriz e visando sanar as consequências mais imediatas do absenteísmo docente – como a necessidade de dispensar os alunos –, a escola passou por uma grande transformação em sua organização interna, adotando como modelo a Escola da Ponte, de Portugal. Os alunos não precisavam ser dispensados, mas surgiu um novo desafio: desenvolver profissionalmente os professores para que eles pudessem ensinar nas novas condições. O Cenpec foi chamado a intervir nesse contexto e, após diagnosticar possibilidades e restrições, optou-se por um trabalho com os professores que viesse a explicitar as expectativas de aprendizagem e a construção de roteiros de leitura.
id CENPEC-1_29cb6a92d0c869079a5d5d7adfdba6a5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/193
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógicaProject Heliópolis: explaining learning expectations and building reading scripts in the context of educational innovationEducaçãoEscola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura.EducationEscola da Ponte. Learning expectations. Reading scriptsEste texto apresenta o percurso e os resultados de um projeto de assessoria realizado pelo Cenpec em uma escola pública municipal localizada no bairro de Heliópolis, no município de São Paulo, cujo Projeto Político Pedagógico prevê a construção de relações próximas com a comunidade, entendendo que a escola pode exercer um papel de transformação social. Orientados por essa diretriz e visando sanar as consequências mais imediatas do absenteísmo docente – como a necessidade de dispensar os alunos –, a escola passou por uma grande transformação em sua organização interna, adotando como modelo a Escola da Ponte, de Portugal. Os alunos não precisavam ser dispensados, mas surgiu um novo desafio: desenvolver profissionalmente os professores para que eles pudessem ensinar nas novas condições. O Cenpec foi chamado a intervir nesse contexto e, após diagnosticar possibilidades e restrições, optou-se por um trabalho com os professores que viesse a explicitar as expectativas de aprendizagem e a construção de roteiros de leitura.This text discusses the background and results of an advising project executed by Cenpec at a municipal public school located in the Heliópolis district, in the municipality of São Paulo, whose Educational Policy Project established construction of close community relations, understanding that the school can play a role as an agent of social change. Using this guideline and in an effort to resolve the more immediate consequences of faculty absenteeism - such as the need to send students home – the school underwent a huge overhaul of its internal organization, adopting the Escola da Ponte of Portugal as a model. Students no longer needed to be sent home, but there was a new challenge: professionally train teachers so that they could teach under new conditions. Cenpec was called on to intervene in this context and, afterdiagnosing possibilities and limitations, it chose a project that would outline expectations for teachers regarding learning and construction of reading scripts.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBarolli, ElisabethAoki, EdnaBarretto, Luiz CláudioNery, AlfredinaCabrini, Conceição2013-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/19310.18676/cadernoscenpec.v2i2.193Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e DiversidadeCadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193/221info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:17:18Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/193Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:17:18Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
Project Heliópolis: explaining learning expectations and building reading scripts in the context of educational innovation

title Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
spellingShingle Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
Barolli, Elisabeth
Educação
Escola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura.
Education
Escola da Ponte. Learning expectations. Reading scripts
title_short Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
title_full Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
title_fullStr Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
title_full_unstemmed Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
title_sort Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
author Barolli, Elisabeth
author_facet Barolli, Elisabeth
Aoki, Edna
Barretto, Luiz Cláudio
Nery, Alfredina
Cabrini, Conceição
author_role author
author2 Aoki, Edna
Barretto, Luiz Cláudio
Nery, Alfredina
Cabrini, Conceição
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Barolli, Elisabeth
Aoki, Edna
Barretto, Luiz Cláudio
Nery, Alfredina
Cabrini, Conceição
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura.
Education
Escola da Ponte. Learning expectations. Reading scripts
topic Educação
Escola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura.
Education
Escola da Ponte. Learning expectations. Reading scripts
description Este texto apresenta o percurso e os resultados de um projeto de assessoria realizado pelo Cenpec em uma escola pública municipal localizada no bairro de Heliópolis, no município de São Paulo, cujo Projeto Político Pedagógico prevê a construção de relações próximas com a comunidade, entendendo que a escola pode exercer um papel de transformação social. Orientados por essa diretriz e visando sanar as consequências mais imediatas do absenteísmo docente – como a necessidade de dispensar os alunos –, a escola passou por uma grande transformação em sua organização interna, adotando como modelo a Escola da Ponte, de Portugal. Os alunos não precisavam ser dispensados, mas surgiu um novo desafio: desenvolver profissionalmente os professores para que eles pudessem ensinar nas novas condições. O Cenpec foi chamado a intervir nesse contexto e, após diagnosticar possibilidades e restrições, optou-se por um trabalho com os professores que viesse a explicitar as expectativas de aprendizagem e a construção de roteiros de leitura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193
10.18676/cadernoscenpec.v2i2.193
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v2i2.193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193/221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade
Cadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v2i2
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072642420736