Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193 |
Resumo: | Este texto apresenta o percurso e os resultados de um projeto de assessoria realizado pelo Cenpec em uma escola pública municipal localizada no bairro de Heliópolis, no município de São Paulo, cujo Projeto Político Pedagógico prevê a construção de relações próximas com a comunidade, entendendo que a escola pode exercer um papel de transformação social. Orientados por essa diretriz e visando sanar as consequências mais imediatas do absenteísmo docente – como a necessidade de dispensar os alunos –, a escola passou por uma grande transformação em sua organização interna, adotando como modelo a Escola da Ponte, de Portugal. Os alunos não precisavam ser dispensados, mas surgiu um novo desafio: desenvolver profissionalmente os professores para que eles pudessem ensinar nas novas condições. O Cenpec foi chamado a intervir nesse contexto e, após diagnosticar possibilidades e restrições, optou-se por um trabalho com os professores que viesse a explicitar as expectativas de aprendizagem e a construção de roteiros de leitura. |
id |
CENPEC-1_29cb6a92d0c869079a5d5d7adfdba6a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/193 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógicaProject Heliópolis: explaining learning expectations and building reading scripts in the context of educational innovationEducaçãoEscola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura.EducationEscola da Ponte. Learning expectations. Reading scriptsEste texto apresenta o percurso e os resultados de um projeto de assessoria realizado pelo Cenpec em uma escola pública municipal localizada no bairro de Heliópolis, no município de São Paulo, cujo Projeto Político Pedagógico prevê a construção de relações próximas com a comunidade, entendendo que a escola pode exercer um papel de transformação social. Orientados por essa diretriz e visando sanar as consequências mais imediatas do absenteísmo docente – como a necessidade de dispensar os alunos –, a escola passou por uma grande transformação em sua organização interna, adotando como modelo a Escola da Ponte, de Portugal. Os alunos não precisavam ser dispensados, mas surgiu um novo desafio: desenvolver profissionalmente os professores para que eles pudessem ensinar nas novas condições. O Cenpec foi chamado a intervir nesse contexto e, após diagnosticar possibilidades e restrições, optou-se por um trabalho com os professores que viesse a explicitar as expectativas de aprendizagem e a construção de roteiros de leitura.This text discusses the background and results of an advising project executed by Cenpec at a municipal public school located in the Heliópolis district, in the municipality of São Paulo, whose Educational Policy Project established construction of close community relations, understanding that the school can play a role as an agent of social change. Using this guideline and in an effort to resolve the more immediate consequences of faculty absenteeism - such as the need to send students home – the school underwent a huge overhaul of its internal organization, adopting the Escola da Ponte of Portugal as a model. Students no longer needed to be sent home, but there was a new challenge: professionally train teachers so that they could teach under new conditions. Cenpec was called on to intervene in this context and, afterdiagnosing possibilities and limitations, it chose a project that would outline expectations for teachers regarding learning and construction of reading scripts.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBarolli, ElisabethAoki, EdnaBarretto, Luiz CláudioNery, AlfredinaCabrini, Conceição2013-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/19310.18676/cadernoscenpec.v2i2.193Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e DiversidadeCadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193/221info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:17:18Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/193Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:17:18Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica Project Heliópolis: explaining learning expectations and building reading scripts in the context of educational innovation |
title |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica |
spellingShingle |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica Barolli, Elisabeth Educação Escola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura. Education Escola da Ponte. Learning expectations. Reading scripts |
title_short |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica |
title_full |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica |
title_fullStr |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica |
title_sort |
Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica |
author |
Barolli, Elisabeth |
author_facet |
Barolli, Elisabeth Aoki, Edna Barretto, Luiz Cláudio Nery, Alfredina Cabrini, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Aoki, Edna Barretto, Luiz Cláudio Nery, Alfredina Cabrini, Conceição |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barolli, Elisabeth Aoki, Edna Barretto, Luiz Cláudio Nery, Alfredina Cabrini, Conceição |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura. Education Escola da Ponte. Learning expectations. Reading scripts |
topic |
Educação Escola da Ponte. Expectativas de aprendizagem. Roteiros de leitura. Education Escola da Ponte. Learning expectations. Reading scripts |
description |
Este texto apresenta o percurso e os resultados de um projeto de assessoria realizado pelo Cenpec em uma escola pública municipal localizada no bairro de Heliópolis, no município de São Paulo, cujo Projeto Político Pedagógico prevê a construção de relações próximas com a comunidade, entendendo que a escola pode exercer um papel de transformação social. Orientados por essa diretriz e visando sanar as consequências mais imediatas do absenteísmo docente – como a necessidade de dispensar os alunos –, a escola passou por uma grande transformação em sua organização interna, adotando como modelo a Escola da Ponte, de Portugal. Os alunos não precisavam ser dispensados, mas surgiu um novo desafio: desenvolver profissionalmente os professores para que eles pudessem ensinar nas novas condições. O Cenpec foi chamado a intervir nesse contexto e, após diagnosticar possibilidades e restrições, optou-se por um trabalho com os professores que viesse a explicitar as expectativas de aprendizagem e a construção de roteiros de leitura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193 10.18676/cadernoscenpec.v2i2.193 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v2i2.193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/193/221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade Cadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v2i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072642420736 |