Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alavarse, Ocimar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206
Resumo: No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas.
id CENPEC-1_42ad4c6159289c5eefbd025cc2ff0b2b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/206
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultadosEducational evaluation challenges: teaching and learning as evaluation subjects for equality in resultsEducação. Avaliação.Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa.Education. Evaluation.Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation.No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas.The article starts from the educational evaluation's political-pedagogical density, one of the school's indelible marks and articulated with educational policies, especially when we verify how disseminated external evaluations are. To understand its challenges it is taken into account at first the existence of a teaching paradox, since the teachers -- professional evaluators -- haven't received training to perform such activity. It stands now in bold relief an association between school tasks and evaluation results, mainly from external evaluations, which are rendered problematic, on the one hand by the conception of quality itself and its nexus with evaluation, broached then in its conceptual delimitation, composition and implications. It concludes with the perspective of the evaluation as a point of support for a successfull learning process for all, making it possible a dialogue between external and internal evaluations.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAlavarse, Ocimar2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/20610.18676/cadernoscenpec.v3i1.206Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como EquidadeCadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206/237info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:07:25Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/206Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:07:25Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
Educational evaluation challenges: teaching and learning as evaluation subjects for equality in results

title Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
spellingShingle Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
Alavarse, Ocimar
Educação. Avaliação.
Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa.
Education. Evaluation.
Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation.
title_short Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
title_full Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
title_fullStr Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
title_full_unstemmed Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
title_sort Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
author Alavarse, Ocimar
author_facet Alavarse, Ocimar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Alavarse, Ocimar
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Avaliação.
Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa.
Education. Evaluation.
Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation.
topic Educação. Avaliação.
Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa.
Education. Evaluation.
Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation.
description No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206
10.18676/cadernoscenpec.v3i1.206
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i1.206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206/237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072629837824