Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206 |
Resumo: | No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas. |
id |
CENPEC-1_42ad4c6159289c5eefbd025cc2ff0b2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/206 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultadosEducational evaluation challenges: teaching and learning as evaluation subjects for equality in resultsEducação. Avaliação.Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa.Education. Evaluation.Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation.No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas.The article starts from the educational evaluation's political-pedagogical density, one of the school's indelible marks and articulated with educational policies, especially when we verify how disseminated external evaluations are. To understand its challenges it is taken into account at first the existence of a teaching paradox, since the teachers -- professional evaluators -- haven't received training to perform such activity. It stands now in bold relief an association between school tasks and evaluation results, mainly from external evaluations, which are rendered problematic, on the one hand by the conception of quality itself and its nexus with evaluation, broached then in its conceptual delimitation, composition and implications. It concludes with the perspective of the evaluation as a point of support for a successfull learning process for all, making it possible a dialogue between external and internal evaluations.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAlavarse, Ocimar2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/20610.18676/cadernoscenpec.v3i1.206Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como EquidadeCadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206/237info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:07:25Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/206Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:07:25Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados Educational evaluation challenges: teaching and learning as evaluation subjects for equality in results |
title |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados |
spellingShingle |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados Alavarse, Ocimar Educação. Avaliação. Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa. Education. Evaluation. Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation. |
title_short |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados |
title_full |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados |
title_fullStr |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados |
title_full_unstemmed |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados |
title_sort |
Desafios da avaliação educacional: ensino e aprendizagem como objetos de avaliação para a igualdade de resultados |
author |
Alavarse, Ocimar |
author_facet |
Alavarse, Ocimar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alavarse, Ocimar |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Avaliação. Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa. Education. Evaluation. Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation. |
topic |
Educação. Avaliação. Avaliação educacional. Avaliação da aprendizagem. Avaliação externa. Education. Evaluation. Educational evaluation. Apprenticeship evaluation. External evaluation. |
description |
No artigo parte-se da densidade político-pedagógica da avaliação educacional, uma das marcas indeléveis da escola e articulada às políticas educacionais, especialmente quando constatamos a disseminação das avaliações externas. Para compreender seus desafios, considera-se, inicialmente, que há um paradoxo docente, pois os professores, avaliadores profissionais, não recebem formação para tal atividade. Destaca-se, atualmente, uma associação entre qualidade do trabalho escolar e resultados de avaliação, notadamente das avaliações externas, o que é problematizado, por um lado, pela própria conceituação de qualidade e seus nexos com a avaliação, então, abordada em sua delimitação conceitual, composição e implicações. Conclui-se com a perspectiva da avaliação, tomando o ensino e a aprendizagem como seus objetos, ser ponto de apoio para uma escolarização de sucesso para todos, com a possibilidade de diálogo entre avaliações externas e internas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206 10.18676/cadernoscenpec.v3i1.206 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v3i1.206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/206/237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade Cadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v3i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072629837824 |