Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Lúcia Helena Alvarez, Gomes, Mariana Marilack
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/383
Resumo: Até o ano de 2016, o Programa Mais Educação (PME) subsidiava o desenvolvimento de atividades de educação integral nos estados e municípios brasileiros. Considerando-se a quase uma década de vigência do Programa e a proposição, em 2014, da meta de atendimento de 50% das escolas públicas e de 25% de seus estudantes em tempo integral no Brasil no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), objetiva-se apresentar neste artigo um retrato da incidência do PME nas escolas públicas estaduais e municipais de ensino fundamental do estado de Minas Gerais no primeiro ano de vigência do PNE. Embora tenha alcançado êxito no que tange à ampliação de atendimento em oito dos seus nove anos de vigência, observa-se atualmente uma queda nas matrículas na educação integral. Uma realidade que pode se agravar a partir da reformulação do Programa, que passou, em 2016, a denominar-se Novo Mais Educação (PNME).Palavras-chaveEducação integral. Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação. Plano Nacional de Educação. The More Education Program and the PNE: The Representative Case of Minas GeraisAbstractUntil 2016, the More Education Program (Programa Mais Educação - PME) supported full-time education activities in Brazilian states and municipalities. The program has been in place for nearly a decade and, in 2014, the National Education Plan (PNE 2014-2024) proposed to make fulltime education available for 50% of public schools and 25% of their students in Brazil. In the light of these facts, the present article aims to present a portrait of the PME’s incidence in public state and municipal schools in the state of Minas Gerais for the first year that the PNE has been in place. Although it was successful with regards to expanding offer for eight of its nine years in place, today there is a decrease in full-time education enrollments. This situation can be aggravated by the reformulation of the program, which was renamed the New More Education Program (Programa Novo Mais Educação - PNME) in 2016.KeywordsFull-time education. More Education Program (Programa Mais Educação). New More Education Program (Programa Novo Mais Educação). National Education Plan.
id CENPEC-1_6fc65863427b036d68f9dde9d8a7444e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/383
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas GeraisEducação; CulturaAté o ano de 2016, o Programa Mais Educação (PME) subsidiava o desenvolvimento de atividades de educação integral nos estados e municípios brasileiros. Considerando-se a quase uma década de vigência do Programa e a proposição, em 2014, da meta de atendimento de 50% das escolas públicas e de 25% de seus estudantes em tempo integral no Brasil no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), objetiva-se apresentar neste artigo um retrato da incidência do PME nas escolas públicas estaduais e municipais de ensino fundamental do estado de Minas Gerais no primeiro ano de vigência do PNE. Embora tenha alcançado êxito no que tange à ampliação de atendimento em oito dos seus nove anos de vigência, observa-se atualmente uma queda nas matrículas na educação integral. Uma realidade que pode se agravar a partir da reformulação do Programa, que passou, em 2016, a denominar-se Novo Mais Educação (PNME).Palavras-chaveEducação integral. Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação. Plano Nacional de Educação. The More Education Program and the PNE: The Representative Case of Minas GeraisAbstractUntil 2016, the More Education Program (Programa Mais Educação - PME) supported full-time education activities in Brazilian states and municipalities. The program has been in place for nearly a decade and, in 2014, the National Education Plan (PNE 2014-2024) proposed to make fulltime education available for 50% of public schools and 25% of their students in Brazil. In the light of these facts, the present article aims to present a portrait of the PME’s incidence in public state and municipal schools in the state of Minas Gerais for the first year that the PNE has been in place. Although it was successful with regards to expanding offer for eight of its nine years in place, today there is a decrease in full-time education enrollments. This situation can be aggravated by the reformulation of the program, which was renamed the New More Education Program (Programa Novo Mais Educação - PNME) in 2016.KeywordsFull-time education. More Education Program (Programa Mais Educação). New More Education Program (Programa Novo Mais Educação). National Education Plan.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaRamalho, Bárbara Bruna MoreiraLeite, Lúcia Helena AlvarezGomes, Mariana Marilack2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/38310.18676/cadernoscenpec.v7i1.383Cadernos Cenpec | Nova série; v. 7, n. 1 (2017)Cadernos Cenpec; v. 7, n. 1 (2017)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v7i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/383/379Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-18T16:21:55Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/383Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2018-05-18T16:21:55Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
title Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
spellingShingle Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
Educação; Cultura
title_short Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
title_full Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
title_fullStr Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
title_full_unstemmed Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
title_sort Programa Mais Educação e PNE: o representativo caso de Minas Gerais
author Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
author_facet Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
Leite, Lúcia Helena Alvarez
Gomes, Mariana Marilack
author_role author
author2 Leite, Lúcia Helena Alvarez
Gomes, Mariana Marilack
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
Leite, Lúcia Helena Alvarez
Gomes, Mariana Marilack
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Cultura
topic Educação; Cultura
description Até o ano de 2016, o Programa Mais Educação (PME) subsidiava o desenvolvimento de atividades de educação integral nos estados e municípios brasileiros. Considerando-se a quase uma década de vigência do Programa e a proposição, em 2014, da meta de atendimento de 50% das escolas públicas e de 25% de seus estudantes em tempo integral no Brasil no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), objetiva-se apresentar neste artigo um retrato da incidência do PME nas escolas públicas estaduais e municipais de ensino fundamental do estado de Minas Gerais no primeiro ano de vigência do PNE. Embora tenha alcançado êxito no que tange à ampliação de atendimento em oito dos seus nove anos de vigência, observa-se atualmente uma queda nas matrículas na educação integral. Uma realidade que pode se agravar a partir da reformulação do Programa, que passou, em 2016, a denominar-se Novo Mais Educação (PNME).Palavras-chaveEducação integral. Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação. Plano Nacional de Educação. The More Education Program and the PNE: The Representative Case of Minas GeraisAbstractUntil 2016, the More Education Program (Programa Mais Educação - PME) supported full-time education activities in Brazilian states and municipalities. The program has been in place for nearly a decade and, in 2014, the National Education Plan (PNE 2014-2024) proposed to make fulltime education available for 50% of public schools and 25% of their students in Brazil. In the light of these facts, the present article aims to present a portrait of the PME’s incidence in public state and municipal schools in the state of Minas Gerais for the first year that the PNE has been in place. Although it was successful with regards to expanding offer for eight of its nine years in place, today there is a decrease in full-time education enrollments. This situation can be aggravated by the reformulation of the program, which was renamed the New More Education Program (Programa Novo Mais Educação - PNME) in 2016.KeywordsFull-time education. More Education Program (Programa Mais Educação). New More Education Program (Programa Novo Mais Educação). National Education Plan.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/383
10.18676/cadernoscenpec.v7i1.383
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/383
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v7i1.383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/383/379
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 7, n. 1 (2017)
Cadernos Cenpec; v. 7, n. 1 (2017)
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v7i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072112889856