Qualidade e equidade no ensino fundamental público do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Frederica
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kasmirski, Paula, Corrêa, Guilherme Zanelato, Ribeiro, Vanda Mendes, Batista, Antônio Augusto Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/215
Resumo: Este artigo procurou analisar a evolução e a dispersão do Ideb entre 2005 e 2011 nas duas etapas do ensino fundamental na rede pública do estado do Ceará, assim como essa evolução vem incidindo na equidade entre as escolas entre 2007 e 2011. A equidade foi analisada considerando a evolução do Ideb das escolas em relação ao nível socioeconômico médio de seu corpo discente e aos diferentes níveis de centralidade dos municípios, conforme tipologia criada pelo IBGE. A análise aponta que o Ideb médio das escolas, municípios e Credes (órgãos regionais da Secretaria de Educação do Estado do Ceará) aumentou sem concomitante aumento da dispersão em ambas as etapas do ensino fundamental. Nos anos iniciais, observa-se um ganho de equidade, verificado por uma redução da influência do nível socioeconômico na explicação do Ideb.
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spelling Qualidade e equidade no ensino fundamental público do CearáQuality and equity in Ceará’s public basic schoolEducação ; Equidade ; DesempenhoQualidade da educação. Equidade. Ideb.Education. Equity. Evaluation.Education quality. Equity. Ideb.Este artigo procurou analisar a evolução e a dispersão do Ideb entre 2005 e 2011 nas duas etapas do ensino fundamental na rede pública do estado do Ceará, assim como essa evolução vem incidindo na equidade entre as escolas entre 2007 e 2011. A equidade foi analisada considerando a evolução do Ideb das escolas em relação ao nível socioeconômico médio de seu corpo discente e aos diferentes níveis de centralidade dos municípios, conforme tipologia criada pelo IBGE. A análise aponta que o Ideb médio das escolas, municípios e Credes (órgãos regionais da Secretaria de Educação do Estado do Ceará) aumentou sem concomitante aumento da dispersão em ambas as etapas do ensino fundamental. Nos anos iniciais, observa-se um ganho de equidade, verificado por uma redução da influência do nível socioeconômico na explicação do Ideb.This article tried to analyze Ideb’s evolution and dispersion between 2005 and 2011 on both stages of State of Ceará’s public basic school, as well as how this evolution has affected equity among schools between 2007 and 2011. Equity was analyzed considering schools’ Ideb evolution in respect to their student body’s average socio-economical level and distinct levels of centrality of the cities, according to a typology created by IBGE. The analysis indicate that schools’, cities’ and Credes ‘(regional agencies subordinated to State of Ceará’s Secretary of Education) average Ideb has increased without corresponding dispersion increase in both stages of basic school. An increase in equity on initial years could be noticed, which was verified by a decrease of influence from socio-economical level to explain Ideb.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaPadilha, FredericaKasmirski, PaulaCorrêa, Guilherme ZanelatoRibeiro, Vanda MendesBatista, Antônio Augusto Gomes2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/21510.18676/cadernoscenpec.v3i1.215Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como EquidadeCadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i1reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/215/235info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:35:08Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/215Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:51.924Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
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This article tried to analyze Ideb’s evolution and dispersion between 2005 and 2011 on both stages of State of Ceará’s public basic school, as well as how this evolution has affected equity among schools between 2007 and 2011. Equity was analyzed considering schools’ Ideb evolution in respect to their student body’s average socio-economical level and distinct levels of centrality of the cities, according to a typology created by IBGE. The analysis indicate that schools’, cities’ and Credes ‘(regional agencies subordinated to State of Ceará’s Secretary of Education) average Ideb has increased without corresponding dispersion increase in both stages of basic school. An increase in equity on initial years could be noticed, which was verified by a decrease of influence from socio-economical level to explain Ideb.

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