Interdependência competitiva e movimentação de alunos entre escolas: o caso da rede municipal de São Paulo (2008-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto Gomes Batista, Antônio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Thomazinho, Gabriela, Kasmirski, Paula, Damasio Araújo Mello, Hivy, Henrique Eduardo Guarnieri, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/440
Resumo: Este artigo analisa como se dão as trocas de escola por alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de São Paulo, a fim de dimensionar as relações de interdependência competitiva entre escolas — compreendidas como as trocas que realizam entre si de alunos originalmente nelas matriculadas. Dados de matrícula para os anos entre 2008 e 2013 foram submetidos a três procedimentos de análise: o exame de taxas de rotatividade de alunos; a estimação da probabilidade de discentes saírem de uma escola e irem para outra por meio de painel dinâmico; e a exploração de redes sociais de escolas, por meio de modelos de Poisson. Os resultados mostram que não se identificam, na escala intrarrede, relações de interdependência competitiva, e que a setorização da matrícula, em um contexto marcado pelas desigualdades socioespaciais, como o de São Paulo, pode estar acentuando a segregação escolar ao concentrar em suas unidades populações com características sociodemográficas que tendem à homogeneidade, uma vez que alunos que moram em regiões mais vulneráveis acabam por estudar em escolas localizadas em áreas também mais vulneráveis.
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Dados de matrícula para os anos entre 2008 e 2013 foram submetidos a três procedimentos de análise: o exame de taxas de rotatividade de alunos; a estimação da probabilidade de discentes saírem de uma escola e irem para outra por meio de painel dinâmico; e a exploração de redes sociais de escolas, por meio de modelos de Poisson. Os resultados mostram que não se identificam, na escala intrarrede, relações de interdependência competitiva, e que a setorização da matrícula, em um contexto marcado pelas desigualdades socioespaciais, como o de São Paulo, pode estar acentuando a segregação escolar ao concentrar em suas unidades populações com características sociodemográficas que tendem à homogeneidade, uma vez que alunos que moram em regiões mais vulneráveis acabam por estudar em escolas localizadas em áreas também mais vulneráveis.This article analyzes how school changes by elementary school students from São Paulo municipal network take place, in order to measure competitive interdependence relations between schools – understood as changes they make betweem themselves of students originally enrolled in them. Enrolment data for years 2008 and 2013 were subject of three analysis procedures: examining students’ turnover rates; estimating likelihood of teachers leaving one school and going to another through a dynamic panel; and exploring schools social networks through Poisson’s models. Results show that we cannot identify, in a intra-network scale, competitive interdependence relations, and that enrolment sectorization, in a context marked by socio-spacial inequalities like São Paulo’s, may be enhancing school segregation by concentrating in their units populations with socio-demographic features tending to homogeneity, since students living in more vulnerable regions end up studying in schools situated in more vulnerable areas too.1En este artículo se analiza como se dan los cambios de escuela por los alumnos de la enseñanza fundamental de la Red Municipal de São Paulo, a fin de dimensionar las relaciones de interdependencia competitiva entre escuelas – comprendidas como los cambios que realizan entre sí de alumnos originalmente en ellas matriculados. Datos de registro para los años entre 2008 y 2013 fueron sometidos a tres procedimientos de análisis: el estudio de tasas de rotación; la estimación de la probabilidad de que los estudiantes salgan de una escuela y vayan hacia otra a través del panel dinámico; y la explotación de las redes sociales de escuelas, mediante modelos de Poisson. Los resultados demuestran que no se verifica, en el nivel dentro de la red, relaciones de interdependencia competitiva, y que la sectorización de la matrícula, en un contexto marcado por las desigualdades socioespaciales, como el de São Paulo, puede estar acentuando la segregación escolar al concentrar en sus unidades poblaciones con características sociodemográficas que tienden a la homogeneidad, una vez que alumnos que viven en regiones más vulnerables acaban por estudiar en escuelas ubicadas en áreas también vulnerables.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAugusto Gomes Batista, AntônioThomazinho, GabrielaKasmirski, PaulaDamasio Araújo Mello, HivyHenrique Eduardo Guarnieri, Fernando2019-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/44010.18676/cadernoscenpec.v8i2.440Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 2 (2018)Cadernos Cenpec; v. 8, n. 2 (2018)2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/440/423Direitos autorais 2019 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T22:23:26Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/440Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2019-05-22T22:23:26Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
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