As quatro estações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/133 |
Resumo: | Este depoimento é fruto de uma experiência pessoal com formação de professores na Baixada Santista em São Paulo, no âmbito do projeto Gestores de Aprendizagem Socioeducativa, coordenado pela Cenpec e de iniciativa da Fundação Itaú Social e Unicef. A autora descreve o percurso da formação que teve início no outono, em março de 2005, percorrendo todas as estações do ano até março de 2006. Destaca o papel do relacionamento entre os membros do grupo, que, a cada estação, foram sentindo-se mais à vontade, mais próximos uns dos outros. O compartilhamento de materiais e experiências era como um convite a ousar, a re-significar a prática pedagógica. Foram momentos de leitura de cartografias, histórias, poesias, memórias e diários; e, em cada re-encontro de professores, um misto de sensações. A autora reforça que, mesmo ao término dos 12 meses, levará consigo um pouco de cada participante e um sentimento de pertencimento, que a possibilitou uma nova forma de compartilhar e registrar, como nunca antes havia experimentado. |
id |
CENPEC-1_9cde7bf4be5bccd54ddb04cd9a1271d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/133 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As quatro estaçõesFormação de professores; Relacionamento entre professores; Trabalho em gruposEste depoimento é fruto de uma experiência pessoal com formação de professores na Baixada Santista em São Paulo, no âmbito do projeto Gestores de Aprendizagem Socioeducativa, coordenado pela Cenpec e de iniciativa da Fundação Itaú Social e Unicef. A autora descreve o percurso da formação que teve início no outono, em março de 2005, percorrendo todas as estações do ano até março de 2006. Destaca o papel do relacionamento entre os membros do grupo, que, a cada estação, foram sentindo-se mais à vontade, mais próximos uns dos outros. O compartilhamento de materiais e experiências era como um convite a ousar, a re-significar a prática pedagógica. Foram momentos de leitura de cartografias, histórias, poesias, memórias e diários; e, em cada re-encontro de professores, um misto de sensações. A autora reforça que, mesmo ao término dos 12 meses, levará consigo um pouco de cada participante e um sentimento de pertencimento, que a possibilitou uma nova forma de compartilhar e registrar, como nunca antes havia experimentado.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLeite de Freitas, Magali2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/13310.18676/cadernoscenpec.v1i2.133Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação IntegralCadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i2reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/133/165info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:11Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/133Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:11Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As quatro estações |
title |
As quatro estações |
spellingShingle |
As quatro estações Leite de Freitas, Magali Formação de professores; Relacionamento entre professores; Trabalho em grupos |
title_short |
As quatro estações |
title_full |
As quatro estações |
title_fullStr |
As quatro estações |
title_full_unstemmed |
As quatro estações |
title_sort |
As quatro estações |
author |
Leite de Freitas, Magali |
author_facet |
Leite de Freitas, Magali |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite de Freitas, Magali |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores; Relacionamento entre professores; Trabalho em grupos |
topic |
Formação de professores; Relacionamento entre professores; Trabalho em grupos |
description |
Este depoimento é fruto de uma experiência pessoal com formação de professores na Baixada Santista em São Paulo, no âmbito do projeto Gestores de Aprendizagem Socioeducativa, coordenado pela Cenpec e de iniciativa da Fundação Itaú Social e Unicef. A autora descreve o percurso da formação que teve início no outono, em março de 2005, percorrendo todas as estações do ano até março de 2006. Destaca o papel do relacionamento entre os membros do grupo, que, a cada estação, foram sentindo-se mais à vontade, mais próximos uns dos outros. O compartilhamento de materiais e experiências era como um convite a ousar, a re-significar a prática pedagógica. Foram momentos de leitura de cartografias, histórias, poesias, memórias e diários; e, em cada re-encontro de professores, um misto de sensações. A autora reforça que, mesmo ao término dos 12 meses, levará consigo um pouco de cada participante e um sentimento de pertencimento, que a possibilitou uma nova forma de compartilhar e registrar, como nunca antes havia experimentado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/133 10.18676/cadernoscenpec.v1i2.133 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/133 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v1i2.133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/133/165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral Cadernos Cenpec; v. 1, n. 2 (2006): Educação Integral 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v1i2 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042073142591488 |