Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria do Carmo Brant de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/142
Resumo: O texto apresenta e reflete sobre o tema desta revista – Educação e Cidade, cujo propósito é falar sobre a ação pública e os saberes nela envolvidos que tem que um persistente significado ético de realimentação do sentido da ação que se quer pública. Os textos e práticas veiculados têm por objetivo articular a teoria e a ação no campo social. Além disso, subsidiar profissionais da área; ampliar a consistência e o suporte teórico das intervenções exigidas pela nossa complexa demanda de proteção, educação e desenvolvimento social. O desejo da revista é caminhar numa trilha reflexiva, visando envolver, numa produção coletiva, o maior número possível de profissionais engajados na ação pública. Pretende, portanto, priorizar a intervenção e as práticas movidas a partir de políticas e programas sociais; instaurar um diálogo com características de oficinas e observatório da prática; produzir teorias da ação e investigações na ação; valorizar a leitura do contexto e da conjuntura em que se dá a ação pública. Para tanto, algumas questões permanecem na pauta do debate sobre os saberes e a ação pública: menos racionalidade cognitivo-instrumental e mais racionalidade ética/estética/crítica/comunicativa, humanizadoras da ação; menos saberes e ações fragmentadas; revalorização dos saberes e da ação local, popular, da cultura, do cotidiano; os saberes e a ação social e educacional possuem um componente ético pouco considerado; a ação é exercício da política; na pós-modernidade, a utopia do mercado, do consumo, da técnica e da informação tornou-se referência. O texto, com base nesses questionamentos, conclui e reafirma que a demanda pela ética cresce indefinidamente; há uma demanda constante pela construção e anúncio de sentidos para a ação; é preciso pensar a realidade como processo, movimento, contradição, unidade da identidade e da não identidade; alcançar uma regra para saber o que fazer com informações e conhecimento; lembrar sempre que o pensamento não dispensa a lucidez da ação, pois caminham juntos. Dessa forma, a revista pretende exercitar as propostas apresentadas, responder aos questionamentos e trilhar esses caminhos.
id CENPEC-1_a97d1c561c6cfb2eb717df9aec9f9a2c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/142
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social públicaThink and re-think, do and re-do public action, togetherEducação e cidade; Políticas educacionais; Ação social pública.Education and the city; Educational policies; Public social action.O texto apresenta e reflete sobre o tema desta revista – Educação e Cidade, cujo propósito é falar sobre a ação pública e os saberes nela envolvidos que tem que um persistente significado ético de realimentação do sentido da ação que se quer pública. Os textos e práticas veiculados têm por objetivo articular a teoria e a ação no campo social. Além disso, subsidiar profissionais da área; ampliar a consistência e o suporte teórico das intervenções exigidas pela nossa complexa demanda de proteção, educação e desenvolvimento social. O desejo da revista é caminhar numa trilha reflexiva, visando envolver, numa produção coletiva, o maior número possível de profissionais engajados na ação pública. Pretende, portanto, priorizar a intervenção e as práticas movidas a partir de políticas e programas sociais; instaurar um diálogo com características de oficinas e observatório da prática; produzir teorias da ação e investigações na ação; valorizar a leitura do contexto e da conjuntura em que se dá a ação pública. Para tanto, algumas questões permanecem na pauta do debate sobre os saberes e a ação pública: menos racionalidade cognitivo-instrumental e mais racionalidade ética/estética/crítica/comunicativa, humanizadoras da ação; menos saberes e ações fragmentadas; revalorização dos saberes e da ação local, popular, da cultura, do cotidiano; os saberes e a ação social e educacional possuem um componente ético pouco considerado; a ação é exercício da política; na pós-modernidade, a utopia do mercado, do consumo, da técnica e da informação tornou-se referência. O texto, com base nesses questionamentos, conclui e reafirma que a demanda pela ética cresce indefinidamente; há uma demanda constante pela construção e anúncio de sentidos para a ação; é preciso pensar a realidade como processo, movimento, contradição, unidade da identidade e da não identidade; alcançar uma regra para saber o que fazer com informações e conhecimento; lembrar sempre que o pensamento não dispensa a lucidez da ação, pois caminham juntos. Dessa forma, a revista pretende exercitar as propostas apresentadas, responder aos questionamentos e trilhar esses caminhos.This text poses and reflects on the topic of this edition – Education and the City, in an effort to talk about public action and the knowledge involved in it that has a persistent ethical meaning of replenishing in the sense that there is a wish for the action to be made public The texts and practices published are aimed at articulating theory and action in the social field. Furthermore, they support area professionals, while expanding consistency and theoretical backing of the interventions required by our complex demand for protection, education and social development. The journal wishes to tread a reflective path, looking towards involving the greatest number possible of professionals engaged in public action in collective production. It therefore intends to prioritize intervention and practices driven by social policies and programs; establish a dialogue with the characteristics of workshops and practical observation; produce theories of action and investigations of action; and value interpretation of the context and situation where public action occurs. To do this, some questions remain up for debate regarding knowledge and public action: less cognitive-instrumental rationale and more ethical/aesthetic/critical/communicative rationale, humanizers of the action; less fragmented actions and knowledge; re-appreciation of local, popular, cultural and everyday action and knowledge; social and educational action and knowledge have an underconsidered ethical component; action is the exercise of policy; in post-modern times, the utopia of the market, consumption, technique and information have become a reference. Based on these questionings, the text concludes and reaffirms that the demand for ethics grows indefinitely; there is a constant demand to build and announce meanings for action; it is necessary to conceive of reality as a process, movement, contradiction and unit of identity and non-identity; achieve a rule to know what to do with information and knowledge; and always remember that thought is not exclusive of the clearness of the action, since they go together. Therefore, this journal intends to exercise the proposals presented, answer questions and tread these paths.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaCarvalho, Maria do Carmo Brant de2006-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/14210.18676/cadernoscenpec.v1i1.142Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidadeCadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i1reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/142/174info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:35:08Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/142Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:20:01.138Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
Think and re-think, do and re-do public action, together
title Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
spellingShingle Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
Carvalho, Maria do Carmo Brant de
Educação e cidade; Políticas educacionais; Ação social pública.
Education and the city; Educational policies; Public social action.
title_short Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
title_full Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
title_fullStr Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
title_full_unstemmed Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
title_sort Pensar e repensar, fazer e refazer, juntos, a ação social pública
author Carvalho, Maria do Carmo Brant de
author_facet Carvalho, Maria do Carmo Brant de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria do Carmo Brant de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação e cidade; Políticas educacionais; Ação social pública.
Education and the city; Educational policies; Public social action.
topic Educação e cidade; Políticas educacionais; Ação social pública.
Education and the city; Educational policies; Public social action.
dc.description.none.fl_txt_mv O texto apresenta e reflete sobre o tema desta revista – Educação e Cidade, cujo propósito é falar sobre a ação pública e os saberes nela envolvidos que tem que um persistente significado ético de realimentação do sentido da ação que se quer pública. Os textos e práticas veiculados têm por objetivo articular a teoria e a ação no campo social. Além disso, subsidiar profissionais da área; ampliar a consistência e o suporte teórico das intervenções exigidas pela nossa complexa demanda de proteção, educação e desenvolvimento social. O desejo da revista é caminhar numa trilha reflexiva, visando envolver, numa produção coletiva, o maior número possível de profissionais engajados na ação pública. Pretende, portanto, priorizar a intervenção e as práticas movidas a partir de políticas e programas sociais; instaurar um diálogo com características de oficinas e observatório da prática; produzir teorias da ação e investigações na ação; valorizar a leitura do contexto e da conjuntura em que se dá a ação pública. Para tanto, algumas questões permanecem na pauta do debate sobre os saberes e a ação pública: menos racionalidade cognitivo-instrumental e mais racionalidade ética/estética/crítica/comunicativa, humanizadoras da ação; menos saberes e ações fragmentadas; revalorização dos saberes e da ação local, popular, da cultura, do cotidiano; os saberes e a ação social e educacional possuem um componente ético pouco considerado; a ação é exercício da política; na pós-modernidade, a utopia do mercado, do consumo, da técnica e da informação tornou-se referência. O texto, com base nesses questionamentos, conclui e reafirma que a demanda pela ética cresce indefinidamente; há uma demanda constante pela construção e anúncio de sentidos para a ação; é preciso pensar a realidade como processo, movimento, contradição, unidade da identidade e da não identidade; alcançar uma regra para saber o que fazer com informações e conhecimento; lembrar sempre que o pensamento não dispensa a lucidez da ação, pois caminham juntos. Dessa forma, a revista pretende exercitar as propostas apresentadas, responder aos questionamentos e trilhar esses caminhos.
This text poses and reflects on the topic of this edition – Education and the City, in an effort to talk about public action and the knowledge involved in it that has a persistent ethical meaning of replenishing in the sense that there is a wish for the action to be made public The texts and practices published are aimed at articulating theory and action in the social field. Furthermore, they support area professionals, while expanding consistency and theoretical backing of the interventions required by our complex demand for protection, education and social development. The journal wishes to tread a reflective path, looking towards involving the greatest number possible of professionals engaged in public action in collective production. It therefore intends to prioritize intervention and practices driven by social policies and programs; establish a dialogue with the characteristics of workshops and practical observation; produce theories of action and investigations of action; and value interpretation of the context and situation where public action occurs. To do this, some questions remain up for debate regarding knowledge and public action: less cognitive-instrumental rationale and more ethical/aesthetic/critical/communicative rationale, humanizers of the action; less fragmented actions and knowledge; re-appreciation of local, popular, cultural and everyday action and knowledge; social and educational action and knowledge have an underconsidered ethical component; action is the exercise of policy; in post-modern times, the utopia of the market, consumption, technique and information have become a reference. Based on these questionings, the text concludes and reaffirms that the demand for ethics grows indefinitely; there is a constant demand to build and announce meanings for action; it is necessary to conceive of reality as a process, movement, contradiction and unit of identity and non-identity; achieve a rule to know what to do with information and knowledge; and always remember that thought is not exclusive of the clearness of the action, since they go together. Therefore, this journal intends to exercise the proposals presented, answer questions and tread these paths.
description O texto apresenta e reflete sobre o tema desta revista – Educação e Cidade, cujo propósito é falar sobre a ação pública e os saberes nela envolvidos que tem que um persistente significado ético de realimentação do sentido da ação que se quer pública. Os textos e práticas veiculados têm por objetivo articular a teoria e a ação no campo social. Além disso, subsidiar profissionais da área; ampliar a consistência e o suporte teórico das intervenções exigidas pela nossa complexa demanda de proteção, educação e desenvolvimento social. O desejo da revista é caminhar numa trilha reflexiva, visando envolver, numa produção coletiva, o maior número possível de profissionais engajados na ação pública. Pretende, portanto, priorizar a intervenção e as práticas movidas a partir de políticas e programas sociais; instaurar um diálogo com características de oficinas e observatório da prática; produzir teorias da ação e investigações na ação; valorizar a leitura do contexto e da conjuntura em que se dá a ação pública. Para tanto, algumas questões permanecem na pauta do debate sobre os saberes e a ação pública: menos racionalidade cognitivo-instrumental e mais racionalidade ética/estética/crítica/comunicativa, humanizadoras da ação; menos saberes e ações fragmentadas; revalorização dos saberes e da ação local, popular, da cultura, do cotidiano; os saberes e a ação social e educacional possuem um componente ético pouco considerado; a ação é exercício da política; na pós-modernidade, a utopia do mercado, do consumo, da técnica e da informação tornou-se referência. O texto, com base nesses questionamentos, conclui e reafirma que a demanda pela ética cresce indefinidamente; há uma demanda constante pela construção e anúncio de sentidos para a ação; é preciso pensar a realidade como processo, movimento, contradição, unidade da identidade e da não identidade; alcançar uma regra para saber o que fazer com informações e conhecimento; lembrar sempre que o pensamento não dispensa a lucidez da ação, pois caminham juntos. Dessa forma, a revista pretende exercitar as propostas apresentadas, responder aos questionamentos e trilhar esses caminhos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/142
10.18676/cadernoscenpec.v1i1.142
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/142
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v1i1.142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/142/174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidade
Cadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2006): Educação e cidade
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v1i1
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121123727409152