Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205 |
Resumo: | A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos. |
id |
CENPEC-1_c7b5515291987324edd70b6916c3b404 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/205 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciaisFailure at school: evolution of the educational opportunities of students from different racial groupsEducação. Raça. Desigualdade.Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono.Education. Race. Inequality.Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment.A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos. Using data from the National System of Evaluation of Basic Education (Saeb) years 2001 and 2011, this study examines the relation between failure at school, as measured by school reproof and abandonment, and racial background of the students, measuring how likely students from different racial groups are of failing in school. It was used the logistic regression technique. Notwithstanding the small decrease in racial inequality in the country, the study found out that even controlling factors as gender, number of years their parents attended school, and geographic area, black students are more likely to fail in school than their mulattoes and white peers. Gender appears as predictor of success in school as well. Besides boys being more likely than girls to reproof and abandon school, an increase of this difference can be noticed in this period of time. Disparity between girls and boys was the one which increased the most, reinforcing qualitative studies showing increasing differentiation between the school experience of these groups.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLouzano, Paula2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/20510.18676/cadernoscenpec.v3i1.205Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como EquidadeCadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205/236info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:07:02Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/205Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:07:02Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais Failure at school: evolution of the educational opportunities of students from different racial groups |
title |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais |
spellingShingle |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais Louzano, Paula Educação. Raça. Desigualdade. Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono. Education. Race. Inequality. Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment. |
title_short |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais |
title_full |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais |
title_fullStr |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais |
title_full_unstemmed |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais |
title_sort |
Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais |
author |
Louzano, Paula |
author_facet |
Louzano, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louzano, Paula |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Raça. Desigualdade. Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono. Education. Race. Inequality. Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment. |
topic |
Educação. Raça. Desigualdade. Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono. Education. Race. Inequality. Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment. |
description |
A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205 10.18676/cadernoscenpec.v3i1.205 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v3i1.205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205/236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade Cadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v3i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042072631934976 |