Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzano, Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205
Resumo: A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos. 
id CENPEC-1_c7b5515291987324edd70b6916c3b404
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/205
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciaisFailure at school: evolution of the educational opportunities of students from different racial groupsEducação. Raça. Desigualdade.Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono.Education. Race. Inequality.Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment.A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos. Using data from the National System of Evaluation of Basic Education (Saeb) years 2001 and 2011, this study examines the relation between failure at school, as measured by school reproof and abandonment, and racial background of the students, measuring how likely students from different racial groups are of failing in school. It was used the logistic regression technique. Notwithstanding the small decrease in racial inequality in the country, the study found out that even controlling factors as gender, number of years their parents attended school, and geographic area, black students are more likely to fail in school than their mulattoes and white peers. Gender appears as predictor of success in school as well. Besides boys being more likely than girls to reproof and abandon school, an increase of this difference can be noticed in this period of time. Disparity between girls and boys was the one which increased the most, reinforcing qualitative studies showing increasing differentiation between the school experience of these groups.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaLouzano, Paula2013-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/20510.18676/cadernoscenpec.v3i1.205Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como EquidadeCadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v3i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205/236info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-28T16:07:02Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/205Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-28T16:07:02Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
Failure at school: evolution of the educational opportunities of students from different racial groups

title Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
spellingShingle Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
Louzano, Paula
Educação. Raça. Desigualdade.
Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono.
Education. Race. Inequality.
Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment.
title_short Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
title_full Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
title_fullStr Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
title_full_unstemmed Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
title_sort Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais
author Louzano, Paula
author_facet Louzano, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Louzano, Paula
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Raça. Desigualdade.
Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono.
Education. Race. Inequality.
Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment.
topic Educação. Raça. Desigualdade.
Raça. Desigualdade. Fracasso escolar. Reprovação. Abandono.
Education. Race. Inequality.
Race. Inequality. Failure in school. Reproof. Abandonment.
description A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205
10.18676/cadernoscenpec.v3i1.205
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v3i1.205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/205/236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade
Cadernos Cenpec; v. 3, n. 1 (2013): Justiça como Equidade
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v3i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042072631934976