O que será da avaliação sem a ética?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Terezinha Azerêdo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/126
Resumo: O texto trata da presença da ética no terreno da avaliação. Tem por base a vivência da autora como docente da disciplina Avaliação: Teorias e Práticas, na Universidade Pedagógica de Moçambique. Dessa experiência com alunos-professores, surgiram questões sobre qual é o valor e de que vale a avaliação, se esta não é justa. Para responder a elas, reflete sobre os significados de conferir valores e de criticar o contexto educacional. Apresenta as dimensões técnicas, políticas e morais da avaliação, a fim de discutir a presença da ética. Afirma que, no campo da educação, quando avaliamos, estamos educando, e que é preciso indagar se estamos educando de acordo com os princípios éticos. Ressalta o caráter processual, contínuo e formativo da avaliação, que deve ser pensada no contexto da proposta curricular, no interior de um projeto pedagógico coletivo. Conclui que ainda não encontramos a avaliação justa da maneira que acreditamos ser desejada.
id CENPEC-1_d615ea8fa30c4ef936eef045456bed0e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/126
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling O que será da avaliação sem a ética?What would be of assessment without ethics?Avaliação; Ética; Moral; Organização curricularAssessment; Ethics; Morality; Curricular organizationO texto trata da presença da ética no terreno da avaliação. Tem por base a vivência da autora como docente da disciplina Avaliação: Teorias e Práticas, na Universidade Pedagógica de Moçambique. Dessa experiência com alunos-professores, surgiram questões sobre qual é o valor e de que vale a avaliação, se esta não é justa. Para responder a elas, reflete sobre os significados de conferir valores e de criticar o contexto educacional. Apresenta as dimensões técnicas, políticas e morais da avaliação, a fim de discutir a presença da ética. Afirma que, no campo da educação, quando avaliamos, estamos educando, e que é preciso indagar se estamos educando de acordo com os princípios éticos. Ressalta o caráter processual, contínuo e formativo da avaliação, que deve ser pensada no contexto da proposta curricular, no interior de um projeto pedagógico coletivo. Conclui que ainda não encontramos a avaliação justa da maneira que acreditamos ser desejada.This text deals with the presence of ethics in the realm of assessment. It is based on the author’s experience as a faculty member in the Assessment: Theories and Practices discipline, at Universidade Pedagógica of Mozambique. From this experience with students and teachers, questions arose regarding value and what is valid in the assessment, if this assessment is not fair. To answer them, there is a reflection on the meanings of verifying values and of criticizing educational context. The technical, political and moral aspects of assessment are presented in order to discuss the presence of ethics. It is found that, in the field of education, when we assess, we are educating; what is needed is to ask whether we are educating according to ethical principles. The procedural, continual and educational character of the assessment is highlighted, and this should be conceptualized in the context of the curricular proposal, within a collective educational project. The conclusion is also reached that we still have not found a fair assessment that we believe is sought.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaRios, Terezinha Azerêdo2007-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/12610.18676/cadernoscenpec.v2i3.126Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em EducaçãoCadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i3reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/126/158info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-03T14:29:40Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/126Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-05-03T14:29:40Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que será da avaliação sem a ética?
What would be of assessment without ethics?
title O que será da avaliação sem a ética?
spellingShingle O que será da avaliação sem a ética?
Rios, Terezinha Azerêdo
Avaliação; Ética; Moral; Organização curricular
Assessment; Ethics; Morality; Curricular organization
title_short O que será da avaliação sem a ética?
title_full O que será da avaliação sem a ética?
title_fullStr O que será da avaliação sem a ética?
title_full_unstemmed O que será da avaliação sem a ética?
title_sort O que será da avaliação sem a ética?
author Rios, Terezinha Azerêdo
author_facet Rios, Terezinha Azerêdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Terezinha Azerêdo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Ética; Moral; Organização curricular
Assessment; Ethics; Morality; Curricular organization
topic Avaliação; Ética; Moral; Organização curricular
Assessment; Ethics; Morality; Curricular organization
description O texto trata da presença da ética no terreno da avaliação. Tem por base a vivência da autora como docente da disciplina Avaliação: Teorias e Práticas, na Universidade Pedagógica de Moçambique. Dessa experiência com alunos-professores, surgiram questões sobre qual é o valor e de que vale a avaliação, se esta não é justa. Para responder a elas, reflete sobre os significados de conferir valores e de criticar o contexto educacional. Apresenta as dimensões técnicas, políticas e morais da avaliação, a fim de discutir a presença da ética. Afirma que, no campo da educação, quando avaliamos, estamos educando, e que é preciso indagar se estamos educando de acordo com os princípios éticos. Ressalta o caráter processual, contínuo e formativo da avaliação, que deve ser pensada no contexto da proposta curricular, no interior de um projeto pedagógico coletivo. Conclui que ainda não encontramos a avaliação justa da maneira que acreditamos ser desejada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/126
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.126
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/126
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v2i3.126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/126/158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
Cadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v2i3
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042073446678528