Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castedo, Mirta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Torres, Mirta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec (Online)
Texto Completo: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40
Resumo: Ao longo dos últimos 30 anos, mudanças fundamentais nas teorias da alfabetização têm afetado de diferentes maneiras as práticas de ensino na América Latina, ao mesmo tempo em que outras transformações também foram ocorrendo na cultura escrita. Neste artigo, com base em um levantamento bibliográfico em língua espanhola, será possível observar três teorias sobre a apropriação da língua escrita com repercussões importantes no campo da alfabetização: Whole Language, consciência fonológica e pesquisa psicogenética, amplamente difundidas no âmbito da pesquisa psicolinguística e em propostas de ensino a elas associadas. A relação língua orallíngua escrita, a concepção de erro e diversidade e a variação linguística são eixos que atravessam os pontos centrais e discrepantes entre teorias.
id CENPEC-1_d7504ff273f5fe42eac905a567e0470f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/40
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec (Online)
repository_id_str
spelling Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)An overview of literacy theories in the Spanish America over the past decades (1980-2010)Educação; Ciências Sociais; CulturaTeorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. ConstrutivismoTheories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism.Ao longo dos últimos 30 anos, mudanças fundamentais nas teorias da alfabetização têm afetado de diferentes maneiras as práticas de ensino na América Latina, ao mesmo tempo em que outras transformações também foram ocorrendo na cultura escrita. Neste artigo, com base em um levantamento bibliográfico em língua espanhola, será possível observar três teorias sobre a apropriação da língua escrita com repercussões importantes no campo da alfabetização: Whole Language, consciência fonológica e pesquisa psicogenética, amplamente difundidas no âmbito da pesquisa psicolinguística e em propostas de ensino a elas associadas. A relação língua orallíngua escrita, a concepção de erro e diversidade e a variação linguística são eixos que atravessam os pontos centrais e discrepantes entre teorias.Over the last 30 years fundamental changes have taken place in theories of literacy. In Latin America, they have affected teaching in different ways. Meanwhile other changes were occurring in literacy. From the survey of literature distributed in Latin America, in this article are studied three theories on the acquisition of written language with important implications for the field of literacy: the Whole Language, the phonological awareness and the psychogenetic theory. These theories are those that have been more reported in the region. The relationship oral-written language, the concept of error and linguistic diversity and variation are the axes that pass through the major points of agreement and disagreement between theories.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaCastedo, MirtaTorres, Mirta2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/4010.18676/cadernoscenpec.v1i1.40Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2011): Número 1Cadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2011): Número 12237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/43https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/44info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-29T16:48:45Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/40Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-29T16:48:45Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
An overview of literacy theories in the Spanish America over the past decades (1980-2010)

title Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
spellingShingle Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
Castedo, Mirta
Educação; Ciências Sociais; Cultura
Teorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. Construtivismo
Theories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism.
title_short Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
title_full Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
title_fullStr Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
title_full_unstemmed Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
title_sort Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
author Castedo, Mirta
author_facet Castedo, Mirta
Torres, Mirta
author_role author
author2 Torres, Mirta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Castedo, Mirta
Torres, Mirta
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Sociais; Cultura
Teorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. Construtivismo
Theories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism.
topic Educação; Ciências Sociais; Cultura
Teorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. Construtivismo
Theories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism.
description Ao longo dos últimos 30 anos, mudanças fundamentais nas teorias da alfabetização têm afetado de diferentes maneiras as práticas de ensino na América Latina, ao mesmo tempo em que outras transformações também foram ocorrendo na cultura escrita. Neste artigo, com base em um levantamento bibliográfico em língua espanhola, será possível observar três teorias sobre a apropriação da língua escrita com repercussões importantes no campo da alfabetização: Whole Language, consciência fonológica e pesquisa psicogenética, amplamente difundidas no âmbito da pesquisa psicolinguística e em propostas de ensino a elas associadas. A relação língua orallíngua escrita, a concepção de erro e diversidade e a variação linguística são eixos que atravessam os pontos centrais e discrepantes entre teorias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40
10.18676/cadernoscenpec.v1i1.40
url https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v1i1.40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/43
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2011): Número 1
Cadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2011): Número 1
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v1i1
reponame:Cadernos Cenpec (Online)
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec (Online)
collection Cadernos Cenpec (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br
_version_ 1808042073292537856