Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec (Online) |
Texto Completo: | https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40 |
Resumo: | Ao longo dos últimos 30 anos, mudanças fundamentais nas teorias da alfabetização têm afetado de diferentes maneiras as práticas de ensino na América Latina, ao mesmo tempo em que outras transformações também foram ocorrendo na cultura escrita. Neste artigo, com base em um levantamento bibliográfico em língua espanhola, será possível observar três teorias sobre a apropriação da língua escrita com repercussões importantes no campo da alfabetização: Whole Language, consciência fonológica e pesquisa psicogenética, amplamente difundidas no âmbito da pesquisa psicolinguística e em propostas de ensino a elas associadas. A relação língua orallíngua escrita, a concepção de erro e diversidade e a variação linguística são eixos que atravessam os pontos centrais e discrepantes entre teorias. |
id |
CENPEC-1_d7504ff273f5fe42eac905a567e0470f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/40 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010)An overview of literacy theories in the Spanish America over the past decades (1980-2010)Educação; Ciências Sociais; CulturaTeorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. ConstrutivismoTheories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism.Ao longo dos últimos 30 anos, mudanças fundamentais nas teorias da alfabetização têm afetado de diferentes maneiras as práticas de ensino na América Latina, ao mesmo tempo em que outras transformações também foram ocorrendo na cultura escrita. Neste artigo, com base em um levantamento bibliográfico em língua espanhola, será possível observar três teorias sobre a apropriação da língua escrita com repercussões importantes no campo da alfabetização: Whole Language, consciência fonológica e pesquisa psicogenética, amplamente difundidas no âmbito da pesquisa psicolinguística e em propostas de ensino a elas associadas. A relação língua orallíngua escrita, a concepção de erro e diversidade e a variação linguística são eixos que atravessam os pontos centrais e discrepantes entre teorias.Over the last 30 years fundamental changes have taken place in theories of literacy. In Latin America, they have affected teaching in different ways. Meanwhile other changes were occurring in literacy. From the survey of literature distributed in Latin America, in this article are studied three theories on the acquisition of written language with important implications for the field of literacy: the Whole Language, the phonological awareness and the psychogenetic theory. These theories are those that have been more reported in the region. The relationship oral-written language, the concept of error and linguistic diversity and variation are the axes that pass through the major points of agreement and disagreement between theories.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaCastedo, MirtaTorres, Mirta2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/4010.18676/cadernoscenpec.v1i1.40Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2011): Número 1Cadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2011): Número 12237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v1i1reponame:Cadernos Cenpec (Online)instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/43https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/44info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-29T16:48:45Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/40Revistahttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/PUBhttps://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oaiceliaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br2237-99832237-9983opendoar:2016-06-29T16:48:45Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) An overview of literacy theories in the Spanish America over the past decades (1980-2010) |
title |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) |
spellingShingle |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) Castedo, Mirta Educação; Ciências Sociais; Cultura Teorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. Construtivismo Theories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism. |
title_short |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) |
title_full |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) |
title_fullStr |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) |
title_full_unstemmed |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) |
title_sort |
Panorama das teorias de alfabetização na América Latina nas últimas décadas (1980-2010) |
author |
Castedo, Mirta |
author_facet |
Castedo, Mirta Torres, Mirta |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Mirta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castedo, Mirta Torres, Mirta |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Sociais; Cultura Teorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. Construtivismo Theories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism. |
topic |
Educação; Ciências Sociais; Cultura Teorias da alfabetização. Linguagem integral. Consciência fonológica. Psicogênese da escrita. Construtivismo Theories of literacy. Whole language. Phonological awareness. Psychogenesis of writing. Constructivism. |
description |
Ao longo dos últimos 30 anos, mudanças fundamentais nas teorias da alfabetização têm afetado de diferentes maneiras as práticas de ensino na América Latina, ao mesmo tempo em que outras transformações também foram ocorrendo na cultura escrita. Neste artigo, com base em um levantamento bibliográfico em língua espanhola, será possível observar três teorias sobre a apropriação da língua escrita com repercussões importantes no campo da alfabetização: Whole Language, consciência fonológica e pesquisa psicogenética, amplamente difundidas no âmbito da pesquisa psicolinguística e em propostas de ensino a elas associadas. A relação língua orallíngua escrita, a concepção de erro e diversidade e a variação linguística são eixos que atravessam os pontos centrais e discrepantes entre teorias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40 10.18676/cadernoscenpec.v1i1.40 |
url |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v1i1.40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/43 https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/40/44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 1, n. 1 (2011): Número 1 Cadernos Cenpec; v. 1, n. 1 (2011): Número 1 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v1i1 reponame:Cadernos Cenpec (Online) instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec (Online) |
collection |
Cadernos Cenpec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec (Online) - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
celiaparra@cenpec.org.br||celiaparra@cenpec.org.br |
_version_ |
1808042073292537856 |