Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: dos Passos, Alvaro Mariano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37
Resumo: A Educação não pode, e não deve, ficar alheia às rápidas e profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo, e que transformam as formas de produção, trabalho e emprego. São fatos que se revelam como desafios à sociedade em geral, e particularmente, aos docentes e gestores da educação profissional. Atenta à mudança do foco da educação profissional, com ênfase na “trabalhabilidade”, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado, em consonância com o governo federal. Este artigo destaca a importância da Educação Profissional como fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial e, apresenta uma experiência desenvolvida em unidade da rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, na Baixada Fluminense/RJ. Considerando os indicadores sociais do município de Belford Roxo, a equipe gestora do CETEP-Belford Roxo pode constatar que os cursos de formação inicial e continuada, presenciais e semipresenciais, vêm ao encontro dos anseios profissionais da comunidade, pois, atendem as exigências do mundo do trabalho e promovem a empregabilidade.
id CESGRAN-1_02cd3f71b7c2bab1822eb212eff3830c
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/37
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJProfessional Education in the Era of Globalization: experience in unit network FAETEC/ RJLa Educacion Profesional en la Era de la Globalizacion: la experiencia en la unidad de red FAETEC/RJEducação; sociedade; avaliaçãoIndicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento socialEducation; evaluation; societySocioeconomic index; Professional education; Social developmentEvaluacion; Educacion; SociedadIndicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo socialA Educação não pode, e não deve, ficar alheia às rápidas e profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo, e que transformam as formas de produção, trabalho e emprego. São fatos que se revelam como desafios à sociedade em geral, e particularmente, aos docentes e gestores da educação profissional. Atenta à mudança do foco da educação profissional, com ênfase na “trabalhabilidade”, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado, em consonância com o governo federal. Este artigo destaca a importância da Educação Profissional como fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial e, apresenta uma experiência desenvolvida em unidade da rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, na Baixada Fluminense/RJ. Considerando os indicadores sociais do município de Belford Roxo, a equipe gestora do CETEP-Belford Roxo pode constatar que os cursos de formação inicial e continuada, presenciais e semipresenciais, vêm ao encontro dos anseios profissionais da comunidade, pois, atendem as exigências do mundo do trabalho e promovem a empregabilidade.Education may not be out of the frequent and significant changes that take place all over the world. These changes create new routes for the production, the labour and the employment. So they are new challenges for the teachers and for the professional education administrators. This article stresses the importance of this teaching level as a competitive instrument for the human development in the new economical world status. A new experiment in professional teaching process is presented here: it is about FAETEC and especially in the Belford Roxo Branch, Baixada Fluminense, RJ. It has to stated that  lots of researches and questions were necessary to adjust the professional education trends to the new world. Now it may be concluded that new approaches and also new educational parameters have to be adopted in order to reach the work-market itself. A new educational approach devoted to a social education and to a social development of the country are necessary to the advances in society and also to new paradigms concerned with the work-market.La Educacion no puede, y no debe estar ajena a los rapidos y profundos cambios por los cuales se pasa el mundo, y que transforman las maneras de produccion, trabajo y empleo.  Son hechos que se revelan como desafios a la sociedad en general, y en particular, a los docentes y gestores de la educacion profesional. Este artículo destaca la importancia de esta etapa como factor estrategico de competencia y desarrollo humano en la nueva orden economica mundial y, presenta una experiencia desarrollada en unidad de red FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Tecnica, na Baixada Fluminense/RJ. A partir de muchos cuestionamientos en la  busca de la adecuacion de la Educacion Profesional a las exigencias, se concluye  que  los cambios exigen ademas de los nuevos parametros de formacion profesional frente al mercado de trabajo, la construcción  de una  propuesta educacional que se comprometa con la formacion  ciudadana y  el  desarrollo social del  pais.    Fundação CesgranrioPassos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dosdos Passos, Alvaro Mariano2009-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3710.22347/2175-2753v1i3.37Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 3 (2009): Revista Meta: Avaliacao; 335-3512175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37/33Brasil1996 - 2009Brasil1996 - 2009Brasil1996 - 2009Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-04T14:58:06Zoai:ojs.localhost:article/37Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-08-04T14:58:06Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
Professional Education in the Era of Globalization: experience in unit network FAETEC/ RJ
La Educacion Profesional en la Era de la Globalizacion: la experiencia en la unidad de red FAETEC/RJ
title Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
spellingShingle Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
Educação; sociedade; avaliação
Indicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento social
Education; evaluation; society
Socioeconomic index; Professional education; Social development
Evaluacion; Educacion; Sociedad
Indicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo social
title_short Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
title_full Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
title_fullStr Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
title_full_unstemmed Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
title_sort Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
author Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
author_facet Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
dos Passos, Alvaro Mariano
author_role author
author2 dos Passos, Alvaro Mariano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos
dos Passos, Alvaro Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; sociedade; avaliação
Indicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento social
Education; evaluation; society
Socioeconomic index; Professional education; Social development
Evaluacion; Educacion; Sociedad
Indicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo social
topic Educação; sociedade; avaliação
Indicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento social
Education; evaluation; society
Socioeconomic index; Professional education; Social development
Evaluacion; Educacion; Sociedad
Indicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo social
description A Educação não pode, e não deve, ficar alheia às rápidas e profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo, e que transformam as formas de produção, trabalho e emprego. São fatos que se revelam como desafios à sociedade em geral, e particularmente, aos docentes e gestores da educação profissional. Atenta à mudança do foco da educação profissional, com ênfase na “trabalhabilidade”, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado, em consonância com o governo federal. Este artigo destaca a importância da Educação Profissional como fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial e, apresenta uma experiência desenvolvida em unidade da rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, na Baixada Fluminense/RJ. Considerando os indicadores sociais do município de Belford Roxo, a equipe gestora do CETEP-Belford Roxo pode constatar que os cursos de formação inicial e continuada, presenciais e semipresenciais, vêm ao encontro dos anseios profissionais da comunidade, pois, atendem as exigências do mundo do trabalho e promovem a empregabilidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37
10.22347/2175-2753v1i3.37
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v1i3.37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
1996 - 2009

Brasil
1996 - 2009

Brasil
1996 - 2009

dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 3 (2009): Revista Meta: Avaliacao; 335-351
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672233762816