Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37 |
Resumo: | A Educação não pode, e não deve, ficar alheia às rápidas e profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo, e que transformam as formas de produção, trabalho e emprego. São fatos que se revelam como desafios à sociedade em geral, e particularmente, aos docentes e gestores da educação profissional. Atenta à mudança do foco da educação profissional, com ênfase na “trabalhabilidade”, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado, em consonância com o governo federal. Este artigo destaca a importância da Educação Profissional como fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial e, apresenta uma experiência desenvolvida em unidade da rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, na Baixada Fluminense/RJ. Considerando os indicadores sociais do município de Belford Roxo, a equipe gestora do CETEP-Belford Roxo pode constatar que os cursos de formação inicial e continuada, presenciais e semipresenciais, vêm ao encontro dos anseios profissionais da comunidade, pois, atendem as exigências do mundo do trabalho e promovem a empregabilidade. |
id |
CESGRAN-1_02cd3f71b7c2bab1822eb212eff3830c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/37 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJProfessional Education in the Era of Globalization: experience in unit network FAETEC/ RJLa Educacion Profesional en la Era de la Globalizacion: la experiencia en la unidad de red FAETEC/RJEducação; sociedade; avaliaçãoIndicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento socialEducation; evaluation; societySocioeconomic index; Professional education; Social developmentEvaluacion; Educacion; SociedadIndicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo socialA Educação não pode, e não deve, ficar alheia às rápidas e profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo, e que transformam as formas de produção, trabalho e emprego. São fatos que se revelam como desafios à sociedade em geral, e particularmente, aos docentes e gestores da educação profissional. Atenta à mudança do foco da educação profissional, com ênfase na “trabalhabilidade”, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado, em consonância com o governo federal. Este artigo destaca a importância da Educação Profissional como fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial e, apresenta uma experiência desenvolvida em unidade da rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, na Baixada Fluminense/RJ. Considerando os indicadores sociais do município de Belford Roxo, a equipe gestora do CETEP-Belford Roxo pode constatar que os cursos de formação inicial e continuada, presenciais e semipresenciais, vêm ao encontro dos anseios profissionais da comunidade, pois, atendem as exigências do mundo do trabalho e promovem a empregabilidade.Education may not be out of the frequent and significant changes that take place all over the world. These changes create new routes for the production, the labour and the employment. So they are new challenges for the teachers and for the professional education administrators. This article stresses the importance of this teaching level as a competitive instrument for the human development in the new economical world status. A new experiment in professional teaching process is presented here: it is about FAETEC and especially in the Belford Roxo Branch, Baixada Fluminense, RJ. It has to stated that lots of researches and questions were necessary to adjust the professional education trends to the new world. Now it may be concluded that new approaches and also new educational parameters have to be adopted in order to reach the work-market itself. A new educational approach devoted to a social education and to a social development of the country are necessary to the advances in society and also to new paradigms concerned with the work-market.La Educacion no puede, y no debe estar ajena a los rapidos y profundos cambios por los cuales se pasa el mundo, y que transforman las maneras de produccion, trabajo y empleo. Son hechos que se revelan como desafios a la sociedad en general, y en particular, a los docentes y gestores de la educacion profesional. Este artículo destaca la importancia de esta etapa como factor estrategico de competencia y desarrollo humano en la nueva orden economica mundial y, presenta una experiencia desarrollada en unidad de red FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Tecnica, na Baixada Fluminense/RJ. A partir de muchos cuestionamientos en la busca de la adecuacion de la Educacion Profesional a las exigencias, se concluye que los cambios exigen ademas de los nuevos parametros de formacion profesional frente al mercado de trabajo, la construcción de una propuesta educacional que se comprometa con la formacion ciudadana y el desarrollo social del pais. Fundação CesgranrioPassos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dosdos Passos, Alvaro Mariano2009-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3710.22347/2175-2753v1i3.37Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 3 (2009): Revista Meta: Avaliacao; 335-3512175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37/33Brasil1996 - 2009Brasil1996 - 2009Brasil1996 - 2009Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-04T14:58:06Zoai:ojs.localhost:article/37Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-08-04T14:58:06Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ Professional Education in the Era of Globalization: experience in unit network FAETEC/ RJ La Educacion Profesional en la Era de la Globalizacion: la experiencia en la unidad de red FAETEC/RJ |
title |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ |
spellingShingle |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Educação; sociedade; avaliação Indicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento social Education; evaluation; society Socioeconomic index; Professional education; Social development Evaluacion; Educacion; Sociedad Indicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo social |
title_short |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ |
title_full |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ |
title_fullStr |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ |
title_full_unstemmed |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ |
title_sort |
Cursos de Formação Inicial e Continuada como Estrategia para a Insercao de Jovens e Adultos no Mundo do Trabalho: experiencia em unidade da rede FAETEC/RJ |
author |
Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos |
author_facet |
Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos dos Passos, Alvaro Mariano |
author_role |
author |
author2 |
dos Passos, Alvaro Mariano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos dos Passos, Alvaro Mariano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; sociedade; avaliação Indicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento social Education; evaluation; society Socioeconomic index; Professional education; Social development Evaluacion; Educacion; Sociedad Indicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo social |
topic |
Educação; sociedade; avaliação Indicadores socioeconômicos; Educação Profissional; Desenvolvimento social Education; evaluation; society Socioeconomic index; Professional education; Social development Evaluacion; Educacion; Sociedad Indicadores socioeconomicos; Educacion Professional; Desarrollo social |
description |
A Educação não pode, e não deve, ficar alheia às rápidas e profundas mudanças pelas quais vem passando o mundo, e que transformam as formas de produção, trabalho e emprego. São fatos que se revelam como desafios à sociedade em geral, e particularmente, aos docentes e gestores da educação profissional. Atenta à mudança do foco da educação profissional, com ênfase na “trabalhabilidade”, a Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC/RJ), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, é responsável pela implementação da política de Educação Profissional no Estado, em consonância com o governo federal. Este artigo destaca a importância da Educação Profissional como fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial e, apresenta uma experiência desenvolvida em unidade da rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, na Baixada Fluminense/RJ. Considerando os indicadores sociais do município de Belford Roxo, a equipe gestora do CETEP-Belford Roxo pode constatar que os cursos de formação inicial e continuada, presenciais e semipresenciais, vêm ao encontro dos anseios profissionais da comunidade, pois, atendem as exigências do mundo do trabalho e promovem a empregabilidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37 10.22347/2175-2753v1i3.37 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v1i3.37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/37/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil 1996 - 2009 Brasil 1996 - 2009 Brasil 1996 - 2009 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 1, n. 3 (2009): Revista Meta: Avaliacao; 335-351 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672233762816 |