Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
DOI: | 10.22347/2175-2753v9i27.1272 |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272 |
Resumo: | A avaliação da produção academica e um topico de grande relevância, pois e um dos criterios levados em conta no desenvolvimento de politicas de fomento pelo Ministerio da Educação. Um dos indices mais populares para a quantificação da produção cientifica e o indice h, que contabiliza as citacoes recebidas pelos artigos de determinado pesquisador, e e capaz de resumir sua historia de produção cientifica em um número. Ao mesmo tempo, isso pode ser entendido como uma limitação, porque descarta muitos detalhes do registro de citação, por exemplo, o tempo de vida academica do pesquisador. Neste artigo e proposta uma nova metodologia para avaliação da produção docente atraves do calculo da eficiencia de cada pesquisador utilizando um modelo DEA, com tempo de vida academica como input e indice h como output. Constatou-se que esta metodologia e mais adequada para este tipo de avaliação, principalmente quando comparada ao indice m-quociente, uma vez que considera retornos variaveis de escala. |
id |
CESGRAN-1_11e1ff6aa97935c4c7055190f85882ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1272 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
spelling |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice hAvaliação; Educação; Analise Envoltoria de DadosA avaliação da produção academica e um topico de grande relevância, pois e um dos criterios levados em conta no desenvolvimento de politicas de fomento pelo Ministerio da Educação. Um dos indices mais populares para a quantificação da produção cientifica e o indice h, que contabiliza as citacoes recebidas pelos artigos de determinado pesquisador, e e capaz de resumir sua historia de produção cientifica em um número. Ao mesmo tempo, isso pode ser entendido como uma limitação, porque descarta muitos detalhes do registro de citação, por exemplo, o tempo de vida academica do pesquisador. Neste artigo e proposta uma nova metodologia para avaliação da produção docente atraves do calculo da eficiencia de cada pesquisador utilizando um modelo DEA, com tempo de vida academica como input e indice h como output. Constatou-se que esta metodologia e mais adequada para este tipo de avaliação, principalmente quando comparada ao indice m-quociente, uma vez que considera retornos variaveis de escala.Fundação CesgranrioReis, Juliana de CastroConstant, Renata dos SantosSoares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/127210.22347/2175-2753v9i27.1272Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 408-4322175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272/pdfAmericas; BrasilDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:00:40Zoai:ojs.localhost:article/1272Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:00:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h |
title |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h |
spellingShingle |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h Reis, Juliana de Castro Avaliação; Educação; Analise Envoltoria de Dados Reis, Juliana de Castro Avaliação; Educação; Analise Envoltoria de Dados |
title_short |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h |
title_full |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h |
title_fullStr |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h |
title_sort |
Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h |
author |
Reis, Juliana de Castro |
author_facet |
Reis, Juliana de Castro Reis, Juliana de Castro Constant, Renata dos Santos Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista Constant, Renata dos Santos Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista |
author_role |
author |
author2 |
Constant, Renata dos Santos Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Juliana de Castro Constant, Renata dos Santos Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação; Analise Envoltoria de Dados |
topic |
Avaliação; Educação; Analise Envoltoria de Dados |
description |
A avaliação da produção academica e um topico de grande relevância, pois e um dos criterios levados em conta no desenvolvimento de politicas de fomento pelo Ministerio da Educação. Um dos indices mais populares para a quantificação da produção cientifica e o indice h, que contabiliza as citacoes recebidas pelos artigos de determinado pesquisador, e e capaz de resumir sua historia de produção cientifica em um número. Ao mesmo tempo, isso pode ser entendido como uma limitação, porque descarta muitos detalhes do registro de citação, por exemplo, o tempo de vida academica do pesquisador. Neste artigo e proposta uma nova metodologia para avaliação da produção docente atraves do calculo da eficiencia de cada pesquisador utilizando um modelo DEA, com tempo de vida academica como input e indice h como output. Constatou-se que esta metodologia e mais adequada para este tipo de avaliação, principalmente quando comparada ao indice m-quociente, uma vez que considera retornos variaveis de escala. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272 10.22347/2175-2753v9i27.1272 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v9i27.1272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas; Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 408-432 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1822176276401618944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22347/2175-2753v9i27.1272 |