Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Juliana de Castro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Constant, Renata dos Santos, Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272
Resumo: A avaliação da produção academica e um topico de grande relevância, pois e um dos criterios levados em conta no desenvolvimento de politicas de fomento pelo Ministerio da Educação. Um dos indices mais populares para a quantificação da produção cientifica e o indice h, que contabiliza as citacoes recebidas pelos artigos de determinado pesquisador, e e capaz de resumir sua historia de produção cientifica em um número. Ao mesmo tempo, isso pode ser entendido como uma limitação, porque descarta muitos detalhes do registro de citação, por exemplo, o tempo de vida academica do pesquisador. Neste artigo e proposta uma nova metodologia para avaliação da produção docente atraves do calculo da eficiencia de cada pesquisador utilizando um modelo DEA, com tempo de vida academica como input e indice h como output. Constatou-se que esta metodologia e mais adequada para este tipo de avaliação, principalmente quando comparada ao indice m-quociente, uma vez que considera retornos variaveis de escala.
id CESGRAN-1_11e1ff6aa97935c4c7055190f85882ef
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1272
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice hAvaliação; Educação; Analise Envoltoria de DadosA avaliação da produção academica e um topico de grande relevância, pois e um dos criterios levados em conta no desenvolvimento de politicas de fomento pelo Ministerio da Educação. Um dos indices mais populares para a quantificação da produção cientifica e o indice h, que contabiliza as citacoes recebidas pelos artigos de determinado pesquisador, e e capaz de resumir sua historia de produção cientifica em um número. Ao mesmo tempo, isso pode ser entendido como uma limitação, porque descarta muitos detalhes do registro de citação, por exemplo, o tempo de vida academica do pesquisador. Neste artigo e proposta uma nova metodologia para avaliação da produção docente atraves do calculo da eficiencia de cada pesquisador utilizando um modelo DEA, com tempo de vida academica como input e indice h como output. Constatou-se que esta metodologia e mais adequada para este tipo de avaliação, principalmente quando comparada ao indice m-quociente, uma vez que considera retornos variaveis de escala.Fundação CesgranrioReis, Juliana de CastroConstant, Renata dos SantosSoares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/127210.22347/2175-2753v9i27.1272Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 408-4322175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272/pdfAmericas; BrasilDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:00:40Zoai:ojs.localhost:article/1272Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:00:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
title Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
spellingShingle Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
Reis, Juliana de Castro
Avaliação; Educação; Analise Envoltoria de Dados
title_short Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
title_full Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
title_fullStr Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
title_full_unstemmed Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
title_sort Avaliação da Produção Academica de Docentes dos Cursos de Pos-graduação de Engenharia da Universidade Federal Fluminense utilizando o modelo DEA e indice h
author Reis, Juliana de Castro
author_facet Reis, Juliana de Castro
Constant, Renata dos Santos
Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista
author_role author
author2 Constant, Renata dos Santos
Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Juliana de Castro
Constant, Renata dos Santos
Soares de Mello, Joao Carlos Correia Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; Analise Envoltoria de Dados
topic Avaliação; Educação; Analise Envoltoria de Dados
description A avaliação da produção academica e um topico de grande relevância, pois e um dos criterios levados em conta no desenvolvimento de politicas de fomento pelo Ministerio da Educação. Um dos indices mais populares para a quantificação da produção cientifica e o indice h, que contabiliza as citacoes recebidas pelos artigos de determinado pesquisador, e e capaz de resumir sua historia de produção cientifica em um número. Ao mesmo tempo, isso pode ser entendido como uma limitação, porque descarta muitos detalhes do registro de citação, por exemplo, o tempo de vida academica do pesquisador. Neste artigo e proposta uma nova metodologia para avaliação da produção docente atraves do calculo da eficiencia de cada pesquisador utilizando um modelo DEA, com tempo de vida academica como input e indice h como output. Constatou-se que esta metodologia e mais adequada para este tipo de avaliação, principalmente quando comparada ao indice m-quociente, uma vez que considera retornos variaveis de escala.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272
10.22347/2175-2753v9i27.1272
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v9i27.1272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1272/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas; Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 408-432
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673084157952