Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691 |
Resumo: | Desenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente. |
id |
CESGRAN-1_2517b7b219b89f6ed07ead01b891f1ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3691 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de MoçambiqueAvaliação;Desenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente.Fundação CesgranrioChicote, Rosalino SubtilDeixa, Geraldo Vernijo2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/369110.22347/2175-2753v14i43.3691Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 394-4152175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T20:49:50Zoai:ojs.localhost:article/3691Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-18T20:49:50Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique |
title |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique |
spellingShingle |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique Chicote, Rosalino Subtil Avaliação; |
title_short |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique |
title_full |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique |
title_fullStr |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique |
title_full_unstemmed |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique |
title_sort |
Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique |
author |
Chicote, Rosalino Subtil |
author_facet |
Chicote, Rosalino Subtil Deixa, Geraldo Vernijo |
author_role |
author |
author2 |
Deixa, Geraldo Vernijo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chicote, Rosalino Subtil Deixa, Geraldo Vernijo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; |
topic |
Avaliação; |
description |
Desenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691 10.22347/2175-2753v14i43.3691 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v14i43.3691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 394-415 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672221179904 |