Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chicote, Rosalino Subtil
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Deixa, Geraldo Vernijo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691
Resumo: Desenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente.
id CESGRAN-1_2517b7b219b89f6ed07ead01b891f1ff
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3691
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de MoçambiqueAvaliação;Desenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente.Fundação CesgranrioChicote, Rosalino SubtilDeixa, Geraldo Vernijo2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/369110.22347/2175-2753v14i43.3691Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 394-4152175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691/pdfDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T20:49:50Zoai:ojs.localhost:article/3691Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-10-18T20:49:50Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
title Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
spellingShingle Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
Chicote, Rosalino Subtil
Avaliação;
title_short Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
title_full Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
title_fullStr Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
title_full_unstemmed Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
title_sort Atributos do discurso de avaliação subjacente ao regulamento geral de avaliação da aprendizagem de Moçambique
author Chicote, Rosalino Subtil
author_facet Chicote, Rosalino Subtil
Deixa, Geraldo Vernijo
author_role author
author2 Deixa, Geraldo Vernijo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chicote, Rosalino Subtil
Deixa, Geraldo Vernijo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação;
topic Avaliação;
description Desenvolveu-se uma pesquisa com objectivo de caracterizar o discurso de avaliação subjacente ao Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e Ensino Secundário Geral de Moçambique. Tratou-se de uma pesquisa documental. Construiu-se e aplicou-se um guião de observação sistemática sobre três Artigos do documento acima mencionado. A partir da Análise de Conteúdo, resultados da pesquisa indicam concentração de indicadores nas concepções de avaliação como distância e como juízo de valor. Portanto, o discurso de avaliação subjacente ao documento é transversal e incompleto. O discurso em si, não desconstrói os ritos das práticas de avaliação escolar. Cabe empreender acções de fiscalização permanente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691
10.22347/2175-2753v14i43.3691
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i43.3691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3691/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 394-415
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672221179904