Mapas Conceituais na Avaliação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruchelski, Silvano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moraes, Anibal de, Lang, Claudete Reisdorfer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593
Resumo: Mapas conceituais sao ferramentas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e servem para testar e dar suporte à teoria da aprendizagem significativa. O presente estudo e uma revisao de literatura integrativa, que buscou alcancar uma melhor compreensao sobre como os mapas conceituais sao usados na avaliação de professores, e sua contribuicao na aprendizagem significativa. Os estudos expressaram que os mapas conceituais sao eficiente ferramenta de aprendizagem e de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, melhorando aspectos cognitivos, como: ampliação e hierarquização do repertorio conceitual, eficácia na ação de problematizar, raciocinio dedutivo, evolução na estrutura cognitiva, gestao de classe, orientação teorica para o ensino e vocabulario tecnico mais compartilhavel. Dificuldades, como falta de metodologia padrao de classificação dos mapas conceituais e baixo número de publicacoes com avaliação de professores em atuação profissional tambem foram discutidas.
id CESGRAN-1_3cbff5c8cdb5f9a36078408dfc903194
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1593
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Mapas Conceituais na Avaliação de ProfessoresAvaliação; Educação; Avaliação de professoresMapas conceituais sao ferramentas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e servem para testar e dar suporte à teoria da aprendizagem significativa. O presente estudo e uma revisao de literatura integrativa, que buscou alcancar uma melhor compreensao sobre como os mapas conceituais sao usados na avaliação de professores, e sua contribuicao na aprendizagem significativa. Os estudos expressaram que os mapas conceituais sao eficiente ferramenta de aprendizagem e de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, melhorando aspectos cognitivos, como: ampliação e hierarquização do repertorio conceitual, eficácia na ação de problematizar, raciocinio dedutivo, evolução na estrutura cognitiva, gestao de classe, orientação teorica para o ensino e vocabulario tecnico mais compartilhavel. Dificuldades, como falta de metodologia padrao de classificação dos mapas conceituais e baixo número de publicacoes com avaliação de professores em atuação profissional tambem foram discutidas.Fundação CesgranrioKruchelski, SilvanoMoraes, Anibal deLang, Claudete Reisdorfer2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/159310.22347/2175-2753v10i30.1593Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 579-5992175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593/pdfMundialrevisao de literatura integrativaDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-13T12:07:24Zoai:ojs.localhost:article/1593Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-13T12:07:24Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
title Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
spellingShingle Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
Kruchelski, Silvano
Avaliação; Educação; Avaliação de professores
title_short Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
title_full Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
title_fullStr Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
title_full_unstemmed Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
title_sort Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
author Kruchelski, Silvano
author_facet Kruchelski, Silvano
Moraes, Anibal de
Lang, Claudete Reisdorfer
author_role author
author2 Moraes, Anibal de
Lang, Claudete Reisdorfer
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kruchelski, Silvano
Moraes, Anibal de
Lang, Claudete Reisdorfer
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação; Avaliação de professores
topic Avaliação; Educação; Avaliação de professores
description Mapas conceituais sao ferramentas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e servem para testar e dar suporte à teoria da aprendizagem significativa. O presente estudo e uma revisao de literatura integrativa, que buscou alcancar uma melhor compreensao sobre como os mapas conceituais sao usados na avaliação de professores, e sua contribuicao na aprendizagem significativa. Os estudos expressaram que os mapas conceituais sao eficiente ferramenta de aprendizagem e de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, melhorando aspectos cognitivos, como: ampliação e hierarquização do repertorio conceitual, eficácia na ação de problematizar, raciocinio dedutivo, evolução na estrutura cognitiva, gestao de classe, orientação teorica para o ensino e vocabulario tecnico mais compartilhavel. Dificuldades, como falta de metodologia padrao de classificação dos mapas conceituais e baixo número de publicacoes com avaliação de professores em atuação profissional tambem foram discutidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593
10.22347/2175-2753v10i30.1593
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v10i30.1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mundial

revisao de literatura integrativa
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 579-599
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672237957120