Mapas Conceituais na Avaliação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593 |
Resumo: | Mapas conceituais sao ferramentas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e servem para testar e dar suporte à teoria da aprendizagem significativa. O presente estudo e uma revisao de literatura integrativa, que buscou alcancar uma melhor compreensao sobre como os mapas conceituais sao usados na avaliação de professores, e sua contribuicao na aprendizagem significativa. Os estudos expressaram que os mapas conceituais sao eficiente ferramenta de aprendizagem e de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, melhorando aspectos cognitivos, como: ampliação e hierarquização do repertorio conceitual, eficácia na ação de problematizar, raciocinio dedutivo, evolução na estrutura cognitiva, gestao de classe, orientação teorica para o ensino e vocabulario tecnico mais compartilhavel. Dificuldades, como falta de metodologia padrao de classificação dos mapas conceituais e baixo número de publicacoes com avaliação de professores em atuação profissional tambem foram discutidas. |
id |
CESGRAN-1_3cbff5c8cdb5f9a36078408dfc903194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1593 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapas Conceituais na Avaliação de ProfessoresAvaliação; Educação; Avaliação de professoresMapas conceituais sao ferramentas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e servem para testar e dar suporte à teoria da aprendizagem significativa. O presente estudo e uma revisao de literatura integrativa, que buscou alcancar uma melhor compreensao sobre como os mapas conceituais sao usados na avaliação de professores, e sua contribuicao na aprendizagem significativa. Os estudos expressaram que os mapas conceituais sao eficiente ferramenta de aprendizagem e de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, melhorando aspectos cognitivos, como: ampliação e hierarquização do repertorio conceitual, eficácia na ação de problematizar, raciocinio dedutivo, evolução na estrutura cognitiva, gestao de classe, orientação teorica para o ensino e vocabulario tecnico mais compartilhavel. Dificuldades, como falta de metodologia padrao de classificação dos mapas conceituais e baixo número de publicacoes com avaliação de professores em atuação profissional tambem foram discutidas.Fundação CesgranrioKruchelski, SilvanoMoraes, Anibal deLang, Claudete Reisdorfer2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/159310.22347/2175-2753v10i30.1593Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 579-5992175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593/pdfMundialrevisao de literatura integrativaDireitos autorais 2018 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-13T12:07:24Zoai:ojs.localhost:article/1593Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-13T12:07:24Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores |
title |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores |
spellingShingle |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores Kruchelski, Silvano Avaliação; Educação; Avaliação de professores |
title_short |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores |
title_full |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores |
title_fullStr |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores |
title_full_unstemmed |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores |
title_sort |
Mapas Conceituais na Avaliação de Professores |
author |
Kruchelski, Silvano |
author_facet |
Kruchelski, Silvano Moraes, Anibal de Lang, Claudete Reisdorfer |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Anibal de Lang, Claudete Reisdorfer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kruchelski, Silvano Moraes, Anibal de Lang, Claudete Reisdorfer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação; Avaliação de professores |
topic |
Avaliação; Educação; Avaliação de professores |
description |
Mapas conceituais sao ferramentas para avaliar o processo de ensino-aprendizagem e servem para testar e dar suporte à teoria da aprendizagem significativa. O presente estudo e uma revisao de literatura integrativa, que buscou alcancar uma melhor compreensao sobre como os mapas conceituais sao usados na avaliação de professores, e sua contribuicao na aprendizagem significativa. Os estudos expressaram que os mapas conceituais sao eficiente ferramenta de aprendizagem e de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, melhorando aspectos cognitivos, como: ampliação e hierarquização do repertorio conceitual, eficácia na ação de problematizar, raciocinio dedutivo, evolução na estrutura cognitiva, gestao de classe, orientação teorica para o ensino e vocabulario tecnico mais compartilhavel. Dificuldades, como falta de metodologia padrao de classificação dos mapas conceituais e baixo número de publicacoes com avaliação de professores em atuação profissional tambem foram discutidas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593 10.22347/2175-2753v10i30.1593 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v10i30.1593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1593/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mundial revisao de literatura integrativa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 10, n. 30 (2018): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 579-599 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672237957120 |