Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cleber A.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Paulo M., Reis, Manuel J.C.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219
Resumo: O objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior.
id CESGRAN-1_54a088dbe8dcd1447197d6dfd4e256c9
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2219
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonosAvaliação; Ensino Superior; EngenhariaO objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior.Fundação CesgranrioProjeto Euro-Brazilian Windows+ (EBW+), bolsa de estudos de doutoramentoEquipa de Investigação do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro.Pereira, Cleber A.Oliveira, Paulo M.Reis, Manuel J.C.S.2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/221910.22347/2175-2753v12i34.2219Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 211-2462175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/296https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/29710.22347/2175-2753v12i34.2219.s29610.22347/2175-2753v12i34.2219.s297Europa; Portugal; América do Sul; BrasilCronológicaintencional: cursos de engenharia elétrica e computadoresDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:02:38Zoai:ojs.localhost:article/2219Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-05T20:02:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
title Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
spellingShingle Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
Pereira, Cleber A.
Avaliação; Ensino Superior; Engenharia
title_short Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
title_full Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
title_fullStr Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
title_full_unstemmed Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
title_sort Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
author Pereira, Cleber A.
author_facet Pereira, Cleber A.
Oliveira, Paulo M.
Reis, Manuel J.C.S.
author_role author
author2 Oliveira, Paulo M.
Reis, Manuel J.C.S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Projeto Euro-Brazilian Windows+ (EBW+), bolsa de estudos de doutoramento
Equipa de Investigação do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cleber A.
Oliveira, Paulo M.
Reis, Manuel J.C.S.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Ensino Superior; Engenharia
topic Avaliação; Ensino Superior; Engenharia
description O objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219
10.22347/2175-2753v12i34.2219
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i34.2219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/296
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/297
10.22347/2175-2753v12i34.2219.s296
10.22347/2175-2753v12i34.2219.s297
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Europa; Portugal; América do Sul; Brasil
Cronológica
intencional: cursos de engenharia elétrica e computadores
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 211-246
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672215937024