Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219 |
Resumo: | O objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior. |
id |
CESGRAN-1_54a088dbe8dcd1447197d6dfd4e256c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2219 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonosAvaliação; Ensino Superior; EngenhariaO objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior.Fundação CesgranrioProjeto Euro-Brazilian Windows+ (EBW+), bolsa de estudos de doutoramentoEquipa de Investigação do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro.Pereira, Cleber A.Oliveira, Paulo M.Reis, Manuel J.C.S.2020-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/221910.22347/2175-2753v12i34.2219Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 211-2462175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/296https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/29710.22347/2175-2753v12i34.2219.s29610.22347/2175-2753v12i34.2219.s297Europa; Portugal; América do Sul; BrasilCronológicaintencional: cursos de engenharia elétrica e computadoresDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-05T20:02:38Zoai:ojs.localhost:article/2219Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-06-05T20:02:38Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos |
title |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos |
spellingShingle |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos Pereira, Cleber A. Avaliação; Ensino Superior; Engenharia |
title_short |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos |
title_full |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos |
title_fullStr |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos |
title_full_unstemmed |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos |
title_sort |
Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos |
author |
Pereira, Cleber A. |
author_facet |
Pereira, Cleber A. Oliveira, Paulo M. Reis, Manuel J.C.S. |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Paulo M. Reis, Manuel J.C.S. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Projeto Euro-Brazilian Windows+ (EBW+), bolsa de estudos de doutoramento Equipa de Investigação do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cleber A. Oliveira, Paulo M. Reis, Manuel J.C.S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Ensino Superior; Engenharia |
topic |
Avaliação; Ensino Superior; Engenharia |
description |
O objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219 10.22347/2175-2753v12i34.2219 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i34.2219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2219/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/296 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/2219/297 10.22347/2175-2753v12i34.2219.s296 10.22347/2175-2753v12i34.2219.s297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Europa; Portugal; América do Sul; Brasil Cronológica intencional: cursos de engenharia elétrica e computadores |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 34 (2020): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 211-246 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672215937024 |