Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisbôa, Cassia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hildenbrand, Luci­
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828
Resumo: O artigo expoe a meta-avaliação do estudo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo (2014). O estudo objetivou avaliar em que medida padroes de utilidade e adequação, estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2011) foram atendidos. A lista de verificação foi o tipo de instrumento selecionado para favorecer o registro da meta-avaliação do estudo frente aos padroes das categorias de utilidade e adequação. Depois de construido, o instrumento foi validado quanto à tecnica e conteúdo. Os padroes da primeira categoria obtiveram o maior número de atendimentos (quatro, em oito), bem como de atendimentos parciais, ja os da segunda categoria obtiveram tres atendimentos. Os resultados mostraram, sobretudo, a qualidade da avaliação em relação à categoria utilidade e a premencia de se atentar para os padroes de adequação nos proximos relatorios de avaliação relativos ao Programa. As recomendações apontaram a necessidade de se dedicar atencao aos resultados desta meta-avaliação nas ocasioes em que se fizer a replicação da metodologia do estudo avaliativo junto a novos Editais do PIBID/IFRJ ou de outras instituicoes. 
id CESGRAN-1_7165ba6492b7143062433f0681302cd3
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/828
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativoMeta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação;O artigo expoe a meta-avaliação do estudo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo (2014). O estudo objetivou avaliar em que medida padroes de utilidade e adequação, estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2011) foram atendidos. A lista de verificação foi o tipo de instrumento selecionado para favorecer o registro da meta-avaliação do estudo frente aos padroes das categorias de utilidade e adequação. Depois de construido, o instrumento foi validado quanto à tecnica e conteúdo. Os padroes da primeira categoria obtiveram o maior número de atendimentos (quatro, em oito), bem como de atendimentos parciais, ja os da segunda categoria obtiveram tres atendimentos. Os resultados mostraram, sobretudo, a qualidade da avaliação em relação à categoria utilidade e a premencia de se atentar para os padroes de adequação nos proximos relatorios de avaliação relativos ao Programa. As recomendações apontaram a necessidade de se dedicar atencao aos resultados desta meta-avaliação nas ocasioes em que se fizer a replicação da metodologia do estudo avaliativo junto a novos Editais do PIBID/IFRJ ou de outras instituicoes. Fundação CesgranrioLisbôa, CassiaHildenbrand, Luci­2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/82810.22347/2175-2753v7i20.828Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 210-2312175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdf_Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:34:35Zoai:ojs.localhost:article/828Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:34:35Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
title Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
spellingShingle Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
Lisbôa, Cassia
Meta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação;
title_short Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
title_full Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
title_fullStr Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
title_full_unstemmed Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
title_sort Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
author Lisbôa, Cassia
author_facet Lisbôa, Cassia
Hildenbrand, Luci­
author_role author
author2 Hildenbrand, Luci­
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisbôa, Cassia
Hildenbrand, Luci­
dc.subject.por.fl_str_mv Meta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação;
topic Meta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação;
description O artigo expoe a meta-avaliação do estudo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo (2014). O estudo objetivou avaliar em que medida padroes de utilidade e adequação, estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2011) foram atendidos. A lista de verificação foi o tipo de instrumento selecionado para favorecer o registro da meta-avaliação do estudo frente aos padroes das categorias de utilidade e adequação. Depois de construido, o instrumento foi validado quanto à tecnica e conteúdo. Os padroes da primeira categoria obtiveram o maior número de atendimentos (quatro, em oito), bem como de atendimentos parciais, ja os da segunda categoria obtiveram tres atendimentos. Os resultados mostraram, sobretudo, a qualidade da avaliação em relação à categoria utilidade e a premencia de se atentar para os padroes de adequação nos proximos relatorios de avaliação relativos ao Programa. As recomendações apontaram a necessidade de se dedicar atencao aos resultados desta meta-avaliação nas ocasioes em que se fizer a replicação da metodologia do estudo avaliativo junto a novos Editais do PIBID/IFRJ ou de outras instituicoes. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828
10.22347/2175-2753v7i20.828
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i20.828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdf_
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 210-231
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673214181376