Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828 |
Resumo: | O artigo expoe a meta-avaliação do estudo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo (2014). O estudo objetivou avaliar em que medida padroes de utilidade e adequação, estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2011) foram atendidos. A lista de verificação foi o tipo de instrumento selecionado para favorecer o registro da meta-avaliação do estudo frente aos padroes das categorias de utilidade e adequação. Depois de construido, o instrumento foi validado quanto à tecnica e conteúdo. Os padroes da primeira categoria obtiveram o maior número de atendimentos (quatro, em oito), bem como de atendimentos parciais, ja os da segunda categoria obtiveram tres atendimentos. Os resultados mostraram, sobretudo, a qualidade da avaliação em relação à categoria utilidade e a premencia de se atentar para os padroes de adequação nos proximos relatorios de avaliação relativos ao Programa. As recomendações apontaram a necessidade de se dedicar atencao aos resultados desta meta-avaliação nas ocasioes em que se fizer a replicação da metodologia do estudo avaliativo junto a novos Editais do PIBID/IFRJ ou de outras instituicoes. |
id |
CESGRAN-1_7165ba6492b7143062433f0681302cd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/828 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativoMeta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação;O artigo expoe a meta-avaliação do estudo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo (2014). O estudo objetivou avaliar em que medida padroes de utilidade e adequação, estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2011) foram atendidos. A lista de verificação foi o tipo de instrumento selecionado para favorecer o registro da meta-avaliação do estudo frente aos padroes das categorias de utilidade e adequação. Depois de construido, o instrumento foi validado quanto à tecnica e conteúdo. Os padroes da primeira categoria obtiveram o maior número de atendimentos (quatro, em oito), bem como de atendimentos parciais, ja os da segunda categoria obtiveram tres atendimentos. Os resultados mostraram, sobretudo, a qualidade da avaliação em relação à categoria utilidade e a premencia de se atentar para os padroes de adequação nos proximos relatorios de avaliação relativos ao Programa. As recomendações apontaram a necessidade de se dedicar atencao aos resultados desta meta-avaliação nas ocasioes em que se fizer a replicação da metodologia do estudo avaliativo junto a novos Editais do PIBID/IFRJ ou de outras instituicoes. Fundação CesgranrioLisbôa, CassiaHildenbrand, Luci2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/82810.22347/2175-2753v7i20.828Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 210-2312175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdf_Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:34:35Zoai:ojs.localhost:article/828Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:34:35Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo |
title |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo |
spellingShingle |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo Lisbôa, Cassia Meta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação; |
title_short |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo |
title_full |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo |
title_fullStr |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo |
title_full_unstemmed |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo |
title_sort |
Meta-avaliação do estudo sobre O Programa Institucional de Bolsas de Inicação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo |
author |
Lisbôa, Cassia |
author_facet |
Lisbôa, Cassia Hildenbrand, Luci |
author_role |
author |
author2 |
Hildenbrand, Luci |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisbôa, Cassia Hildenbrand, Luci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação; |
topic |
Meta-avaliação; Padroes de Avaliação; Padroes de Utilidade; Padroes de Adequação; |
description |
O artigo expoe a meta-avaliação do estudo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia, no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo (2014). O estudo objetivou avaliar em que medida padroes de utilidade e adequação, estabelecidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (2011) foram atendidos. A lista de verificação foi o tipo de instrumento selecionado para favorecer o registro da meta-avaliação do estudo frente aos padroes das categorias de utilidade e adequação. Depois de construido, o instrumento foi validado quanto à tecnica e conteúdo. Os padroes da primeira categoria obtiveram o maior número de atendimentos (quatro, em oito), bem como de atendimentos parciais, ja os da segunda categoria obtiveram tres atendimentos. Os resultados mostraram, sobretudo, a qualidade da avaliação em relação à categoria utilidade e a premencia de se atentar para os padroes de adequação nos proximos relatorios de avaliação relativos ao Programa. As recomendações apontaram a necessidade de se dedicar atencao aos resultados desta meta-avaliação nas ocasioes em que se fizer a replicação da metodologia do estudo avaliativo junto a novos Editais do PIBID/IFRJ ou de outras instituicoes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828 10.22347/2175-2753v7i20.828 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i20.828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/828/pdf_ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 20 (2015): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 210-231 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673214181376 |