A Teoria da Mudanca como Ferramenta Avaliativa do Desenho dos Programas Sociais: o caso das acoes estruturantes para comunidades Quilombolas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1214 |
Resumo: | O trabalho mostra a pertinencia da Teoria da Mudanca (TdM) no campo das avaliações do desenho e desenvolve uma aplicação concreta da ferramenta, na analise das intervencoes dirigidas às comunidades quilombolas no Brasil. Em particular, o exercicio consiste em uma meta avaliação do Programa de Acoes Estruturantes nas Comunidades Remanescentes de Quilombos, baseada nas pesquisas avaliativas do Programa realizadas em 2006 e 2008. Os resultados apontam o alto custo do Programa ter subestimado, no seu desenho, a importância de definir as responsabilidades dos atores envolvidos, assim como dimensionar as particularidades e necessidades da população alvo. Assim, o trabalho permitiu delinear de forma mais aprofundada as causas que explicam os baixos resultados atingidos pela intervencao em termos de eficácia e eficiencia, e questiona o uso das avaliações feitas para orientar oportunamente a implementação do programa |
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A Teoria da Mudanca como Ferramenta Avaliativa do Desenho dos Programas Sociais: o caso das acoes estruturantes para comunidades Quilombolasteoria da mudanca, avaliação do desenho, meta avaliação, comunidades quilombolas, grupos etnicos.O trabalho mostra a pertinencia da Teoria da Mudanca (TdM) no campo das avaliações do desenho e desenvolve uma aplicação concreta da ferramenta, na analise das intervencoes dirigidas às comunidades quilombolas no Brasil. Em particular, o exercicio consiste em uma meta avaliação do Programa de Acoes Estruturantes nas Comunidades Remanescentes de Quilombos, baseada nas pesquisas avaliativas do Programa realizadas em 2006 e 2008. Os resultados apontam o alto custo do Programa ter subestimado, no seu desenho, a importância de definir as responsabilidades dos atores envolvidos, assim como dimensionar as particularidades e necessidades da população alvo. Assim, o trabalho permitiu delinear de forma mais aprofundada as causas que explicam os baixos resultados atingidos pela intervencao em termos de eficácia e eficiencia, e questiona o uso das avaliações feitas para orientar oportunamente a implementação do programaFundação CesgranrioGaviria Dugand, AdrianaBrandao, Andre Augusto Pereira2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/121410.22347/2175-2753v9i25.1214Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 25 (2017): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 110-1402175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1214/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1214/pdf_1AmericasDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-27T18:16:00Zoai:ojs.localhost:article/1214Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-09-27T18:16Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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