Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Neto, Isolfi Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leal, Edvalda Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1229
Resumo: O objetivo deste estudo e identificar e analisar o rendimento academico dos alunos do curso de Ciencias Contabeis nas disciplinas da area de Contabilidade de Custos e Controladoria sob a luz da Teoria da Assimilação. A composicao da amostra constituiu-se de 1.772 observacoes (notas) de alunos matriculados no curso de Ciencias Contabeis em uma instituicao de ensino pública de Minas Gerais, no periodo de2011 a2015. Para a aplicação dos testes estatisticos complementares, utilizou-se a amostra de 256 alunos que apresentaram notas nas quatro disciplinas em estudo. Aplicou-se o teste Mann-Whitney o proposito e verificar se o rendimento academico apresenta diferencas significativas nas disciplinas na area de custos. Verificou-se que, somente para as disciplinas de Contabilidade de Custos I e Custos II, nao houve diferenca estatisticamente significativa no rendimento academico. Os resultados fortalecem os principios defendidos pela Teoria da Assimilação proposta por Ausubel (1968).
id CESGRAN-1_8c05e09709624915809667a2b75cbd9a
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1229
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias ContabeiseducaçãoO objetivo deste estudo e identificar e analisar o rendimento academico dos alunos do curso de Ciencias Contabeis nas disciplinas da area de Contabilidade de Custos e Controladoria sob a luz da Teoria da Assimilação. A composicao da amostra constituiu-se de 1.772 observacoes (notas) de alunos matriculados no curso de Ciencias Contabeis em uma instituicao de ensino pública de Minas Gerais, no periodo de2011 a2015. Para a aplicação dos testes estatisticos complementares, utilizou-se a amostra de 256 alunos que apresentaram notas nas quatro disciplinas em estudo. Aplicou-se o teste Mann-Whitney o proposito e verificar se o rendimento academico apresenta diferencas significativas nas disciplinas na area de custos. Verificou-se que, somente para as disciplinas de Contabilidade de Custos I e Custos II, nao houve diferenca estatisticamente significativa no rendimento academico. Os resultados fortalecem os principios defendidos pela Teoria da Assimilação proposta por Ausubel (1968).Fundação CesgranrioFAPEMIGRocha Neto, Isolfi VieiraLeal, Edvalda Araujo2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/122910.22347/2175-2753v9i26.1229Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 26 (2017): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 201-2222175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1229/pdfamerica do sulcronologicalevantamento, quantitativoDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:34:59Zoai:ojs.localhost:article/1229Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:34:59Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
title Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
spellingShingle Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
Rocha Neto, Isolfi Vieira
educação
title_short Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
title_full Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
title_fullStr Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
title_full_unstemmed Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
title_sort Analise Comparativa do Rendimento Academico dos Discentes nas Disciplinas da Area de Contabilidade de Custos e Controladoria: um estudo no Curso de Ciencias Contabeis
author Rocha Neto, Isolfi Vieira
author_facet Rocha Neto, Isolfi Vieira
Leal, Edvalda Araujo
author_role author
author2 Leal, Edvalda Araujo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Neto, Isolfi Vieira
Leal, Edvalda Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv educação
topic educação
description O objetivo deste estudo e identificar e analisar o rendimento academico dos alunos do curso de Ciencias Contabeis nas disciplinas da area de Contabilidade de Custos e Controladoria sob a luz da Teoria da Assimilação. A composicao da amostra constituiu-se de 1.772 observacoes (notas) de alunos matriculados no curso de Ciencias Contabeis em uma instituicao de ensino pública de Minas Gerais, no periodo de2011 a2015. Para a aplicação dos testes estatisticos complementares, utilizou-se a amostra de 256 alunos que apresentaram notas nas quatro disciplinas em estudo. Aplicou-se o teste Mann-Whitney o proposito e verificar se o rendimento academico apresenta diferencas significativas nas disciplinas na area de custos. Verificou-se que, somente para as disciplinas de Contabilidade de Custos I e Custos II, nao houve diferenca estatisticamente significativa no rendimento academico. Os resultados fortalecem os principios defendidos pela Teoria da Assimilação proposta por Ausubel (1968).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1229
10.22347/2175-2753v9i26.1229
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1229
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v9i26.1229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1229/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv america do sul
cronologica
levantamento, quantitativo
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 26 (2017): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 201-222
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671791263744