O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Paulo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Carlinda, Fernandes, Preciosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177
Resumo: O artigo apresenta um estudo que teve como objetivos conhecer o papel dos órgãos de gestão da escola nos modos como contemplam a avaliação para a tomada de decisões e as possibilidades que essa ação pode oferecer para melhorar as aprendizagens. Para isso, foram recolhidos dados por entrevistas semiestruturadas a professores coordenadores de departamentos curriculares, coordenadores de grupos disciplinares e coordenadores de diretores de turma, em duas escolas portuguesas da escolaridade básica que apresentam resultados opostos nos exames nacionais. A análise dos discursos dos entrevistados permitiu saber que, embora os órgãos de gestão das duas escolas tenham responsabilidades na avaliação dos alunos, nem sempre o fazem de forma a que ela apoie culturas colaborativas e a tomada de decisões geradoras de melhoria das aprendizagens. Mostrou ainda que esta situação não foi distinta em função das caraterísticas diferenciadas dos alunos que frequentam cada uma das escolas estudadas.
id CESGRAN-1_8dbbc9b3f7901cfbef0f9fb226aa09e9
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2177
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoriaAvaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica.O artigo apresenta um estudo que teve como objetivos conhecer o papel dos órgãos de gestão da escola nos modos como contemplam a avaliação para a tomada de decisões e as possibilidades que essa ação pode oferecer para melhorar as aprendizagens. Para isso, foram recolhidos dados por entrevistas semiestruturadas a professores coordenadores de departamentos curriculares, coordenadores de grupos disciplinares e coordenadores de diretores de turma, em duas escolas portuguesas da escolaridade básica que apresentam resultados opostos nos exames nacionais. A análise dos discursos dos entrevistados permitiu saber que, embora os órgãos de gestão das duas escolas tenham responsabilidades na avaliação dos alunos, nem sempre o fazem de forma a que ela apoie culturas colaborativas e a tomada de decisões geradoras de melhoria das aprendizagens. Mostrou ainda que esta situação não foi distinta em função das caraterísticas diferenciadas dos alunos que frequentam cada uma das escolas estudadas.Fundação CesgranrioMarinho, PauloLeite, CarlindaFernandes, Preciosa2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217710.22347/2175-2753v11i33.2177Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 589-6102175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177/pdfAmericas; Europa; AfricaDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/2177Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
title O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
spellingShingle O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
Marinho, Paulo
Avaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica.
title_short O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
title_full O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
title_fullStr O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
title_full_unstemmed O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
title_sort O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
author Marinho, Paulo
author_facet Marinho, Paulo
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
author_role author
author2 Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Paulo
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica.
topic Avaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica.
description O artigo apresenta um estudo que teve como objetivos conhecer o papel dos órgãos de gestão da escola nos modos como contemplam a avaliação para a tomada de decisões e as possibilidades que essa ação pode oferecer para melhorar as aprendizagens. Para isso, foram recolhidos dados por entrevistas semiestruturadas a professores coordenadores de departamentos curriculares, coordenadores de grupos disciplinares e coordenadores de diretores de turma, em duas escolas portuguesas da escolaridade básica que apresentam resultados opostos nos exames nacionais. A análise dos discursos dos entrevistados permitiu saber que, embora os órgãos de gestão das duas escolas tenham responsabilidades na avaliação dos alunos, nem sempre o fazem de forma a que ela apoie culturas colaborativas e a tomada de decisões geradoras de melhoria das aprendizagens. Mostrou ainda que esta situação não foi distinta em função das caraterísticas diferenciadas dos alunos que frequentam cada uma das escolas estudadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177
10.22347/2175-2753v11i33.2177
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i33.2177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas; Europa; Africa


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 589-610
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672663678976