O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177 |
Resumo: | O artigo apresenta um estudo que teve como objetivos conhecer o papel dos órgãos de gestão da escola nos modos como contemplam a avaliação para a tomada de decisões e as possibilidades que essa ação pode oferecer para melhorar as aprendizagens. Para isso, foram recolhidos dados por entrevistas semiestruturadas a professores coordenadores de departamentos curriculares, coordenadores de grupos disciplinares e coordenadores de diretores de turma, em duas escolas portuguesas da escolaridade básica que apresentam resultados opostos nos exames nacionais. A análise dos discursos dos entrevistados permitiu saber que, embora os órgãos de gestão das duas escolas tenham responsabilidades na avaliação dos alunos, nem sempre o fazem de forma a que ela apoie culturas colaborativas e a tomada de decisões geradoras de melhoria das aprendizagens. Mostrou ainda que esta situação não foi distinta em função das caraterísticas diferenciadas dos alunos que frequentam cada uma das escolas estudadas. |
id |
CESGRAN-1_8dbbc9b3f7901cfbef0f9fb226aa09e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2177 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoriaAvaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica.O artigo apresenta um estudo que teve como objetivos conhecer o papel dos órgãos de gestão da escola nos modos como contemplam a avaliação para a tomada de decisões e as possibilidades que essa ação pode oferecer para melhorar as aprendizagens. Para isso, foram recolhidos dados por entrevistas semiestruturadas a professores coordenadores de departamentos curriculares, coordenadores de grupos disciplinares e coordenadores de diretores de turma, em duas escolas portuguesas da escolaridade básica que apresentam resultados opostos nos exames nacionais. A análise dos discursos dos entrevistados permitiu saber que, embora os órgãos de gestão das duas escolas tenham responsabilidades na avaliação dos alunos, nem sempre o fazem de forma a que ela apoie culturas colaborativas e a tomada de decisões geradoras de melhoria das aprendizagens. Mostrou ainda que esta situação não foi distinta em função das caraterísticas diferenciadas dos alunos que frequentam cada uma das escolas estudadas.Fundação CesgranrioMarinho, PauloLeite, CarlindaFernandes, Preciosa2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/217710.22347/2175-2753v11i33.2177Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 589-6102175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177/pdfAmericas; Europa; AfricaDireitos autorais 2019 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/2177Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria |
title |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria |
spellingShingle |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria Marinho, Paulo Avaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica. |
title_short |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria |
title_full |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria |
title_fullStr |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria |
title_full_unstemmed |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria |
title_sort |
O Papel dos Órgãos de Gestão da Escola na Avaliação da Aprendizagem: entre a burocracia e a melhoria |
author |
Marinho, Paulo |
author_facet |
Marinho, Paulo Leite, Carlinda Fernandes, Preciosa |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Carlinda Fernandes, Preciosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Paulo Leite, Carlinda Fernandes, Preciosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica. |
topic |
Avaliação da aprendizagem; Órgãos de gestão escolar; Culturas Colaborativas; Educação básica. |
description |
O artigo apresenta um estudo que teve como objetivos conhecer o papel dos órgãos de gestão da escola nos modos como contemplam a avaliação para a tomada de decisões e as possibilidades que essa ação pode oferecer para melhorar as aprendizagens. Para isso, foram recolhidos dados por entrevistas semiestruturadas a professores coordenadores de departamentos curriculares, coordenadores de grupos disciplinares e coordenadores de diretores de turma, em duas escolas portuguesas da escolaridade básica que apresentam resultados opostos nos exames nacionais. A análise dos discursos dos entrevistados permitiu saber que, embora os órgãos de gestão das duas escolas tenham responsabilidades na avaliação dos alunos, nem sempre o fazem de forma a que ela apoie culturas colaborativas e a tomada de decisões geradoras de melhoria das aprendizagens. Mostrou ainda que esta situação não foi distinta em função das caraterísticas diferenciadas dos alunos que frequentam cada uma das escolas estudadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177 10.22347/2175-2753v11i33.2177 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i33.2177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2177/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas; Europa; Africa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 589-610 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672663678976 |