Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ilza Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elliot, Ligia Gomes, Fontanive, Nilma Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017
Resumo: Ao avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, o estudo, realizado em 2016 e defendido em 2017, focalizou os candidatos que optaram pela Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Foram utilizados dados estatísticos de âmbito nacional, extraídos do Questionário Socioeconômico e disponibilizados pelo INEP. Além de delinear o perfil comparativo dos candidatos, trajetórias de escolarização até o exame, dificuldades presentes e expectativas quanto ao exame, os resultados apontam um desempenho melhor dos candidatos do Ensino Regular, constataram a qualidade precária da educação oferecida para as duas modalidades de educação e a falta fundamental de políticas públicas que atendam às reais necessidades dos educandos. 
id CESGRAN-1_a84bb34d002daeebcfda7f81e837685a
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3017
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatosAvaliação; Ensino Regular; EJA; ENEMAo avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, o estudo, realizado em 2016 e defendido em 2017, focalizou os candidatos que optaram pela Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Foram utilizados dados estatísticos de âmbito nacional, extraídos do Questionário Socioeconômico e disponibilizados pelo INEP. Além de delinear o perfil comparativo dos candidatos, trajetórias de escolarização até o exame, dificuldades presentes e expectativas quanto ao exame, os resultados apontam um desempenho melhor dos candidatos do Ensino Regular, constataram a qualidade precária da educação oferecida para as duas modalidades de educação e a falta fundamental de políticas públicas que atendam às reais necessidades dos educandos. Fundação Cesgranrioda Silva, Ilza FerreiraElliot, Ligia GomesFontanive, Nilma Santos2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/301710.22347/2175-2753v12i36.3017Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 804-8252175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017/pdfDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T15:23:10Zoai:ojs.localhost:article/3017Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-10-13T15:23:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
title Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
spellingShingle Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
da Silva, Ilza Ferreira
Avaliação; Ensino Regular; EJA; ENEM
title_short Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
title_full Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
title_fullStr Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
title_full_unstemmed Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
title_sort Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
author da Silva, Ilza Ferreira
author_facet da Silva, Ilza Ferreira
Elliot, Ligia Gomes
Fontanive, Nilma Santos
author_role author
author2 Elliot, Ligia Gomes
Fontanive, Nilma Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ilza Ferreira
Elliot, Ligia Gomes
Fontanive, Nilma Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Ensino Regular; EJA; ENEM
topic Avaliação; Ensino Regular; EJA; ENEM
description Ao avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, o estudo, realizado em 2016 e defendido em 2017, focalizou os candidatos que optaram pela Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Foram utilizados dados estatísticos de âmbito nacional, extraídos do Questionário Socioeconômico e disponibilizados pelo INEP. Além de delinear o perfil comparativo dos candidatos, trajetórias de escolarização até o exame, dificuldades presentes e expectativas quanto ao exame, os resultados apontam um desempenho melhor dos candidatos do Ensino Regular, constataram a qualidade precária da educação oferecida para as duas modalidades de educação e a falta fundamental de políticas públicas que atendam às reais necessidades dos educandos. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017
10.22347/2175-2753v12i36.3017
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v12i36.3017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 804-825
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671891927040