Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017 |
Resumo: | Ao avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, o estudo, realizado em 2016 e defendido em 2017, focalizou os candidatos que optaram pela Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Foram utilizados dados estatísticos de âmbito nacional, extraídos do Questionário Socioeconômico e disponibilizados pelo INEP. Além de delinear o perfil comparativo dos candidatos, trajetórias de escolarização até o exame, dificuldades presentes e expectativas quanto ao exame, os resultados apontam um desempenho melhor dos candidatos do Ensino Regular, constataram a qualidade precária da educação oferecida para as duas modalidades de educação e a falta fundamental de políticas públicas que atendam às reais necessidades dos educandos. |
id |
CESGRAN-1_a84bb34d002daeebcfda7f81e837685a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3017 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatosAvaliação; Ensino Regular; EJA; ENEMAo avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, o estudo, realizado em 2016 e defendido em 2017, focalizou os candidatos que optaram pela Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Foram utilizados dados estatísticos de âmbito nacional, extraídos do Questionário Socioeconômico e disponibilizados pelo INEP. Além de delinear o perfil comparativo dos candidatos, trajetórias de escolarização até o exame, dificuldades presentes e expectativas quanto ao exame, os resultados apontam um desempenho melhor dos candidatos do Ensino Regular, constataram a qualidade precária da educação oferecida para as duas modalidades de educação e a falta fundamental de políticas públicas que atendam às reais necessidades dos educandos. Fundação Cesgranrioda Silva, Ilza FerreiraElliot, Ligia GomesFontanive, Nilma Santos2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/301710.22347/2175-2753v12i36.3017Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 804-8252175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017/pdfDireitos autorais 2020 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T15:23:10Zoai:ojs.localhost:article/3017Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2020-10-13T15:23:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos |
title |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos |
spellingShingle |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos da Silva, Ilza Ferreira Avaliação; Ensino Regular; EJA; ENEM |
title_short |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos |
title_full |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos |
title_fullStr |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos |
title_full_unstemmed |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos |
title_sort |
Certificação do Ensino Médio via ENEM: como foi o desempenho dos candidatos |
author |
da Silva, Ilza Ferreira |
author_facet |
da Silva, Ilza Ferreira Elliot, Ligia Gomes Fontanive, Nilma Santos |
author_role |
author |
author2 |
Elliot, Ligia Gomes Fontanive, Nilma Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Ilza Ferreira Elliot, Ligia Gomes Fontanive, Nilma Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Ensino Regular; EJA; ENEM |
topic |
Avaliação; Ensino Regular; EJA; ENEM |
description |
Ao avaliar o desempenho de estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio 2014, o estudo, realizado em 2016 e defendido em 2017, focalizou os candidatos que optaram pela Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Foram utilizados dados estatísticos de âmbito nacional, extraídos do Questionário Socioeconômico e disponibilizados pelo INEP. Além de delinear o perfil comparativo dos candidatos, trajetórias de escolarização até o exame, dificuldades presentes e expectativas quanto ao exame, os resultados apontam um desempenho melhor dos candidatos do Ensino Regular, constataram a qualidade precária da educação oferecida para as duas modalidades de educação e a falta fundamental de políticas públicas que atendam às reais necessidades dos educandos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017 10.22347/2175-2753v12i36.3017 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v12i36.3017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3017/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Fundacao Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 12, n. 36 (2020): Revista Meta: Avaliação Jul./Set.; 804-825 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671891927040 |