Avaliação externa de escolas: do discurso às práticas – uma analise focada em Portugal e em Inglaterra
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1205 |
Resumo: | A avaliação externa das escolas e cada vez mais comum nos sistemas educativos. Justificada como instrumento para a melhoria da educação e prestação de contas, varios paises implementaram politicas de avaliação externa. Este artigo tem como intencao confrontar as orientacoes presentes nos discursos orientadores dos processos de avaliação das escolas com os modos como estes sao concretizados. Dados recolhidos em Portugal e Inglaterra, atraves de analise documental e entrevistas, permitiram concluir que discursivamente, a avaliação das escolas surge como um processo claro, abrangente e formativo, mas que a sua concretização se afasta desta concepcao. Em ambos os paises, os processos denunciam uma visao redutora da educação e uma desvalorização do trabalho dos professores, ao adoptarem sobrevalorizarem os resultados academicos dos alunos. Mais ainda, os processos carecem de uma componente formativa, conceptualmente considerada essencial à promocao da melhoria educacional |
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Avaliação externa de escolas: do discurso às práticas – uma analise focada em Portugal e em InglaterraAvaliação; Avaliação das Escolas; Politicas educativasA avaliação externa das escolas e cada vez mais comum nos sistemas educativos. Justificada como instrumento para a melhoria da educação e prestação de contas, varios paises implementaram politicas de avaliação externa. Este artigo tem como intencao confrontar as orientacoes presentes nos discursos orientadores dos processos de avaliação das escolas com os modos como estes sao concretizados. Dados recolhidos em Portugal e Inglaterra, atraves de analise documental e entrevistas, permitiram concluir que discursivamente, a avaliação das escolas surge como um processo claro, abrangente e formativo, mas que a sua concretização se afasta desta concepcao. Em ambos os paises, os processos denunciam uma visao redutora da educação e uma desvalorização do trabalho dos professores, ao adoptarem sobrevalorizarem os resultados academicos dos alunos. Mais ainda, os processos carecem de uma componente formativa, conceptualmente considerada essencial à promocao da melhoria educacionalFundação CesgranrioFigueiredo, CarlaLeite, CarlindaFernandes, Preciosa2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/120510.22347/2175-2753v9i25.1205Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 25 (2017): Revista Meta: Avaliacao Jan./Abr.; 1-312175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1205/pdfDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T16:14:39Zoai:ojs.localhost:article/1205Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T16:14:39Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
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